ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mastite ambiental: conhecendo o inimigo

MSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITE

EM 10/03/2023

2 MIN DE LEITURA

0
7

No topo das surpresas mais indesejáveis em uma produção leiteira, a mastite é um processo inflamatório responsável por quedas bruscas na produção, prejuízos significativos e alterações na composição do leite.

Dividida Epidemiologicamente entre contagiosa e ambiental, as duas formas da mastite trazem preocupações e prejuízos para o produtor. A mastite contagiosa é causada por microrganismos do próprio animal, já a mastite ambiental é causada por agentes infecciosos originários do ambiente.

A mastite ambiental tem como causa um conjunto de fatores relacionados a higiene e sanidade da produção como um todo. Mas, afinal, quem é o inimigo que estamos sempre em batalha para manter longe da produção leiteira?

 

Bactérias que causam a mastite ambiental

Seja para prevenção ou tratamento, conhecer o inimigo é essencial para um combate eficaz. Os principais grupos de bactérias causadores da mastite ambiental são: Streptococcus ambientais, Coliformes e Staphylococcus coagulase-negativa. 

 

Streptococcus ambientais

Essas bactérias têm a característica de serem gram positivas e são originárias principalmente no ambiente em que as vacas vivem. Agem geralmente colonizando a pele próxima aos tetos e invadindo o canal do teto, ocasionando uma resposta inflamatória, gerando casos clínicos ou subclínicos. Destacam-se duas espécies: Streptococcus uberis e Streptococcus dysgalactiae. Uma característica desse tipo de contaminação, é a alta contagem de células somáticas (CCS).

Quando a mastite é diagnosticada como subclínica, não se recomenda o tratamento. A orientação é aguardar a secagem para que esses casos de mastite sejam tratados. Já os casos de mastite clínica, precisam ser tratados. Sabendo disso, o MASTIJET FORTE é uma excelente opção. A combinação de antibióticos de alta eficácia na cura clínica e microbiológica, mata os mais diversos microrganismos e, além de combater os agentes causadores da mastite, possui ação antinflamatória, o que gera alívio da dor e melhora na resposta do animal.


Coliformes

A Escherichia coli e Klebsiella ssp são dois agentes coliformes Gram-negativos e têm como origem a matéria fecal. Podem contaminar a cama, o ambiente, a água e, em contato com o teto, causam mastite.

Por ser um grupo de bactérias que possuem uma toxina na sua parede celular, causam uma resposta inflamatória aguda na vaca, gerando os casos de mastite moderado ou grave, podendo até levar ao óbito do animal. Aproximadamente 5% dos casos clínicos de mastite em uma fazenda leiteira são caracterizados por serem mais graves, causados em sua maioria por coliformes.


Staphylococcus coagulase-negativa

A Staphylococcus coagulase-negativa causa menor grau de lesão e, consequentemente, menores perdas em termos de produção leiteira. São bactérias, assim como as Streptococcus ambientais, gram positivas, mas com uma resposta menor na CCS. Trata-se de agentes oportunistas e muito relacionados ao período pós-parto das vacas.

Agora que os inimigos já foram apresentados, combatê-los de forma eficaz é o melhor caminho. Além de uma higienização adequada, uma nutrição de supra as necessidades dos animais e um local que proporcione conforto e bem-estar para que os animais possam expressar todo seu potencial, optar por um medicamento que solucione o problema de forma efetiva faz a diferença.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures