ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Realização de curadoria de conteúdo e sua importância no cenário corporativo

POR LUMA MARIA SOUZA MACHADO

EDUCAPOINT

EM 03/10/2022

2 MIN DE LEITURA

0
1

Atualizado em 04/10/2022

A inovação digital tem provocado impactos no mercado de trabalho, alterando modelos de negócios e o modo como as atividades são desenvolvidas. Mais do que entender sobre a modernização e o gap que há entre tecnologia disponível e assimilada, é preciso levar em conta os desafios dos profissionais para aprender, selecionar conteúdos  e executar suas atividades corretamente. 

As novidades no setor corporativo são constantes e as ideias de learning by doing (aprender fazendo) e de cultura digital resultaram em um cenário no qual as informações estão acessíveis, mas demandam ser compiladas e organizadas a fim de definir o que realmente importa em um dado contexto, a um determinado público.

Ressalta-se, portanto, a importância de entender o que é curadoria e quais as suas vantagens. Esse processo consiste em pesquisar e selecionar conteúdos que sejam confiáveis e interessantes ao público, incluindo diferentes formatos como texto, vídeo e áudio. Além disso, essa técnica tem sido cada vez mais usada por empresas, uma vez que a seleção de materiais quando realizada de forma apurada, resulta em complementar a produção de conteúdo assertivamente. 

A curadoria de conteúdo ganha espaço e força em uma era na qual os dados são inúmeros na internet. Segundo a pesquisa Data Never Sleeps 8.0 realizada pela Domo, os usuários fizeram upload de 500 horas de vídeo por minuto no ano de 2020 no YouTube. Isso demonstra que, após a pandemia da COVID-19, aumentou a tendência das pessoas estarem presentes no online, exigindo que as empresas também estejam conectadas para fazerem seus negócios. 

Os pontos importantes da curadoria são: 

  • Otimização do tempo dedicado ao aprendizado;

  • Desenvolvimento de materiais com melhor qualidade para oferecer aos colaboradores e parceiros;

  • Oferecimento de diferentes formatos de conteúdo para os treinamentos, o que favorece o interesse e engajamento de diferentes perfis de pessoas.

 Quais as etapas para a curadoria de conteúdo?

  • Acurácia: o conteúdo precisa estar correto e testado;

  • Credibilidade: o tema vir de uma fonte confiável e segura;

  • Compreensão: conteúdo claro, completo e didático em sua abordagem;

  • Suficiência: precisa estar na medida certa de informação;

  • Sem viés: evitar vieses de pensamento e que promova múltiplas visões;

  • Relevante: o conteúdo precisa ser priorizado; 

  • Conveniência: o tema precisa ser fácil de encontrar, de aprender e de usar;

  • Sinergia: somar com todos os conteúdos existentes e evitar conflitos; 

  • Proteção: o conteúdo precisa estar protegido, logo o ideal é zelar por sua autoria e verificar questões que envolvem sigilo e divulgações;

  • Validade: há a necessidade de um plano de expiração, afinal, até quando estará válido?!

A curadoria é parte fundamental do desenvolvimento de treinamentos de qualidade, que proporcionam uma capacitação adequada dos parceiros, beneficiando a todos da empresa. Afinal, treinamento de qualidade é essencial para alcançar os objetivos e resultados positivos para a empresa.

O EducaPoint Corporativo pode ajudar a sua empresa a desenvolver um programa de capacitação customizado para equipes e parceiros. Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho!

LUMA MARIA SOUZA MACHADO

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures