ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como é feita a gestão da Fazenda Capetinga?

EDUCAPOINT

EM 12/07/2018

4 MIN DE LEITURA

1
1
A Fazenda Capetinga, localizada no município de São João Batista do Glória, MG, passou, ao longo de seus quase 20 anos de existência, por um processo de intensificação da produção.

Atualmente, trata-se de uma fazenda referência em Boas Práticas Agropecuárias e em qualidade do leite, em grande parte devido ao seu processo de gestão, feita por Marcelo Maldonado Cassoli, médico veterinário com vasta experiência em nutrição, manejo e gestão de rebanhos leiteiros. Como é feita a gestão da Fazenda Capetinga?

Produzir qualidade com felicidade

A Fazenda Capetinga definiu como sua missão o seguinte: “Produzir qualidade com felicidade”. A qualidade diz respeito não somente à qualidade do produto, confiabilidade do leite, sanidade e composição do leite, mas também, à qualidade dos índices zootécnicos, de produção, de produtividade, entre outros.

Já a felicidade está relacionada à qualidade de vida de todos os envolvidos, desde os animais, com um cuidado com o bem-estar dos mesmos, além do bem-estar dos colaboradores da fazenda, da família proprietária da fazenda, dos fornecedores e dos clientes.

Para isso, a fazenda adotou um modelo de gestão baseado na filosofia Lean, que é uma gestão bem mais simples de todo o processo, incluindo implantação de 5S, procedimentos operacionais, normatização da fazenda. A fazenda agora está em busca das certificação de Boas Práticas de Produção. Foram alcançados resultados muito bons com esse modelo de gestão.

Um dos fatores que levaram aos bons resultados é a equipe estar satisfeita, já que a gestão de pessoas é muito importante para que se alcance os resultados esperados

A Fazenda Capetinga obteve premiações consecutivas pela qualidade do leite. Isso mostra a importância de uma boa gestão de fazendas, que é um diferencial das fazendas eficientes.

Um dos focos da gestão da Fazenda Capetinga é a otimização dos três recursos da fazenda: homem, terra e animal. Essa otimização se deu através do cruzamento do gado, melhorando a produtividade por vaca por dia, a mudança do sistema do pastejo para confinamento e o uso de várias tecnologias em termos de produtos, como o BST, silagem de espigas. Também é feito o controle das dietas dos animais.

Hoje, o que é utilizado para produção de leite na fazenda em termos de área, porque parte da área arrendada é utilizada para a produção de grãos, alcança uma produção de 25 a 26 mil litros por hectare por ano com o sistema confinado. Quando a fazenda produzia no sistema de pastejo rotacionado, a produção era de 15 a 20 mil litros por hectare por ano.

Na parte de reprodução, na média dos últimos 12 meses alcançou-se uma taxa de prenhez de 30%. A fazenda faz o exame de toque a cada 14 dias junto com a aplicação do BST, passa ultrassom no gado na saída da ordenha e nas vacas que estão por volta de 45 a 50 dias de paridas, já entram no protocolo de IATF e são 100% inseminadas. As que dão negativo ao toque também são colocadas em IATF.

O gado da Fazenda Capetinga é bastante jovem, devido ao processo de seleção e cruzamento, bem como aos excelentes resultados reprodutivos, com uma boa reposição, gerando uma forte pressão de seleção. A média atual do rebanho é de 2,2 lactações. 

Com relação à otimização do uso da terra, a fazenda conta com assistência também na parte agrícola. A produção da fazenda é de 55 a 60 toneladas de silagem de milho por hectare. A colheita da silagem é totalmente terceirizada. Já as partes de plantio e tratos culturais são feitas na própria fazenda.

Confira no vídeo abaixo Cassoli explicando todos os detalhes desse primoroso e bem-sucedido processo de gestão da Fazenda Capetinga:
 
 
Esse vídeo é faz parte de um curso on-line sobre essa fazenda referência, chamado Fazenda Capetinga: gestão visando qualidade de vida e bem-estar dos envolvidos, do EducaPoint.

Neste curso, o gestor Marcelo Cassoli apresenta todo o processo de transição de sistema e de raças feito na fazenda, mostra como é o manejo da fazenda e, principalmente, como é feita a gestão de processos e de pessoas, o que caracteriza a fazenda como uma referência em Boas Práticas Agropecuárias, além da qualidade do leite.
 
Assista ao conteúdo completoconheça o trabalho da Fazenda Capetinga, e veja como a fazenda cumpre sua meta de “Produzir qualidade com felicidade!”. Para isso, assine o EducaPoint.
 
Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 115 temas).

 

Conheça os planos aqui! Ou experimente sem compromisso realizando um breve cadastro no site: EXPERIMENTE GRÁTIS.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SÁVIO COSTA SANTIAGO DE BARROS

LAVRAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 12/07/2018

Parabéns Marcelo;

A Capetinga é exemplo de gestão e respeito as Boas Práticas

Abraço

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures