ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fazenda Campos Bocaina: compost barn confere maior produção, conforto e sanidade

EDUCAPOINT

EM 22/03/2018

4 MIN DE LEITURA

0
1

A Fazenda Campos Bocaina, em Passos/MG, decidiu em 2014 confinar os animais em produção. Até então, todo o rebanho era mantido em sistema semi-confinado, mas com o crescimento e intensificação da produção, os problemas foram surgindo, especialmente com relação ao barro e ao estresse térmico que os animais sofriam, que por consequência levavam à baixa rentabilidade da propriedade.

A escolha pelo compost barn deu-se após várias discussões e visitas a diferentes propriedades. A razão principal foi o manejo dos dejetos, já que com 120 animais, esse processo encareceria consideravelmente um sistema free-stall. Além disso, o composto orgânico que pode ser usado nas lavouras ajudou na decisão pelo compost barn, aliado à maior simplicidade do sistema e necessidade de um investimento financeiro menor. O sistema foi inaugurado em 2015.

Manejo

Medidas do compost barn da Fazenda Campos Bocaina:

- 5 metros de pé direito;

- Área de cama de 10 m2 por vaca;

- Pista de trato com 3,5 metros de largura, permitindo boa circulação dos animais;

- Os bebedouros são colocados na pista de trato;

- Uma parede entre a área de cama e a pista de trato evita ter umidade na cama, o que prejudicaria o processo de compostagem;

- A instalação tem paredes laterais para não passar a umidade da aspersão para a cama;

- A aspersão permite um resfriamento dos animais no momento em que estão se alimentando;

- A pista de trato é concretada, e os animais permanecem nela enquanto é feito o manejo da cama, quando também recebem aspersão;

- A pista de trato tem 2% de inclinação, de forma que toda água da aspersão é coletada e armazenada em uma lagoa; a limpeza da pista é feita duas vezes ao dia, com a raspagem do piso, e os dejetos coletados são utilizados para fertirrigação da pastagem e da lavoura.

Sistema de aspersão

Manejo da cama

O manejo da cama é feito duas vezes ao dia, mas a fazenda estuda realizá-lo três vezes ao dia. Isso porque, no período da noite, não é passado o subsolador dentro do compost barn, de forma que na primeira ordenha, na madrugada, os escores do filtro de leite ficam mais sujos.

A fazenda utilizava um subsolador comum para fazer a reviragem da cama, mas quando chegava a época de umidade do verão, a cama permanecia com muitos torrões, mesmo usando a grade aradora, que por sua vez acabava tampando o vapor da cama, prejudicando sua secagem.

Foi então que adquiriram um subsolador com a rotativa, que quebra todos os torrões. Isso também ajudou a manter a temperatura ideal do composto, permitindo que os animais deitassem mais, reduzindo assim os problemas de casco.

Subsolador com a rotativa

Outro ponto importante no manejo das camas foi o reposicionamento dos ventiladores, que incialmente foram instalados como num free-stall, mas houve a necessidade de reposicioná-los de forma mais direcionada para a cama, promovendo sua maior secagem.

A profundidade da cama é de 40 cm e sua troca total é feita a cada 12 meses. No entanto, ao longo do ano, não é feita nenhuma reposição de material, devido ao bom manejo diário e secagem promovida pelos ventiladores. Com isso, a fazenda consegue reduzir os custos de manejo da cama, deixando o negócio mais viável financeiramente.

Atualmente, a cama do galpão é à base de palha de café, mas na próxima troca será utilizada a serragem. Com isso, a fazenda espera poder fazer a reposição total num intervalo de tempo maior do que 12 meses.

Vacas deitadas mostram conforto do sistema

Benefícios do compost barn:

- Conforto dos animais;

- Redução de problemas de casco;

- Maior eficiência operacional;

- Melhor observação de cio;

- Melhor acesso dos animais ao alimento;

- Estabilidade da produção e qualidade do leite.

Veja no vídeo abaixo todos os detalhes do sistema de compost barn da Fazenda Campos Bocaina, apresentados por seu proprietário e gestor, Cássio Vieira Vilela:

Quer conhecer mais detalhes sobre o manejo das vacas em lactação no compost barn, as mudanças que permitiram dar um salto nos índices reprodutivos, as melhorias na dieta do rebanho e na qualidade do leite e, principalmente, como é realizada a gestão de pessoas e processos, principais fatores de sucesso da Fazenda Campos Bocaina? Então participe do curso on-line do EducaPoint: Fazenda Campos Bocaina: sucessão e gestão transformam a realidade do negócio familiar.

Para assistir ao curso completo, basta assinar o EducaPoint! Aproveite o mês de aniversário do EducaPoint para adquirir o seu acesso! Assine agora mesmo o plano anual por apenas R$600, clicando aqui. Por esse valor, você terá acesso a TODOS os cursos disponíveis e aos novos que serão adicionados pelo período de 12 meses.

Ou experimente realizando um breve cadastro no site: https://www.educapoint.com.br/experimente/

Mais informações

contato@educapoint.com.br

Telefone: (19) 3432-2199

Whatsapp (19) 99817- 4082

Skype: atendimento@educapoint.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures