ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Habilidades naturais e capacitação são fundamentais para o sucesso da empresa

EDUCAPOINT

EM 05/04/2022

2 MIN DE LEITURA

1
1

Habilidades naturais e capacitação são fundamentais para o sucesso da empresa

Um assunto muito discutido por gestores e líderes nos dias atuais é a diferença em soft e hard skills. Apesar de muito disseminado, poucos entendem as diferenças entre as características natas de cada indivíduo e as técnicas, que podem ser aprendidas ao longo da vida.

Soft skills são habilidades comportamentais ou atributos pessoais, relacionadas a forma que um indivíduo lida, interage e se comporta em diferentes situações e pessoas, como, por exemplo, sua reação quando um colega de trabalho discorda da sua opinião, e são fundamentais para uma pessoa ser bem-sucedida no ambiente de trabalho. Elas podem ser aprimoradas e desenvolvidas, mas como fazem parte dos “human skills”, da inteligência emocional de cada colaborador, dificilmente serão aprendidas.

Esse é um dos motivos pelos quais muitas empresas começam o processo seletivo com testes de perfil e fit cultural, apesar dessas características não serem facilmente mensuráveis em um primeiro momento.

Já as hard skills são as habilidades técnicas dos profissionais, que podem ser avaliadas desde o primeiro momento, através do currículo, formação acadêmica, treinamentos e cursos que já tenham feito. São elas que podem, e devem, ser continuamente aprendidas e aprimoradas ao longo de toda a vida.

Mas, você sabe quais são as principais soft skills? Separamos alguns exemplos que estão em alta no mercado de trabalho para te ajudar a entender um pouco mais deste conceito:

Resiliência – o erro não é proibido, na verdade os erros podem trazer muito aprendizado. Em um ambiente em constante mudança, devemos ter um foco na experiência e no aprendizado, o erro com certeza vai fazer parte do processo;

Colaboração – a colaboração e o trabalho em grupo são primordiais para o dia a dia das empresas

Flexibilidade – em um ambiente em constante mudança a flexibilidade e a capacidade de adaptação a novas situações é fundamental;

Comunicação – a capacidade de comunicação é cada vez mais importante no ambiente corporativo; e não é apenas passar o recado, a escuta atenta também é parte importante do processo; ouvir os clientes, ouvir os colegas, fazem toda a diferença no dia a dia e nos resultados

Liderança - engajar o time e colegas é uma habilidade extremamente importante; e isso não é apenas para os liderados;

Mas temos que ter sempre em mente o seguinte ponto: apesar das soft skills serem essenciais, não devemos deixar de lado a importância das hard skills. Elas devem andar de mãos dadas!

Sua equipe conseguirá se desenvolver ao máximo, tanto nas entregas quanto no crescimento profissional, quando avaliada, através das soft skills, para que cada colaborador seja colocado em posição que seja adequada às suas habilidades naturais. No entanto, precisará das hard skills, seus conhecimentos técnicos, que devem ser continuamente aprendidos, para desempenhar sua função específica,  atingir suas metas e aumentar a produtividade. Com a pessoa certa, no lugar certo, munida de ferramentas adequadas, a empresa poderá se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Hoje, a sua empresa investe na capacitação de colaboradores e parceiros, levando em consideração as áreas onde melhor se destacam?

O EducaPoint é especialista em soluções de capacitação para empresas e pode te ajudar a trilhar esse caminho.

 

Esse conteúdo foi útil? Deixe seus comentários!

Gabriela Fazio
(19) 99783-4214
gabriela@agripoint.com.br

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

OSVALDO GIL PARANHOS DA SILVA

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/08/2022

Não conhecia esses termos adotados pelas empresas atualmente, como "soft skill e hard skill", muito interessante, gostei bastante.
Artigos compactos e claros como estes são sempre bem vindos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures