ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

9 itens essenciais para garantir a correta manutenção de máquinas agrícolas

EDUCAPOINT

EM 21/03/2019

3 MIN DE LEITURA

0
2

A manutenção de equipamentos e máquinas agrícolas é um procedimento importante para aumentar a vida útil dos mesmos. Planejar o momento certo para a manutenção pode reduzir o custo e evitar que o equipamento fique parado gerando queda no fluxo produtivo ou até mesmo pare o sistema de produção.

Quais os tipos de manutenção de máquinas que você conhece e utiliza? No geral, podemos classificar os tipos de manutenção em:

- Corretiva;
- Preventiva;
- Preditiva;
- Detectiva;
- Engenharia de manutenção.

O que é necessário para fazer a manutenção de máquinas?

1) Equipe previamente treinada


Para qualquer tipo de manutenção que precisar ser feita é necessário que haja uma organização, ou seja, é necessário ter uma equipe previamente treinada, com formação em mecânica e treinamento específico para esse tipo de serviço. Isso é particularmente importante em casos de manutenção corretiva, devido à pressão da empresa para que a situação se resolva rapidamente.

2) Aparelhos de medição e testes

Além do pessoal previamente treinado, é necessário ter aparelhos de medição e de testes para aferir voltagem, capacidade.

3) Ferramentas

Também é necessário que se tenha as ferramentas certas, adequadas àquele equipamento específico que precisa de manutenção. Lembrando que, muitas vezes, faz-se necessário lidar com dois sistemas de medida, o métrico e o de polegadas.

4) Manuais do equipamento e do circuito

Outra coisa importante para a manutenção de máquinas são os manuais detalhados do equipamento e do circuito, pois nem sempre é o mesmo técnico que fará a manutenção.

5) Almoxarifado

É muito importante ter um almoxarifado racionalmente organizado. É bastante comum, infelizmente, propriedades terem almoxarifado bagunçados e, quando se faz necessário o uso de alguma ferramenta ou equipamento específico, não é possível de ser encontrado. Nesses casos, recorre-se, muitas vezes, à compra da ferramenta que já existe na propriedade, mas que ninguém sabe onde está.

6) Contratos bem estruturados

Quando a manutenção é terceirizada a preocupação é ainda maior, sendo de extrema importância avaliar se a empresa que está prestando o serviço é idônea e se tem todos os ferramentais e equipe necessárias.

7) Reciclagem

Os chefes e técnicos e manutenção precisam ser reciclados naquele trabalho, pois sempre estão surgindo novidades e mudanças.

8) Registro de defeitos e tempo de reparo

É necessário ter um registro dos tipos de paradas que a máquina apresentou e que tipo de peças estão sendo trocadas, bem como a frequência disso, para que se avalie as possíveis causas.

9) Registro das perdas

É necessário ter o registro das perdas nas manutenções, para que as questões operacionais também sejam revistas e reavaliadas.

Mas quando devemos realizar a manutenção? Quais as formas de manter o desempenho dos equipamentos e estender sua vida útil?

Para ajudar a responder a essas perguntas, o EducaPoint acaba de lançar o novo curso-online Manutenção de máquinas agrícolas, em que o consultor agropecuário, Roberto Vergueiro, discute a importância da manutenção adequada de todos os tipos de máquinas e equipamentos para evitar prejuízos na produção.

No curso, você irá aprender a classificar os custos com a manutenção de forma a reduzir os gastos e otimizar a produção, além das principais ferramentas de planejamento disponíveis para identificar e organizar os procedimentos adequados em cada situação, permitindo a tomada de decisão antes que os equipamentos parem de funcionar.

Confira abaixo o convite feito pelo instrutor:



Venha aprender a como organizar a rotina de manutenção de máquinas e equipamentos em sua propriedade, acessando o conteúdo completo do curso. Para isso, você precisa assinar a plataforma EducaPoint.

Aproveite que a assinatura garante acesso a TODOS OS CURSOS da plataforma (e já são mais de 140 temas!), além dos novos cursos que são lançados quase toda semana. Clique aqui e saiba como assinar.



Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures