ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

5 passos para reduzir a contagem de células somáticas

EDUCAPOINT

EM 29/09/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0
A contagem de células somáticas (CCS), um dos principais indicadores da qualidade do leite, pode ser definida como o número total de células por mililitro no leite. Primeiramente, a CCS é composta de leucócitos, ou glóbulos brancos, que são produzidos pelo sistema imunológico da vaca para combater uma inflamação na glândula mamária, de acordo com Michael Looper, professor e chefe do departamento de ciência animal da Universidade de Arkansas.
 
Como a CCS é um bom indicador da qualidade do leite, uma pontuação mais baixa da CCS indica a probabilidade reduzida de o leite conter bactérias prejudiciais. Uma regra geral é ter como objetivo uma pontuação de rebanho de 200.000 células/mL ou menos. Uma pontuação SCC mais alta pode ter efeitos negativos na qualidade, vida útil e rendimento de fabricação do leite.
 
Durante a Reunião Anual do National Mastitis Council de 2020, Peter Edmondson, veterinário britânico especializado em mastite e qualidade do leite e proprietário da UdderWise Ltd., abordou cinco passos para reduzir a alta CCS. Confira!
 
Passo #1: Identifique suas vacas com alta CCS
 
Para ajudar a identificar vacas individuais com altas CCS, execute testes de qualidade do leite mensalmente para ajudar a monitorar as tendências do rebanho e localizar vacas infectadas.
 
Realizar culturas mensais no tanque em um laboratório confiável também é uma boa maneira de descobrir que tipos de bactérias estão causando infecções mamárias.
 
Passo #2: Reduza a propagação da infecção
 
A fim de reduzir uma alta CCS, é importante priorizar os procedimentos de ordenha adequados para ajudar a reduzir a propagação da infecção. Edmondson forneceu estas etapas como ponto de partida:
 
- Crie um grupo de vacas com alta CCS dentro do rebanho. Esses animais devem ser ordenhados por último para ajudar a prevenir que a bactéria causadora da mastite se espalhe para vacas saudáveis ??e com baixa CCS.
 
- Manter as luvas limpas é outra tática útil para prevenir a contaminação bacteriológica. Mesmo as mãos limpas podem estar cheias de organismos disseminadores de mastite. Portanto, é imperativo usar luvas em todos os momentos durante a ordenha e substituir/esterilizar as luvas sujas conforme necessário. 
 
- Use uma toalha por vaca ao limpar e secar as pontas dos tetos. Ao usar toalhas de pano, lave e seque em temperatura alta. Após 500 a 600 ordenhas, descarte as toalhas de pano e substitua por novas.
 
- Procedimentos adequados de pré-ordenha e pós-ordenha também podem manter as pontuações altas de CCS sob controle. O pós-dipping reduz as novas taxas de infecção em aproximadamente 50%. No entanto, ele não mata todas as bactérias, portanto, a higienização adequada do equipamento é essencial.
 
- Faça a correta manutenção e higienização da máquina de ordenha. É possível espalhar Staphylococcus aureus para as próximas seis a oito vacas depois de ordenhar uma vaca infectada.
 
- Mantenha a equipe da fazenda bem treinada nos indicadores de qualidade do leite e nos procedimentos operacionais padrão de ordenha. Explique por que uma boa CCS é importante e elogie o bom controle da mastite. “Um quadro branco simples com dados básicos de mastite pode ser uma [ferramenta] inestimável”, diz Edmondson.
 

=> Aprenda muito mais no curso Cultura microbiológica na fazenda: como usá-la para o controle de mastite. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 200!) por um preço único. 

 

 

 

Passo #3: Saiba o que você está enfrentando
 
Para obter uma CCS mais baixa, é importante saber o que você está enfrentando. Certos tipos de bactérias são responsáveis ??pela mastite subclínica e é necessário saber para qual organismo você deve tratar.
 
Assim, recomenda-se coletar amostras de leite de vacas com alta CCS que representam diferentes idades, juntamente com infecções por mastite crônica versus infecções recentes.
 
Passo #4: Desenvolva um plano de açao
 
Depois de determinar o tipo de bactéria para a qual você precisa tratar, é hora de começar a tomar decisões.
 
Edmondson observa que é importante focar nas vacas que contribuem com a maior porcentagem de células somáticas para o tanque. Para determinar quais são esses animais, considere sua história individual de CCS, idade, resposta à terapia anterior de vacas secas com antibióticos, história de mastite clínica, produção de leite, estado de fertilidade, locomoção ou problemas de claudicação, juntamente com a saúde geral do animal. A partir daí, você pode decidir se deseja tratar, secar ou abater.
 
“O abate é caro e irreversível; é importante tomar essas decisões certas ”, diz Edmondson. “Discuta as opções de tratamento com o seu veterinário para ver se o tratamento durante a lactação é apropriado.”
 
Passo #5: Monitore o progresso
 
Ter uma baixa CCS nunca acontece por acidente. É o resultado de alta intenção, esforço sincero, direção inteligente e execução habilidosa. Para obter uma pontuação mais baixa, é fundamental saber sua média atual de CCS para acompanhar seu progresso.
 
De acordo com Edmondson, leva cerca de um ano para que os produtores comecem a notar uma redução significativa de CCS no rebanho. Portanto, é necessário ter metas mensuráveis ??para que você possa acompanhar seu progresso e se manter motivado. Avaliar o progresso ajuda você a manter o foco e sentir a emoção de estar mais perto de atingir seu objetivo de menor CCS.
 
* Baseado no artigo 5 Steps to Reduce Somatic Cell Counts, de Taylor Leach
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures