FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Circuito Nacional e Criadores Supremos da Raça Holandesa em 2019

A.B.C.B.R.H.

EM 16/06/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

A Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa – ABCBRH realizou na noite de 04 de junho uma live para apresentar os destaques da raça no ano de 2019. Transmitida pelo Facebook Gado Holandês e através do Canal Holstein Brasil no Youtube, a live teve mais de 1,5 mil visualizações. 

O Presidente da ABCBRH, Hans Groenwold, saudou a todos virtualmente direto da Cidade do Leite em Castro-PR e ressaltou a impossibilidade de realizar evento presencial devido a pandemia de Covid-19. “Com grande alegria cumprimento a cada um nessa live. Esta foi a maneira que encontramos para divulgar os resultados de 2019 aos criadores, empresas e amigos do Brasil”, comentou.

O trabalho das associações regionais de criadores do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de Minas Gerais, do Espírito Santo, de São Paulo, do Paraná e de Goiás, todas filiadas à associação brasileira, também foi lembrado e recebeu um agradecimento especial.

> Veja as recordistas do ano aqui.

Circuito Nacional 2019

Quem comentou sobre o Circuito Nacional foi Claudio André da Cruz Aragon, especialista na área, com extenso currículo em exposições do Brasil e exterior. Aragon esclareceu que, diferente dos anos anteriores, a comissão de jurados não pode se reunir para realizar a votação. “Esse ano, em função da pandemia, a votação foi online. A associação mandou por e-mail um documento com fotos de todos os animais que estavam concorrendo, os jurados votaram e ao final reunimos esses resultados para eleger as melhores em cada categoria”, comentou. 

Na visão de Aragon, o circuito de 2019 foi muito competitivo em todas as categorias devido a grande qualidade dos animais. Sobre as grandes campeãs nacionais nas variedades vermelha e branca, o animal SÃO NEUMANN BENJAMIN RED IBIS de Rubens Arns Neumann, e preta e branca, a vaca HALLEY RUIVINHA DOORMAN 538 TE de Pedro Elgersma, o especialista citou que elas disputaram palmo a palmo as pistas mais pesadas do Brasil. “Tive a oportunidade de acompanhar vários eventos em que essas vacas participaram, acompanhei julgamentos, muitos deles por jurados internacionais, e o comentário que tivemos desses jurados é que várias dessas vacas, poderiam competir a nível internacional de forma forte e intensa”, relatou.

Ronald Elgersma, que atua com o pai na propriedade da família, conta que é o segundo ano consecutivo que um animal deles ganha o título de grande campeã no Circuito Nacional. A família de Arapoti acompanhou a live em clima de expectativa, visto que a vaca HALLEY RUIVINHA DOORMAN 538 TE havia sido grande campeã em duas exposições regionais e reservada campeã em outra. “Sabíamos das chances, mas não tínhamos certeza. É uma surpresa agradável e uma satisfação enorme para quem é criador da raça”, aborda.

No Circuito Nacional de 2019 nove exposições se qualificaram como etapa. A competição passou pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. As exposições foram: Expojovem Castrolanda 2019 em Castro/PR no mês de março, Expofrísia em Carambeí/PR em abril, Expoleite Fenasul em Esteio/RS em maio, Megaleite 2019 em Belo Horizonte/MG em junho, 47° Expoleite Arapoti em Arapoti/PR em julho, Agroleite 2019 em Castro/PR em agosto, Expointer em Esteio/RS em agosto, 28° Exphomig em Itanhand/MG em setembro e o Leite Show em Guaratinguetá/SP em outubro.  

Criadores Supremos

A live encerrou com as homenagens aos produtores que cumpriram as regras comparativas pré-estabelecidas pela Diretoria e Conselho Técnico da ABCBRH e se consagram pela excelência e alto nível de criação e manejo.

Os Criadores Supremos foram aqueles cujos rebanhos apresentaram os melhores desempenhos produtivos, reprodutivos e evolução fenotípica no período dos últimos dez anos. São eles: Carlos Alberto Huben, Dirceu Antonio Osmarini, José Hilton Prata Ribeiro, José Nelson Stockler, Marcos Vinicius Nápoli, Pedro Elgersma, Ronald Rabbers e/ou Henrieta A. V. P. Rabbers e Tilberto Henrique Husch.

As informações são da A.B.C.B.R.H.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.