ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A capacitação de pessoas deve ser uma prioridade?

POR JULIANA VIEIRA PAZ

EDUCAPOINT

EM 17/07/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

Atualizado em 18/07/2022

A capacitação de pessoas por uma empresa pode envolver um conceito mais amplo, estimulando o conhecimento dentro da comunidade onde atua, envolvendo desde colaboradores e parceiros, até fornecedores e clientes. Ela pode ser o caminho para alcançar diferentes metas, como ampliar os saberes da equipe, possibilitar a implementação de novos conceitos e práticas e criar ou melhorar o relacionamento entre empresa e clientes. É hora de discutir suas vantagens para tomada de decisão: a capacitação deve ser uma prioridade dentro do planejamento da empresa?

Quando falamos em capacitação de pessoas, é mais comum imaginar o treinamento dos colaboradores, então comecemos por essa fatia da comunidade empresarial. Indo direto ao ponto, a capacitação de colaboradores melhora os resultados da empresa. Isso porque fornece aos funcionários ferramentas para melhorarem sua performance, aumentarem a produtividade, aprenderem novas formas de organização e execução de tarefas, terem maior facilidade  e confiança durante o trabalho, o que culmina no aumento da qualidade no momento da entrega e, consequentemente, melhora os resultados da empresa. 

Um outro ponto importante voltado para capacitação de colaboradores são as características buscadas no momento de contratação. Toda empresa possui cultura, valores e missão, e é muito importante que haja sinergia entre essas características da empresa e do profissional, por ter impacto direto nos resultados da corporação. Somado a isso, vivemos em um mundo onde há mudanças e atualizações contínuas das habilidades e ferramentas requeridas, portanto elas devem ser aprendidas e re-aprendidas constantemente. Por isso, é comum e perspicaz a contratação de pessoas principalmente pelo fit cultural com a empresa, garantindo posteriormente  a capacitação contínua dos profissionais.

Outra fatia da comunidade que deve ser capacitada são os fornecedores. No quesito produção agropecuária, boas práticas e melhores manejos produtivos são constantemente atualizadas, e os fornecedores da sua empresa precisam estar a par destas atualizações. Isso porque o produto que chega até a empresa influencia diretamente a qualidade e o resultado final do seu exercício. A sustentabilidade e o bem-estar animal, por exemplo, estão em alta, são assuntos relativamente recentes e cada vez mais requeridos pelos consumidores. Para que sua empresa se adeque aos padrões requeridos pela sociedade, os fornecedores precisam estar a par e serem capazes de implementar ações voltadas para estes tópicos na sua produção, adequando os produtos produzidos às exigências atuais.

Por fim, a outra fatia da comunidade da empresa que deve ser incluída na capacitação são os clientes. Atualmente o relacionamento com os consumidores é essencial para mantê-los em sua comunidade. A concorrência é cada vez maior, e a relação criada é essencial para sair na frente no mercado. A capacitação de clientes é uma forma importante de criar, manter e estreitar laços, afinal, mostrar que a empresa se preocupa em educar seus clientes, seja em relação a cadeia de produção, seja para que seu produto seja bem utilizado e gere bons frutos, mostra o cuidado e a importância dessa comunidade para a corporação. Além disso, a capacitação de clientes assegura uma melhor utilização do produto com melhores resultados, outro ponto essencial para a manutenção de clientes na carteira.

A importância do investimento em pessoas ficou clara. Mas ainda assim, deve ser uma prioridade? E se eu deixar para depois?

A ausência da capacitação de pessoas possui efeitos negativos a curto, médio e, principalmente, a longo prazo. Quando a empresa não estimula nem oferece aos colaboradores a possibilidade de capacitação, a atualização e aprendizado constante ficam comprometidos, o que aumenta a fragilidade em relação a execução de tarefas com excelência, alcance de melhores resultados pela empresa e manutenção da mesma no mercado de forma competitiva. Além disso, a capacitação é um dos fatores mais procurados por profissionais no mercado de trabalho, sendo importante para a manutenção de bons colaboradores na empresa.

Em relação à outra fatia da comunidade da empresa, a não capacitação de fornecedores traz risco à qualidade e atualidade dos produtos produzidos e oferecidos ao mercado final pelas empresas. Sem capacitação contínua há risco elevado de aquisição de produtos ultrapassados, seja em técnica, qualidade ou valor agregado, colocando sua empresa atrás da concorrência, além de possivelmente perder bons fornecedores para outras instituições que oferecem esses benefícios. Por fim, não capacitar clientes é não aproveitar a possibilidade de estreitamento de laços, além de perder a oportunidade de que seus produtos sejam utilizados da melhor forma gerando o resultado final esperado.

Empresas que se preocupam em inserir na cultura o aprendizado contínuo aumentam a qualidade do serviço prestado ou produto oferecido, aprimoram a relação com seus clientes e fornecedores, e garantem uma melhor qualidade das matérias-primas adquiridas. Investir na capacitação de pessoas é cada vez mais essencial para o sucesso de uma empresa.

E aí, a capacitação será uma prioridade para sua empresa?


O EducaPoint desenvolve soluções customizadas e completas de capacitação para seus parceiros corporativos. Conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho.

JULIANA VIEIRA PAZ

Médica Veterinária pela USP.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures