FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

4 fatores desafiadores do período de transição

EDUCAPOINT

EM 15/04/2019

0
0
O período de transição é essencial para o sucesso da cadeia produtiva leiteira. Isso porque, nesse período, o animal está transitando entre o período seco ao período de lactação, conforme podemos ver na figura abaixo:



Durante esse período, ocorrem muitas modificações metabólicas, imunológicas e de adaptação à lactação.

Desafios do período de transição

Alguns fatores desafiadores acontecem durante o período de transição:

1) Crescimento fetal final

Um dos fatores que está acontecendo durante o período de transição é o crescimento fetal final. Dessa forma, muitos fatores do sistema imunológico estão obstruídos para que não identifiquem o feto como algo estrangeiro no corpo do animal. Isso altera extremamente o sistema imunológico de vacas leiteiras. Além disso, a demanda por nutrientes para o crescimento do feto é maior e a vaca mobiliza reservas corporais para atender estas exigências alterando seu metabolismo. 

2) Síntese de colostro

A síntese do colostro requer várias modificações na glândula mamária.

3) Parto

O parto em si é mais um evento estressante para a vaca leiteira.

4) Adaptação à lactação

Nesse período, o animal vai se tornar lactante, havendo, assim, um aumento da produção leiteira e consequente adaptação da glândula mamária a isso.

Devido a essas grandes transformações que ocorrem nesse período de vida da vaca leiteira, há uma demanda diferenciada de energia e nutrientes, ao mesmo tempo em que há uma redução no consumo de matéria seca logo antes do parto. Além disso, o grande aumento na produção de leite das vacas leiteiras gera um requerimento muito grande no consumo de energia.

Assim, muitas vezes ocorrem desbalanços energéticos nessa fase, levando ao desenvolvimento de doenças, como hipocalcemia, hipomagnesemia, retenção de placenta, metrite, hiperacetonemia e endometrite. Todas essas afecções estão associadas com os distúrbios metabólicos que acontecem no período de transição.

Como essa é uma questão crucial para todos os produtores de leite, o EducaPoint acaba de lançar o novo curso on-line Manejo preventivo de doenças no período de transição, onde o professor de Medicina de Produção e Reprodução da Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Illinois, EUA, Fábio Lima, aborda questões como custos energéticos e metabólicos do período de transição, incidência e impacto de doenças durante esse período, bem como explica com detalhes a hipocalcemia e a hipomagnesemia. 

Para ter acesso a esse conteúdo, você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura de todos os cursos da plataforma.

Além desse curso, atualmente contamos com mais 140 opções de cursos, que contemplam toda a cadeia do leite, da carne, pastagens e forragicultura, além de temas ligados a desenvolvimento pessoal, gestão e cafeicultura. Os cursos podem ser adquiridos por meio de cartão de crédito, boleto ou depósito.

A assinatura, que dá acesso a todos os cursos e materiais disponibilizados no EducaPoint, pode ser feita em dois formatos: o plano semestral, cujo investimento é R$ 450,00 e dá acesso a todos os treinamentos por 6 meses, ou o pelo plano anual, cujo valor de R$ 750,00 dá acesso a um ano na plataforma e, ainda, o direito de escolher um curso à sua escolha para ter para sempre com você, sem pagar nada a mais por isso!

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.