A inovação digital tem provocado impactos no mercado de trabalho, alterando modelos de negócios e o modo como as atividades são desenvolvidas. Mais do que entender sobre a modernização e o “gap” que há entre tecnologia disponível e assimilada, é preciso levar em conta os desafios dos profissionais para aprender, selecionar conteúdos e executar suas atividades corretamente.
As novidades no setor corporativo são constantes e as ideias de learning by doing (aprender fazendo) e de cultura digital resultaram em um cenário no qual as informações estão acessíveis, mas demandam ser compiladas e organizadas a fim de definir o que realmente importa em um dado contexto, a um determinado público.
Ressalta-se, portanto, a importância de entender o que é curadoria e quais as suas vantagens. Esse processo consiste em pesquisar e selecionar conteúdos que sejam confiáveis e interessantes ao público, incluindo diferentes formatos como texto, vídeo e áudio. Além disso, essa técnica tem sido cada vez mais usada por empresas, uma vez que a seleção de materiais quando realizada de forma apurada, resulta em complementar a produção de conteúdo assertivamente.
A curadoria de conteúdo ganha espaço e força em uma era na qual os dados são inúmeros na internet. Segundo a pesquisa Data Never Sleeps 8.0 realizada pela Domo, os usuários fizeram upload de 500 horas de vídeo por minuto no ano de 2020 no YouTube. Isso demonstra que, após a pandemia da COVID-19, aumentou a tendência das pessoas estarem presentes no online, exigindo que as empresas também estejam conectadas para fazerem seus negócios.
Os pontos importantes da curadoria são:
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Otimização do tempo dedicado ao aprendizado;
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Desenvolvimento de materiais com melhor qualidade para oferecer aos colaboradores e parceiros;
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Oferecimento de diferentes formatos de conteúdo para os treinamentos, o que favorece o interesse e engajamento de diferentes perfis de pessoas.
Quais as etapas para a curadoria de conteúdo?
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Acurácia: o conteúdo precisa estar correto e testado;
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Credibilidade: o tema vir de uma fonte confiável e segura;
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Compreensão: conteúdo claro, completo e didático em sua abordagem;
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Suficiência: precisa estar na medida certa de informação;
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Sem viés: evitar vieses de pensamento e que promova múltiplas visões;
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Relevante: o conteúdo precisa ser priorizado;
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Conveniência: o tema precisa ser fácil de encontrar, de aprender e de usar;
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Sinergia: somar com todos os conteúdos existentes e evitar conflitos;
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Proteção: o conteúdo precisa estar protegido, logo o ideal é zelar por sua autoria e verificar questões que envolvem sigilo e divulgações;
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Validade: há a necessidade de um plano de expiração, afinal, até quando estará válido?!
A curadoria é parte fundamental do desenvolvimento de treinamentos de qualidade, que proporcionam uma capacitação adequada dos parceiros, beneficiando a todos da empresa. Afinal, treinamento de qualidade é essencial para alcançar os objetivos e resultados positivos para a empresa.
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