ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como escolher o programa de melhoramento genético ideal para meu rebanho?

EDUCAPOINT

EM 04/04/2019

3 MIN DE LEITURA

0
0

Quando um pecuarista decide implantar um programa de melhoramento genético no seu rebanho, ele precisa entender e conhecer a fundo vários pontos importantes para obter os melhores resultados.

Um ponto que precisa ficar claro para o pecuarista é qual programa escolher

Como existem várias opções de programas de melhoramento genético, nem sempre é fácil escolher qual utilizar. A primeira coisa a se pensar é que, uma vez que existe uma raça definida para a produção de touros na fazenda, o primeiro ponto é escolher um programa que trabalhe com a sua raça. Algumas raças têm várias opções, enquanto outras têm apenas uma. De qualquer forma, é necessário escolher um serviço que esteja alinhado com sua raça.

No caso das raças que oferecem vários programas, a atenção deve ser um pouco maior, como no caso na raça Nelore, que possui 11 programas comerciais para fazer a avaliação genética de rebanhos. Isso porque os programas foram ganhando especificidades em sistemas de produção, em características, gerando essa grande variedade de opções.

Nesse caso, escolha o programa que estiver alinhado ao seu sistema de produção, que conduza as atividades o mais parecido possível com o que você tem dentro da sua fazenda, e ao que você está buscando como objetivo para o seu rebanho.

Dentro do programa, o pecuarista terá que fazer alguns controles obrigatórios, sendo um deles a genealogia, ou seja, saber o pai e mãe de todos os bezerros, assim como data de nascimento, e também coletar determinadas características. Alguns programas coletam muitas características, enquanto outros, coletam poucas. Dessa forma, é necessário avaliar a quantidade de características coletadas em cada programa, bem como o custo da coleta dentro dos seus objetivos. Não é viável escolher um programa extremamente detalhado, se essas informações não forem utilizadas.

No caso de grandes rebanhos, recomenda-se escolher programas mais simples de serem aplicados, com menos etapas de avaliação. Além disso, o pecuarista deve avaliar se tem condições de atender os prazos de coleta de dados, envio de informações, etc., que o programa determina.

Uma medida interessante que pode ser tomada nessa fase de escolha do programa de melhoramento genético a ser utilizado é visitar outras fazendas que já utilizam o programa escolhido. Com isso, pode-se ouvir a opinião de quem já usa o programa, perguntar qual é o nível de interferência do programa no manejo da fazenda, e entender melhor como o programa funciona na prática.

Também é interessante solicitar a visita de um técnico do programa na fazenda, para que ele possa fazer um levantamento e mostrar se o pecuarista está apto para implantar o programa, ou se é necessária alguma mudança específica. É muito importante verificar o índice de seleção do programa, que é o que vai nortear toda a sua seleção, para ver se há alinhamento com os objetivos buscados.

Por fim, deve-se levar em consideração o custo, uma vez que a grande quantidade de opções permite uma maior competição em preços, o que pode beneficiar o pecuarista na hora da sua escolha.

Você já escolheu qual programa implementar em sua fazenda? Se estiver com dúvidas nesse processo, não deixe de conferir o conteúdo completo do curso on-line Como implantar e utilizar um programa de melhoramento genético, do EducaPoint. No curso, o consultor em Melhoramento Genético Bovino, Daniel Biluca aborda vários aspectos de um programa de seleção em bovinos de corte, desde o momento em que o pecuarista decide realizar o melhoramento genético dos animais, como deve se preparar para implementar o programa, como utilizá-lo, e todas as tecnologias disponíveis para o melhoramento genético do rebanho. 

Para fazer o curso, você precisa ter acesso à plataforma EducaPoint, o que é feito através de uma assinatura. A plataforma oferece mais de 140 cursos diferentes e todos estão incluídos na assinatura. Lembrando que quase toda semana são lançados novos cursos, que são automaticamente incluídos na assinatura. Saiba como assinar.


 

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures