ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pecuária de precisão: vantagens e exemplos na prática

POR LUMA MARIA SOUZA MACHADO

EDUCAPOINT

EM 30/03/2023

2 MIN DE LEITURA

0
5

A pecuária de precisão é uma abordagem que utiliza tecnologias avançadas, como sensores, sistemas de monitoramento e análise de dados para gerenciar e otimizar a produção animal. Esse avanço visa aumentar a eficiência e produtividade dos sistemas de criação animal, reduzir alguns custos e minimizar os impactos ambientais.

Através das tecnologias, é possível monitorar e controlar diversos aspectos da produção animal, tais como:

  • Nutrição; 
  • Saúde; 
  • Bem-estar;
  • Comportamento dos animais. 

Os dados coletados precisam ser analisados para identificar padrões, tendências e oportunidades de melhoria e, assim, permitir que os produtores tomem decisões mais informadas e precisas em relação à gestão dos seus rebanhos.

Vantagens da pecuária de precisão

Algumas das vantagens da pecuária de precisão incluem:

  • Aumento da produtividade: a utilização de tecnologias de ponta como sensores e softwares de análise de dados permitem que os produtores monitorem e gerenciem seus rebanhos de forma mais eficiente, reduzindo desperdícios e maximizando a produção;

  • Melhoria da saúde animal: com o monitoramento constante dos animais, é possível detectar rapidamente qualquer problema de saúde e tomar medidas preventivas para evitar doenças ou infecções, o que pode levar a uma redução nos custos veterinários e uma maior eficiência na produção;

  • Redução de custos: a pecuária de precisão permite uma gestão mais eficiente de recursos como alimentação, água e energia, reduzindo custos e maximizando a rentabilidade;

  • Melhoria na qualidade da carne e do leite: com a identificação precoce de problemas de saúde ou nutrição, é possível ajustar a alimentação e outras variáveis ??para melhorar a qualidade da carne e do leite produzidos;

  • Sustentabilidade ambiental: tem o objetivo reduzir o impacto ambiental da produção animal, por meio de um uso mais eficiente dos recursos naturais, como a água e energia, bem como a redução de emissões de gases do efeito estufa.

Pecuária de precisão, exemplos, na prática:

Monitoramento do consumo de alimentos

Sensores são instalados em cochos e bebedouros para monitorar o consumo de alimentos e água. Isso permite que os produtores ajustem a quantidade de ração e água fornecida aos animais, evitando desperdício e garantindo que todos recebam a quantidade adequada de nutrientes. Além disso, é possível quantificar a quantidade de alimento e água ingerida individualmente.

Identificação eletrônica

Dispositivos de identificação eletrônica, como microchips ou brincos, são usados para rastrear o histórico de saúde, desempenho reprodutivo e comportamento dos animais. Com isso, os produtores conseguem identificar animais com problemas de saúde, otimizar os programas de reprodução e avaliar o desempenho dos animais individualmente.

Monitoramento da saúde

Sensores de temperatura e outros dispositivos são usados para monitorar a saúde dos animais em tempo real. Assim, os produtores identificam rapidamente animais com problemas de saúde e conseguem tomar medidas para prevenir a propagação de doenças.

Sistemas de ordenha automatizados

Sistemas de ordenha automatizados usam sensores para monitorar a produção de leite e a saúde das vacas durante a ordenha. Isso permite a otimização do processo de ordenha, aumentando a produtividade e o bem-estar dos animais.

Manejo de pastagens

Sensores são usados para monitorar a qualidade e a disponibilidade de forragem em pastagens. Isso ajuda no gerenciamento, evita a superlotação de pastagens e garante que os animais recebam a quantidade adequada de alimento, além de manter a qualidade da pastagem.

Esses são apenas alguns exemplos de como a pecuária de precisão pode ser aplicada na prática. Com a crescente disponibilidade de tecnologias avançadas, é possível esperar que a pecuária de precisão continue a evoluir e se expandir nas próximas décadas. 

 

Gostaria de saber mais sobre o assunto? O EducaPoint, em parceria com a COWMED, preparou um curso 100% gratuito sobre pecuária de precisão. Não perca a oportunidade, venha conferir clicando aqui!

 

LUMA MARIA SOUZA MACHADO

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures