ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Gordura do leite em alta: forte demanda eleva preço da gordura ao produtor

EDUCAPOINT

EM 25/04/2019

3 MIN DE LEITURA

0
0
A demanda por gordura do leite vem aumentando e isso tem levado ao aumento no valor desse sólido do leite ao produtor. 

Segundo o relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), “Outlook Agrícola 2018-2027”, a demanda dos consumidores é altamente influenciada pelos dados científicos disponíveis sobre a gordura do leite, bem como seu impacto sobre a saúde e uma dieta saudável.

A diretora-geral da International Dairy Federation (IDF), Caroline Emond, disse: “A demanda por produtos lácteos nos países desenvolvidos tem sido transferida há vários anos para a manteiga e a gordura láctea, com menor demanda por substitutos baseados em óleo vegetal. Esta tendência pode ser atribuída a uma avaliação de saúde mais positiva da gordura láctea e uma mudança no sabor.”

O relatório da OCDE-FAO reconhece que o preço da manteiga permanecerá mais alto "devido a mudanças estruturais na demanda por sólidos de gordura do leite". O relatório prevê que a demanda global por manteiga crescerá quase 2,2% ao ano.

A publicação conjunta prevê que os consumidores dos países desenvolvidos consumam 0,3 kg adicionais de manteiga em 2027, devido às preferências em favor da manteiga em detrimento de outros óleos e gorduras.

"Estudos recentes que lançaram uma luz mais positiva sobre a implicação do consumo de gordura láctea na saúde, bem como a preferência dos consumidores por sabor e menos alimentos processados, estimularam seu uso em produtos e receitas", observou o relatório.

Embora se espere que o consumo per capita de muitas commodities permaneça estável globalmente, a perspectiva da OCDE e da FAO mostra que o consumo de lácteos é uma exceção rara e deve se expandir mais rapidamente do que o crescimento populacional na próxima década.

Aumento do valor da gordura do leite

Um aumento constante no valor da gordura do leite nas últimas estações produtivas ocorreu devido à forte demanda dos consumidores por produtos lácteos, de acordo com a DairyNZ.

O aumento é visto nos valores econômicos atualizados usados para calcular o valor da criação de gado leiteiro (BW) lançado pela New Zealand Animal Evaluation Ltd. (NZAEL), uma subsidiária da DairyNZ.

Os valores econômicos (VEs) são uma estimativa do valor de uma característica para um produtor de leite da Nova Zelândia e contribuem para o BW do animal - o índice da indústria que classifica vacas e touros em sua capacidade de gerar novilhas de laticínios substitutas lucrativas e eficientes.

O líder da estratégia e investimento da DairyNZ, Bruce Thorrold, disse que a atualização reflete a maior demanda global por produtos lácteos com alto teor de gordura; o preço do leite e o valor relativo de gordura e proteína são fatores-chave no cálculo do BW do gado leiteiro.

"Esse aumento no valor da gordura do leite está agora refletido no BW, então, para o BW em 2019, a gordura e a proteína do leite têm uma ponderação quase igual", disse Thorrold.

A expectativa é que as mudanças no preço da gordura em relação à proteína do leite cause uma maior busca por aumento no teor de gordura do leite.

Aumentando a produção de gordura do leite

A composição do leite é reflexo da produção e nutrição da vaca. O aumento na produção de sólidos, gordura e proteína, é desejável para a indústria, pois favorece o processamento para produção dos derivados.

A síntese de gordura e proteína do leite dependem de diversos fatores, dentre eles a disponibilidade de nutrientes provenientes da dieta e o metabolismo do animal.


Se você quiser saber como melhorar seu manejo para aumentar o teor de sólidos do leite que produz, adquira o conteúdo completo do curso on-line Fatores nutricionais que afetam a composição de sólidos do leite, clicando aqui!

No curso, o zootecnista e consultor em produção e qualidade do leite, Cristian Martins, apresenta os principais fatores nutricionais que afetam a composição do leite.

Além disso, confira três super dicas de Cristian Martins sobre o tema no canal do EducaPoint no YouTube. Clique na imagem abaixo para ver:





Aproveite e se inscreva no canal e ative as notificações para ficar por dentro de todas as novidades postadas lá! Compartilhe esse vídeo com seus amigos também!
 

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Fontes consultadas:

Global dairy fat consumption to increase ( https://www.feedstuffs.com/markets/global-dairy-fat-consumption-increase  )

Demand lifting milk fat value ( https://www.ruralnewsgroup.co.nz/dairy-news/dairy-farm-health/demand-lifting-milk-fat-value
)




 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures