Como sua empresa mantém a equipe atualizada e motivada?
Manter um time atualizado e motivado nem sempre é fácil! Ainda mais se esse time estiver espalhado pelo país e com um dia a dia cheio de desafios e pouco tempo disponível.
Em um ambiente cada vez mais desafiador e competitivo, as empresas de sucesso já perceberam o valor de ter um time atualizado, alinhado com as estratégias e objetivos da empresa, e motivado.
Lifelong learning, você já ouviu falar?
A ideia do lifelong learning é que o aprendizado não tem hora para acabar. Com novas tecnologias e profundas mudanças no mercado, vamos ter que manter uma curva de aprendizado ao longo de toda vida.
Além de nos mantermos constantemente atualizados, há também uma necessidade cada vez maior de investir em desenvolvimento de novas habilidades. Empatia, liderança, relacionamento, as chamadas softs skills cada vez mais devem fazer parte do dia a dia dos profissionais.
Se já sabemos o que devemos fazer, então é fácil, certo? Nem sempre!
As empresas já sabem a importância de manter seu time preparado para os novos desafios, mas nem sempre é simples implementar um projeto contínuo de aprendizado. Orçamento limitado, dificuldades logísticas ou limitação de tempo dos envolvidos, podem ser entraves para um processo adequado de capacitação.
É neste cenário, que as novas tecnologias podem nos ajudar. As ferramentas de ensino à distância (EAD) surgem como uma opção para permitir uma capacitação contínua, eliminando grande parte das dificuldades encontradas pelas empresas. Imagina poder treinar a sua equipe, muitas vezes espalhada pelo país, sem necessidade de deslocamento e interrupção menor das atividades do dia a dia. No agronegócio e em um país do tamanho no nosso, isso pode ser um enorme diferencial.
Mas, você pode se questionar, como implementar o EAD e fazer dar certo na minha empresa? Para ajudar a responder essa questão, temos algumas dicas importantes:
1) Estabeleça objetivos: é importante pensar em temas que trarão resultados para a equipe e para a empresa
2) Conheça o seu público alvo e prepare um material adequado para ele
3) Defina um ponto focal na equipe que irá coordenar a acompanhar o projeto de capacitação
4) Invista em um formato atrativo. Abuse de materiais em vídeo, vídeos curtos – a famosa microaprendizagem-, é uma forma eficiente e até divertida, que aumenta o engajamento do time
5) Utilize uma ferramenta fácil de usar e que permita o acesso flexível. Assim cada um pode se atualizar onde e como desejar, e no seu próprio ritmo
6) Acompanhe e verifique continuamente o projeto. Se precisar, corrija a rota. O processo de aprendizado tem que ser dinâmico, interessante e trazer conhecimento e resultados!
Seja qual for a ferramenta, não esqueça, é importante manter a sua equipe atualizada e motivada, afinal, as empresas são feitas pelas pessoas!
Esse conteúdo foi útil? Deixe seus comentários!
Gabriela Fazio
(19) 99783-4214
gabriela@agripoint.com.br