FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Probióticos em lácteos: superioridade na entrega!

Imagine que você fez uma encomenda e está na expectativa de receber seu produto. Caso esse produto seja um ser vivo existe um certo risco de que ele pereça no transporte e chegue "meio vivo, meio morto". Esse exemplo ilustra bem sobre o que vamos falar nesta matéria: probióticos!

Probióticos são microrganismos, geralmente bactérias, que fazem bem para nossa saúde quando consumidas vivas e em determinadas dosagens. Quando estamos em busca de melhorar o balanço da flora intestinal o consumo de probióticos é uma boa estratégia.

Paira no ar uma dúvida sobre qual probiótico seria o mais indicado e qual a forma de consumo. Muitas vezes julgamos que probióticos vendidos em farmácias, na forma de suplementos alimentares, são mais efetivos na promoção de saúde. Minha resposta é: não necessariamente. No caso dos suplementos, mesmo que os microrganismos estejam vivos nos produtos, eles estão em estado de dormência.

Por outro lado, quando optamos por um leite fermentado contendo probióticos estamos diante de um produto onde os probióticos estão vivos e em plena atividade. Esses fatos acima descritos foram comprovados em um artigo recentemente publicado por nosso grupo que conseguiu demostrar a superioridade da veiculação de probióticos em matrizes lácteas, comparado com suplemento alimentar.

Fica a dica de uma boa leitura para quem tem interesse de se aprofundar no assunto.

Referência bibliográfica

RODRIGUES, V. C. C. ; SILVA, L. G. S. ; SIMABUCO, F. M. ; VENEMA, K. ; ANTUNES, A. E. C. . Survival, metabolic status and cellular morphology of probiotics in dairy products and dietary supplement after simulated digestion. Journal of Functional Foods, v. 55, p. 126-134, 2019.

ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas-FCA/UNICAMP. Graduação em Nutrição (UFPEL), Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (FAEM/UFPEL), Doutorado em Alimentos e Nutrição (FEA/UNICAMP), Pós Doutorado no TECNOLAT/ITAL.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.