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Gestão do conhecimento: qual sua importância no mundo corporativo?

POR LUMA MARIA SOUZA MACHADO

EDUCAPOINT

EM 19/09/2022

2 MIN DE LEITURA

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Atualizado em 27/02/2024

Os profissionais envolvidos no mercado corporativo enfrentam um cenário cada vez mais desafiador e em constante mudança nos campos econômico, social e ambiental. Por isso, entender sobre o real significado de gestão e geração de conhecimento e sua importância é o ponto-chave para obter o sucesso nas organizações.

A gestão de conhecimento surgiu na década de 1990 e seus pioneiros Hubert Saint-Onge, Nonaka e Takeuchi buscavam entender o quanto o conhecimento organizacional era essencial para o êxito dos negócios. 

Nos dias atuais, podemos defini-la como sendo um processo sistemático de aplicar, criar, compartilhar e gerenciar o conhecimento de uma empresa. O conceito abrange um conjunto de metodologias e tecnologias que visam obter o conhecimento existente e que geram resultados positivos.

O conhecimento, a inovação e a criatividade atualmente, são considerados fatores competitivos que podem apoiar e fomentar o crescimento, a adaptação e a sobrevivência da instituição.

As vantagens de adotar a gestão de conhecimento são: 

  • Gerar lucratividade;

  • Fomentar produtividade;

  • Reduzir custos do empreendimento;

  • Produzir respostas às demandas do mercado. 

Além disso, promove a reformulação de informações internas fragmentadas, aciona ações corretivas em atos de falha e identifica oportunidades de mercado, resultando em uma base para a inteligência competitiva nas empresas.

Para que esses pontos sejam evidenciados, é necessário implementar estratégias de gestão do conhecimento que, em conjunto com as estratégias corporativas, auxiliam na melhoria do desempenho organizacional.

Para executar a gestão de conhecimento, de modo efetivo, é preciso focar tanto na dimensão explícita, que envolve estrutura e tecnologia, como na dimensão tácita, que compreende o comportamento. De modo geral, ela está aliada às habilidades individuais, pensamentos, competências e  inovações.

A implementação desta ferramenta nos negócios, independente do porte ou segmento, propicia o compartilhamento de todo o conhecimento interno, fazendo com que não fique restrito apenas a um setor ou profissional específico. Assim, garante a transparência e eficiência na organização.

No mesmo contexto, a geração de conhecimento é uma das etapas da gestão do conhecimento e está relacionada com as práticas formais e informais que envolvem soluções tecnológicas de produtos e serviços. Tem o objetivo central de capturar as informações por meio da identificação e assim compartilhá-las. 

Por ser considerado um processo dinâmico, ela ocorre dentro e fora das organizações, envolve diversos atores como empresas privadas, produtores e institutos de ciência e tecnologia com diferentes níveis de relacionamento.

Como obter acesso à informação na dose correta e sem desperdiçar tempo e dinheiro? Gerir o conhecimento e utilizar práticas de educação corporativa são caminhos para facilitar esta busca, favorecendo de forma conjunta os profissionais e as empresas envolvidas. 

A sinergia do processo de transformar a informação e a geração de conhecimento é bastante complexa, dada a variada quantidade de informações as quais estamos inseridos. A principal dúvida é como promover o conhecimento e deixá-lo dissipar nas relações profissionais, nos times e na sociedade. 

De acordo com Andiara Zambello, gestora de conteúdo do EducaPoint, “a gestão do conhecimento deve ser uma questão de prioridade. Nas organizações, temos o conhecimento tácito e o explícito, e eles ocorrem o tempo todo entre as pessoas. Mas de que forma eles acontecem? Uma boa gestão passa por identificar e integrar esse conhecimento envolvendo as pessoas, os processos, os meios e as práticas, assim como o registro. E é aí que falamos sobre a capacitação, quando identificamos e geramos o conhecimento que realmente importa e multiplicamos ele dentro da organização”.


 

 



 

LUMA MARIA SOUZA MACHADO

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