ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como fazer a avaliação de bem-estar animal na fazenda?

EDUCAPOINT

EM 14/01/2019

4 MIN DE LEITURA

0
0
O bem-estar animal como ciência é tratado há várias décadas, e está muito consolidado na área de bovinocultura de corte, aves e suínos e está ganhando cada vez mais força no Brasil no setor de bovinocultura leiteira.

Historicamente, o bem-estar animal surgiu por pressão do consumidor europeu, que passou a querer saber a origem dos alimentos que consumiam, a forma de tratamento dado aos animais de produção, o que acabou culminando na ciência do bem-estar animal.

O bem-estar animal como ciência consiste no estado do animal em um determinado momento do dia. Assim, é necessário ter a sensibilidade de avaliar a vaca como um indivíduo. É importante observar que o bem-estar animal nunca é absoluto, podendo variar dependendo do dia e do horário.

Por exemplo, se for avaliado o bem-estar de um bezerro às seis horas da manhã, medindo temperatura retal e frequência cardíaca, teremos parâmetros que provavelmente serão diferentes se a mesma medição, no mesmo animal, for feita ao meio-dia. Assim, isso precisa ser levado em consideração na hora de se avaliar o bem-estar animal.

É importante considerar que os indivíduos têm suas necessidades e para que seja feita uma boa avaliação, é importante ter conhecimento da fisiologia do animal e quais são suas reais necessidades.

A vaca estressada apresenta dificuldade na produção de leite, por exemplo, enquanto um bezerro estressado apresenta queda na imunidade, aumentando suas chances de ter doenças. Dessa forma, o próprio animal fornece apontamentos que permitem a avaliação do seu bem-estar.

Como fazer a avaliação de bem-estar animal na fazenda?

Deve-se sempre ter em mente que para fazer a avaliação do bem-estar animal na fazenda deve-se utilizar sempre quatro critérios:

1) Boa saúde

Nesse caso, podem ser utilizados os seguintes indicadores: bom escore de condição corporal, presença de corrimento vulvar, ocular ou nasal, entre outros.

2) Boa alimentação

Nesse caso, deve-se fazer a leitura do cocho, garantindo que haja sempre alimentação disponível. Além disso, deve-se garantir água de boa qualidade.

3) Boa instalação

Deve-se atentar ao que pode ser melhorado no ambiente do animal, o que pode incluir disponibilidade de sombra, técnicas de resfriamento dos animais na sala de ordenha, entre outras coisas, que garantem um ambiente mais confortável à vaca.

4) Comportamento apropriado

Um indicador bastante claro do comportamento apropriado é a ruminação na sala de ordenha. Quando a maioria das vacas estão ruminando na sala de ordenha é um indicativo de que estão com bom bem-estar, pois a vaca só rumina se estiver bem nutrida, em um ambiente confortável e isenta de estresse na interação humano-animal.

Aproveitando as oportunidades

Uma boa dica quando se fala em avaliação de bem-estar animal é aproveitar as oportunidades do dia no manejo da fazenda para avaliar o os animais. Por exemplo, no caminho que as vacas fazem até a sala de ordenha, pode-se observar o escore de locomoção e a tranquilidade delas. A tranquilidade das vacas antes do momento da ordenha é um fator crucial para a boa produção de leite.

O momento do resfriamento é outro exemplo de momento do dia que pode indicar o bem-estar das vacas, já que elas não devem estar ofegantes ou demonstrando desconforto térmico. Vacas que estão aparentando conforto durante o resfriamento estão apresentando bom índice de bem-estar animal.


Figura 1: Momento de resfriamento é uma boa oportunidade para avaliar o bem-estar das vacas

Por fim, a interação humano-animal é mais um ponto crucial a ser observado. Dessa forma, no momento de colocação da teteira durante a ordenha, deve-se observar o comportamento da vaca, já que esse é um dos momentos de maior interação com os tratadores. Assim, se as vacas estiverem com as patas imobilizadas, movimentando-se pouco é sinal de que o manejo é bom e que as vacas estão acostumadas com ele.


Figura 2: Observe o comportamento da vaca no momento da colocação da teteira

Assim, vale se basear nessas dicas e aproveitar as oportunidades que surgem todos os dias na fazenda de se estar com as vacas para fazer uma boa avaliação de bem-estar.

Você também aproveita as oportunidades do dia a dia da fazenda para avaliar o bem-estar de suas vacas? Caso queira saber mais sobre esse tema, confira o conteúdo completo do curso on-line do EducaPoint, Bem-estar animal: estratégias de manejo que fazem a diferença na fazenda leiteira.

No curso, a Zootecnista e Especialista em bem-estar animal, Lívia Magalhães, apresenta conceitos de bem-estar aplicados à produção animal, e explica como traçar estratégias dentro da fazenda, com foco na melhoria da qualidade de vida das vacas leiteiras e com expressão positiva nos índices zootécnicos. Saiba como participar!

O EducaPoint possui uma grande quantidade de cursos on-line voltados para a indústria pecuária. Confira aqui as opções. Todos esses cursos (e todos os demais temas oferecidos, com mais de 130 até agora) estão incluídos em uma assinatura única. 
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br
Baixe o aplicativo para celular

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  contato@educapoint.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures