ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

A pesagem das bezerras informa: é preciso ajustar o manejo alimentar!

EDUCAPOINT

EM 10/04/2018

0
2
É mais do que comprovado que bezerras bem nutridas, em boas condições de saúde e bem-estar, produzem mais leite em suas lactações. Além disso, um manejo nutricional e sanitário adequado tem benefícios que se estendem durante toda a vida produtiva dos animais. Assim, torna-se essencial monitorar os resultados obtidos com esse manejo, para que se façam ajustes e correções caso necessário.

Uma das formas de monitorar os resultados obtidos com o manejo alimentar de bezerras é calcular o ganho de peso dos animais. É importante que se calcule o ganho de peso durante o período de aleitamento, mas se o manejo da fazenda possibilitar, pesagens mais frequentes vão permitir que decisões sejam tomadas de forma mais rápida, e que os problemas de manejo, alimentares ou sanitários, sejam corrigidos.

Assim, faz-se a pesagem ao nascimento e, se possível, novas pesagens semanalmente ou quinzenalmente, calculando o ganho de peso diário, para entender se a dieta líquida que está sendo administrada está sendo adequada em volume e qualidade, bem como a dieta sólida (concentrado).

Balança

A pesagem pode ser feita em balanças portáteis, que devem estar limpas antes de se colocar o animal para pesar. Ao pesar o bezerro ao nascimento, considera-se que, em um sistema de aleitamento intensivo, a expectativa é de que esse animal dobre o seu peso ao nascer até o momento do desaleitamento.

Já em um sistema convencional, que é baseado no fornecimento de, aproximadamente, quatro litros de leite ou sucedâneo por dia, a expectativa seria de 450-500 gramas de ganho de peso diário. Dessa forma, a partir do peso ao nascer, pode-se calcular o peso ao desaleitamento esperado para esse sistema.

Caso no final não se alcance o resultado esperado, em ambos os sistemas, é possível rever todo o manejo alimentar adotado no bezerreiro durante esse período.

Fita de pesagem

Tendo em vista a importância da pesagem e a falta de balança em algumas propriedades, existe uma ferramenta muito importante para o acompanhamento do crescimento dos animais que são as fitas de pesagem.

As fitas são calibradas para diferentes portes de raças. Através da forte relação entre o perímetro torácico e o peso do animal, é possível, através da medida do perímetro torácico, estimar o peso do animal.

Apesar de, em alguns casos, essa ferramenta superestimar ou subestimar o peso do animal (isso depende muito da idade e do tipo de porte do animal), o importante é que as medidas sejam sempre feitas com a mesma ferramenta.

O que importa é a diferença entre as medidas feitas com a mesma ferramenta para que se calcule o ganho de peso diário.

Confira como fazer isso na prática, na videoaula abaixo:
 


Essa é uma das medidas mais importantes durante o período de aleitamento, para entender como está o desempenho do manejo alimentar das bezerras!

Esta aula foi extraída do curso online Aspectos práticos da criação de bezerras, onde a professora Drª Carla Bittar, da ESALQ-USP, ensina os principais aspectos práticos relacionados à nutrição e manejo de bezerras leiteiras.

Este curso faz parte do Treinamento Intensivo em Criação de Bezerras, disponível aos assinantes do EducaPoint. Além de aprender aspectos essenciais sobre manejo, saúde e bem-estar de bezerras leiteiras, podendo melhorar consideravelmente os resultados nesta fase da criação, os participantes do Treinamento Intensivo recebem benefícios exclusivos, como certificado especial de participação, e a oportunidade de ter suas dúvidas respondidas pelos especialistas!

Para ter acesso a este Treinamento Intensivo, e a TODOS os cursos do portfólio (mais de 100), basta assinar a plataforma EducaPoint! Clique aqui e confira os planos.

ATENÇÃO! As inscrições para o Treinamento Intensivo em Criação de Bezerras são por tempo limitado, e encerram-se no dia 30/04/2018!

Faça agora mesmo sua assinatura do EducaPoint e garanta sua participação!
 

Mais informações:
contato@educapoint.com.br 
Telefone: (19) 3432-2199 
Whatsapp (19) 99817- 4082

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.