ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dois aspectos fundamentais na colheita para produção de silagem

EDUCAPOINT

EM 24/04/2019

3 MIN DE LEITURA

0
0
produção de silagem é um processo que envolve perdas, desde a colheita, fermentação, retirada do silo, até o fornecimento aos animais. Dados da literatura, apontam que as perdas em uma boa silagem variam de 5 a 10%, ao passo que silagens de má qualidade apresentam perdas de 25 a 50%. 

A etapa da colheita é um dos momentos críticos na produção de silagem e deve ser corretamente planejada com objetivo de reduzir estas perdas. 

Quando se fala de colheita de grãos para a produção de silagem, tem dois fatores que definem se essa colheita será ou não eficiente:

- Umidade da cultura;

- Tipo de colhedora.

Umidade da cultura

Quando se colhe a cultura com baixa matéria seca, ou seja, inferior a 30%, ocorrerá a proliferação de microrganismos indesejados, ou seja, a fermentação não será adequada. Além disso, ocorrerá a produção de efluente (chorume).

Por outro lado, quando se colhe a cultura com alta matéria seca, acima de 40%, a colhedora terá dificuldade para picar essa cultura, levando à dificuldade de realizar a compactação. Essa cultura será menos densa, que terá muito risco de deterioração aeróbia, principalmente em silos abertos.

Dessa forma, existe uma faixa ótima de umidade da colheita para a produção de silagem que é de 30% a 40% de matéria seca.

Colhedora

O tipo de colhedora, bem como os ajustes feitos nela, são importantes também no momento da colheita da cultura.

A colhedora tem três funções:

- Captar a forragem no campo;

- Promover a picagem;

- Lançar até a unidade transportadora.

Dessas três funções, a picagem é o aspecto mais crítico, pois é ela que define o quanto de substrato será liberado para que os microrganismos realizem a fermentação. Além disso, o tamanho da partícula define o potencial de compactação dessa massa de densidade final. Por fim, a picagem da forragem define o consumo e a digestão desse alimento.

O mercado brasileiro possui diversos tipos de colhedoras que variam de acordo com o tipo de cultura que são capazes de colher, com os modelos, se são ou não tracionadas por tratores, entre outras características técnicas. Mas independente do tipo de colhedora, o importante é picar muito bem a forragem de um modo bastante homogêneo.

No painel abaixo, observa-se partículas longas, mal picadas e desuniformes:



Já no painel abaixo, observa-se que as partículas são pequenas e uniformes, que é o que se espera que a colhedora faça:



Na foto abaixo, observa-se o correto e o incorreto:



O que leva a colhedora a ter uma picagem correta ou incorreta? Principalmente os ajustes de distância entre faca e contra-faca e afiamento das facas. Esses dois ajustes são essenciais em qualquer colhedora.

Quando se faz a colheita em culturas que têm grãos, como milho, além de ter a uniformidade e as partículas pequenas, também é necessário quebrar os grãos, para aproveitar o amido que está dentro deles.

Na foto abaixo, os grãos foram separados da porção vegetativa e o que se nota é que a forragem foi adequadamente picada em termos de uniformidade, mas tem muitos grãos que estão inteiros:



Como observar se os grãos foram adequadamente quebrados?

Para isso, deve-se recolher uma amostra do vagão forrageiro no momento da colheita e colocar essa amostra em uma bacia ou balde com água. Após o conteúdo da amostra estar umedecido, a porção vegetativa vai boiar e os grãos, que são mais pesados, vão decantar, ficando no fundo da bacia.

Após a remoção de toda a porção vegetativa, escorre-se a água e observa-se como estão os grãos. É importante destacar que o ideal é que o grão seja picado pelo menos em quatro partes para que possa ser melhor aproveitado pelo animal.





Quer saber mais sobre produção de silagem? Confira o conteúdo completo do curso online Produção e utilização de Silagem apresentado por Thiago Fernandes Bernardes (professor de conservação de forragens da Universidade Federal de Lavras), disponível no EducaPoint. Ficou interassado? Clique aqui para adquiri-lo!
 

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures