ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Forragem pré-secada: é viável incluí-la no planejamento forrageiro?

EDUCAPOINT

EM 19/04/2018

2 MIN DE LEITURA

0
1
É comum, em propriedades leiteiras, que os produtores comprem a forragem pré-secada ao invés de produzí-la internamente na fazenda. Mas sempre surge a dúvida: quando é viável produzir a silagem pré-secada?

Na realidade, a forragem pré-secada é mais uma ferramenta disponível para a conservação de forragem e para armazenamento de alimento dentro da propriedade. Isso é particularmente importante ao se considerar que, no Brasil, a pecuária leiteira sofre bastante com a sazonalidade da produção de alimentos. Dessa forma, guardar volumoso de qualidade dentro da propriedade deve ser uma tarefa obrigatória dentro de uma sistema de produção.

Nesse contexto, a forragem pré-secada é uma ferramenta muito importante, que permite armazenar os excedentes de produção que ocorrem em determinadas épocas do ano. No entanto, é fundamental que isso faça parte do planejamento nutricional da fazenda. Sabendo, de antemão, que em determinadas épocas do ano a produção de alimentos pode ser insuficiente para atender todo o rebanho, o uso de forragem pré-secada é uma estratégia dentro do planejamento da fazenda.


A forragem pré-secada também é uma forma de alimento que pode ser comercializada (comprada ou vendida), e que pode fazer parte do planejamento forrageiro da fazenda. Não se deve deixar a compra de volumosos exclusivamente para o momento em que falta alimento dentro da propriedade. Para saber o que compensa mais, é necessário calcular o custo de produção e o custo de aquisição desse volumoso e compará-los, fazendo a melhor escolha.

Caso seja feita a opção pela compra, pode-se adquirir a quantidade exata necessária (ou o mais próximo disso), sendo que os principais cuidados são a certificação de qualidade, que inclui fatores como teor de matéria seca, a composição bromatológica, teor de fibra, qualidade da fibra, etc. Dessa forma, deve-se avaliar o custo do quilo de nutrientes posto na propriedade quando se optar pela compra de alimentos volumosos.

Essas informações fazem parte do curso on-line Forragem pré-secada: produção, armazenamento e uso na dieta de bovinos, onde o professor Dr. João Ricardo Alves Pereira explica todo o processo de produção de forragem pré-secada, quais as espécies indicadas, equipamentos necessários e cuidados durante a compactação e armazenamento. Confira aqui o conteúdo completo.

Se você tem interesse neste tema, participe do curso assinando o EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 100 temas).

Conheça os planos aqui! Ou experimente sem compromisso realizando um breve cadastro no site: https://www.educapoint.com.br/experimente/.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures