ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooperativa Frimesa e o cenário da produção leiteira no Oeste Paranaense

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

CONEXÃO LEITE E DERIVADOS

EM 09/08/2022

2 MIN DE LEITURA

0
5

Atualizado em 11/10/2023

O Programa Conexão Leite e Derivados, apresentado pelo professor Paulo Martins, contou com a participação de Valter Vanzella, diretor presidente da Coopertativa Frimesa, que está completando 45 anos de existência.

Valter está há 37 anos à frente de cooperativas no Oeste Paranaense. “Eu sou um agricultor que está em uma cooperativa que cresceu, pois no início era algo pequeno, e fui aprendendo junto com a realidade que foi sendo me apresentada de acordo com o desenvolvimento dessa sociedade”, relatou. Atualmente a Frimesa funciona como como uma central de cinco cooperativas: Lar, Copacol, Copagril, Primato e C. Vale. “As cooperativas têm uma relação muito forte com o produtor e uma atividade industrial muito expressiva”, conta o Diretor Presidente.

Professor Paulo Martins ressaltou a importância da organização como um todo para o sucesso do setor leiteiro e destacou a cooperativa como exemplo. “Eu vejo isso na estrutura de vocês, percebo que existe um cuidado muito grande no desenvolvimento na família que produz leite”, disse. Valter destacou a importância dessa valorização e relatou como a perspectiva da produção leiteira mudou com o tempo. “Antigamente eram 4 laticínios que, juntos, não chegavam a mil litros de leite diários. Sem contar o processo de captação que era sem padrão e sem qualidade. A partir do início de programas de fomento da atividade, as empresas deram um salto em todos os padrões”, destacou.

A região do Oeste Paranaense tinha grande produção, mas pouco consumo, o que exigia que transporte desse leite, logística essa extremamente precária e custosa. A grande mudança veio a partir da caixinha do leite longa vida. “Após o início da comercialização do leite longa vida, nós mudamos nossos processos e passamos a estruturar um parque industrial de produtos de valor agregado. Mas a nossa história é de pequenos produtores que se uniram para buscar uma evolução”, contou Valter.

Atualmente, a cooperativa conta com produtores maiores e que fornecem uma quantidade significativa de leite dentro dos padrões e normativas. “Nós tínhamos muitos pequenos produtores, mas, atualmente, esses pequenos produtores diminuíram muito. Vemos que existiu uma migração para os grandes centros dessa nova geração, que não deram continuidade a produção da família. Mas, ao mesmo tempo, existem vários daqueles produtores de 5 a 10 litros de leite que acabou crescendo e evoluindo a atividade”, relatou.

Valter ainda destacou a evolução constante e a necessidade de permanecer sempre acompanhando essas novas tendências.

No programa completo ainda teve um papo sobre os queijos e logística internacional. Confira a entrevista completa abaixo.

Contamos com a participação de vocês nos comentários e estamos à disposição para quaisquer dúvidas.

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures