ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como tratar a mastite quando não se conhece o agente causador?

EDUCAPOINT

EM 18/09/2018

2 MIN DE LEITURA

0
2
Não são todas as propriedades leiteiras que fazem cultura microbiológica para detectar o agente causador da mastite. Isso é particularmente válido para pequenas propriedades.

Nesse caso, a recomendação mais adequada é consultar um médico veterinário que possa acompanhar os tratamentos e avaliar os protocolos.

No entanto, algumas recomendações gerais podem ser feitas. Quando não existem resultados de cultura microbiológica, o protocolo de tratamento pode ser baseado em:

1) Gravidade do caso clínico: pode-se usar um protocolo para mastite grave e outro para mastite leve e moderada;

2) Características da vaca: vacas jovens e sem histórico de mastite têm maior chance de cura. Logo, pode-se usar um protocolo convencional (tratamento intramamário durante 4 dias de tratamento), enquanto, para vacas mais velhas, (>2-3 lactações), pode-se usar um protocolo de terapia prolongada (5-6 dias de tratamento intramamário).

3) Histórico de uso de medicamentos na fazenda: nestes casos, a recomendação geral é usar um antibiótico com amplo espectro, para tentar obter a cura do maior número de agentes causadores. Na falta de outra informação, pode-se usar o histórico de antibióticos que tenha boa resposta clínica aos tratamentos.

4) Na mastite grave (grau 3), recomenda-se a hidratação oral da vaca (20-30 litros de solução de drench), antibiótico injetável (3 dias) , anti-inflamatório não esteroidal (3 dias) e antibiótico intramamário (3-4 dias).

Em razão do grande número de agentes causadores, não é tão simples fazer recomendações de tratamento, mas as bases mais usadas são cefalosporinas, combinações (mais de um antibiótico) e ciprofloxacina.

Você também já precisou tratar casos de mastite clínica sem conhecer os agentes causadores? Gostaria de conhecer os três passos para controlar a mastite? Então, certamente gostará do curso on-line, Como controlar a mastite em três passos.

O curso é ministrado por um dos maiores especialistas no assunto, o Prof. Dr. Marcos Veiga. Confira o que é abordado nas aulas.

Lembrando que controlar a mastite é essencial para garantir não só a sanidade do rebanho, como também a eficiência do sistema produtivo!

O curso é ministrado por um dos maiores especialistas no assunto, o Prof. Dr. Marcos Veiga. Confira o que é abordado nas aulas.

Os assinantes do EducaPoint têm acesso a TODOS OS CURSOS aqui do site! Até o dia 23/09/2018 (domingo) estamos com uma promoção especial no valor da assinatura anual.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082



 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures