ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Confira o passo a passo da montagem do material para a coleta do sêmen

EDUCAPOINT

EM 13/03/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

A coleta do sêmen para posterior avaliação no processo de seleção de touros pode ser feita de duas formas: com vagina artificial ou eletroejaculação.

Vagina artificial

Para funcionar adequadamente, a vagina artificial precisa de duas situações: temperatura e pressão.

Através da válvula que é posicionada na parte de cima da vagina artificial, é introduzida água quente (40 a 42oC) no sistema, com o auxílio de um funil ou por torneira elétrica, que ficará contida entre a parede da vagina e uma mucosa de borracha que passa no interior desse instrumento. Assim, respeita-se a primeira condição, que é a temperatura. Dentro da vagina artificial, a água deve ficar em torno de 38 a 39oC (temperatura fisiológica da vagina de uma fêmea bovina).

Para a pressão, coloca-se ar através da válvula da vagina artificial, fazendo com que o volume interno aumente um pouco. Dessa maneira, quando o touro tiver estímulo ejaculatório e colocar a glande peniana na extremidade da vagina artificial, ele reconhece a temperatura e a pressão, introduzindo o pênis no interior da vagina e ejaculando em sua parte posterior.

Coleta

Anexo à vagina artificial, é necessário encaixar um copo coletor. Uma das maneiras de se fazer isso é usando um tubo graduado acoplado a um saco plástico descartável, que será colocado na parte posterior da vagina para coletar o sêmen. Confira no vídeo abaixo como isso é feito.

Como o sêmen é uma amostra de células vivas, e essas são altamente vulneráveis ao meio-ambiente, é necessário colocar algum tipo de proteção na ponta do copo coletor, com isolamento térmico, protegendo o material de alteração de temperatura e de exposição à luz solar.

Eletroejaculação

Nesse caso, são necessárias canecas próprias para recolher o sêmen. Será necessário um operador segurando a caneca com o copo coletor embaixo do animal, enquanto os estímulos elétricos estão sendo realizados. A montagem com o copo coletor é bem semelhante à da vagina artificial.

Também é necessário aqui proteger o saco coletor contra trocas bruscas de temperatura.

Assista abaixo a aula sobre a montagem dos equipamentos necessários para a coleta de sêmen:

Essa aula faz parte do curso Avaliação andrológica e sua importância na seleção de touros, do EducaPoint, onde o médico veterinário André Crespilho, doutor em Reprodução Animal, ensina aos alunos desde a anatomia do aparelho reprodutor de bovinos, o processo de formação dos espermatozóides, até os procedimentos de coleta e manipulação do sêmen.

Assista ao curso completo e confira várias dicas práticas com demonstrações muito didáticas sobre todo o processo de coleta e avaliação de sêmen para a seleção de touros.

Para isso, basta assinar o EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 100 temas).

Conheça os planos aqui! Ou experimente realizando um breve cadastro no site: https://www.educapoint.com.br/experimente/

Mais informações

contato@educapoint.com.br

Telefone: (19) 3432-2199

Whatsapp (19) 99817- 4082

Skype: atendimento@educapoint.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures