ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

6 razões para começar a adquirir cursos sobre qualidade do leite o quanto antes

EDUCAPOINT

EM 05/06/2019

6 MIN DE LEITURA

0
0
A qualidade do leite é sempre uma questão importante. É notório que a adesão a uma boa rotina de ordenha, incluindo limpeza das extremidades dos tetos, estimulação adequada, identificação imediata de mastite clínica e tratamento preciso são características de um bom programa de qualidade. Assim, pessoas com treinamento e conhecimento técnico de qualidade são peças chave em um processo de melhoria deste produto tão nobre.

Mas como podemos garantir que os ordenhadores e outros funcionários da fazenda tenham o conhecimento necessário e a motivação para continuar fazendo esta melhoria?

Treinamento da equipe

Uma das formas de garantir que a equipe da fazenda se comprometa a manter a qualidade do leite é por meio de treinamentos presenciais. No entanto, nem todos têm acesso a esse tipo de treinamento regularmente.

Então, o que pode ser feito para ajudar nesse processo, especialmente com novos funcionários que podem não ter experiência em agricultura ou não ter o conhecimento ou habilidades de ordenha quando chegam ao trabalho?

Aqui estão algumas recomendações simples para ajudar você a começar.

1. Desenvolva ou revise seu procedimento operacional padrão de ordenha pelo menos uma vez por ano

Muitas fazendas alegam que têm bem delineado um procedimento operacional padrão, mas isso não é demonstrado na realidade. Desenvolver esta série de procedimentos e métodos utilizados rotineiramente e bem registrados e documentados, ajuda os funcionários a fazerem um trabalho melhor e, em situações em que novos funcionários estão sendo treinados no trabalho, pode reduzir significativamente os erros.

Para auxiliar neste processo, o acesso a materiais educacionais e de treinamento de boa qualidade técnica pode ser um fator crucial! Apesar do foco maior ser no processo de ordenha, quando falamos em qualidade do leite, a gestão deve se estender a todos os procedimentos realizados na fazenda. Um bom exemplo de treinamento para este caso é o curso Gestão da qualidade do leite: uma questão de atitude!

Parte do poder de um procedimento operacional padrão está no processo de criá-lo. Vale a pena o trabalho duro. Deve-se envolver alguns ordenhadores ou um funcionário supervisor na criação, de forma que a oferta de informações de qualidade a todos os envolvidos é muito importante.

O compartilhamento de ideias, durante esta fase, é um importante indicador do engajamento dos funcionários! Além disso, talvez o mais importante seja a possibilidade de observar seus procedimentos operacionais padrão e estar ciente do que está acontecendo em sua fazenda, melhorando assim a eficiência do processo. O proprietário poderá reduzir um pouco sua atuação na parte operacional da fazenda e se dedicar a processos de gestão e administrativos, que são muito importantes para garantir a lucratividade da fazenda.

2. Reveja o desempenho do ordenhador de forma objetiva

Se os ordenhadores sabem o que devem fazer para manter a qualidade do leite, foram treinados para entender que resultados estão sendo medidos e como eles influenciam nesses resultados, as conversas sobre avaliação e compensação são mais fáceis.

Abaixo, dois procedimentos que podem ser feitos para ajudar nessa avaliação:

Verifique a limpeza do teto. Ao avaliar os trabalhadores, recomenda-se verificar regularmente a limpeza da extremidade do teto, um importante fator para a qualidade do leite (uma vez por semana ou por mês). A limpeza das extremidades dos tetos é um bom indicador de atenção aos detalhes quando os ordenhadores estão preparando as vacas e é algo fácil de se monitorar. Acompanhe esta métrica e use-a na avaliação do ordenhador. Esteja ciente que ele possui o conhecimento necessário para realizar essa tarefa para que as chances de sucesso aumentem.

Verifique os dados de produção de leite. A curva de produção de leite é a maneira das vacas nos dizerem como se sentem sobre como estão sendo preparadas para a ordenha. Isso também influencia na qualidade do leite produzido. Assim, quando tiver essa conversa com os funcionários, enfatize a perspectiva da vaca, que pode ajudar a contornar a conversa às vezes difícil de dizer a alguém o que fazer.

Lembre-se: as pessoas que trabalham em fazendas têm uma escolha; elas poderiam trabalhar em outras indústrias, mas optaram por trabalhar com animais. Dessa forma, é muito importante que recebam treinamento e informações sobre bem-estar animal e manejo adequado das vacas para que o processo se torne cada vez mais eficiente.

3. Forneça treinamento

O treinamento regular do pessoal da fazenda é essencial para aumentar a produtividade, melhorar a qualidade do leite e garantir que os conhecimentos e habilidades estejam atualizados. Também pode ser crítico para motivar e engajar a força de trabalho. Um estudo recente de Michigan mostrou que os empregadores subestimaram o interesse dos funcionários de fazendas leiteiras em aprender mais.

Segundo o estudo, com relação à frequência de treinamento para melhorar as habilidades, os funcionários tinham a percepção de que não haviam recebido muito treinamento. 58% dos empregados das 7 fazendas entrevistadas responderam que recebem menos que 3 treinamentos, indicando que foi oferecido treinamento menos de uma vez por ano (“somente quando comecei” ou “nunca”). De fato, 11% dos funcionários responderam que nunca receberam treinamento, e 36% disseram que foram treinados apenas quando começaram o trabalho.

Mas e se você não tiver acesso direto a alguém capaz de fazer treinamentos cara a cara em tempo hábil?

Você não precisa reinventar a roda. Converse com seu veterinário, outros produtores e representantes do setor. Todos concordamos que ter procedimentos operacionais padrão e treinamento adequado são uma parte muito importante de se fazer um bom trabalho em uma fazenda leiteira. É muito provável que esses indivíduos já tenham criado recursos para ajudar a preencher essa lacuna.

Além disso, a tecnologia está sempre nos ajudando a inovar na maneira como nos comunicamos. Procure por ferramentas de aprendizado on-line. Pesquisadores alemães descobriram que lições on-line de oito a 12 minutos ajudaram os trabalhadores a ganhar confiança e conhecimento, mesmo em tópicos com os quais se sentiam muito familiarizados.

O mais interessante é que os trabalhadores passaram mais tempo estudando os cursos do que o previsto e acessaram as lições on-line em seu tempo de lazer. Isso mostra que eles estavam interessados em seu próprio treinamento e queriam saber por que precisavam concluir uma tarefa de um modo particular.

Assim, conclui-se que o treinamento on-line deve ser realizado por todos os envolvidos na produção de leite por, pelo menos, 6 razões:

1) Suporte técnico na realização de um procedimento operacional padrão para a ordenha e demais atividades da fazenda;

2) Maior engajamento da equipe por participarem ativamente do desenvolvimento do procedimento padrão, o que garante a qualidade das atividades realizadas na fazenda;

3) Redução da rotatividade de funcionários, pois quando bem treinados, eles tendem a se manter no local por se sentirem valorizados;

4) Melhora nos índices zootécnicos e econômicos devido à tomada de decisões embasadas em informações de alta qualidade;

5) Facilidade de execução do treinamento devido à flexibilidade do sistema on-line, que se encaixa perfeitamente à rotina puxada de uma fazenda leiteira;

6) Excelente custo benefício em comparação a qualquer tipo de treinamento presencial.

É justamente para dar suporte a essa questão do treinamento que o EducaPoint oferece uma série de cursos on-line voltados ao manejo, gestão e produção de leite com alta qualidade, que vão desde tópicos e conceitos mais básicos, até pontos mais complexos e aprofundados. Já são mais de 145 para ajudar você a aprimorar suas técnicas!

Para ter acesso aos cursos você pode adquiri-los individualmente ou se desejar ter acesso a todos eles, temos  as assinaturas que garantem acesso a todo conteúdo da plataforma! Confira nossos planos de assinatura!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Fontes consultadas:

Evaluation by employees of employee management on large US dairy farms (https://www.journalofdairyscience.org/article/S0022-0302(18)30526-5/pdf)

Training can improve more than just milk quality (https://www.progressivedairycanada.com/topics/management/training-can-improve-more-than-just-milk-quality)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures