ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Impactos da tripanossomose bovina da produção de leite

MSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITE

EM 09/10/2023

2 MIN DE LEITURA

0
2

A tripanossomose bovina é uma doença parasitária que afeta o rebanho leiteiro e outros animais, como ovinos, caprinos. Causada pelo protozoário Tripanosoma vivax. A transmissão ocorre de forma predominante pela via iatrogênica, ou seja, através do compartilhamento de agulhas para vários animais durante a aplicação de medicamentos ou vacinações. Enquanto as Moscas hematófagas como os tabanídeos (mutucas), a mosca-dos-estábulos (Stomoxys sp.) e a mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) ajudam na propagação do T. vivax
 

Quais principais impactos da tripanossomose na produção de leite?

Os impactos da tripanossomose bovina na produção de leite podem ser significativos e incluem:

· Redução na produção de leite: os parasitas da tripanossomose invadem o sistema circulatório do animal, causando anemia, febre, fraqueza e perda de apetite. Esses sintomas levam a uma redução na produção de leite, já que a energia que seria destinada à produção de leite é desviada para combater a infecção.
 

· Perda de peso e condição corporal: A doença também pode causar perda de peso e uma diminuição na condição corporal do gado, o que afeta negativamente sua capacidade de produzir leite.
 

· Abortos e mortalidade neonatal: A tripanossomose bovina pode levar a abortos espontâneos em fêmeas grávidas e aumentar a taxa de mortalidade neonatal, o que resulta em menos bezerros saudáveis que poderiam, no futuro, se tornar animais produtores de leite.
 

· Prejuízos econômicos: O tratamento da tripanossomose bovina envolve o uso de medicamentos específicos, que podem ser caros. Além disso, os animais infectados requerem cuidados adicionais e monitoramento veterinário, o que aumenta os custos de produção.
 

· Impacto na reprodução e no ciclo reprodutivo: A doença pode afetar negativamente a reprodução do gado, causando irregularidades no ciclo reprodutivo das fêmeas e diminuindo a taxa de concepção.
 

· Afeta a qualidade do leite: A qualidade do leite também pode ser comprometida devido à doença, tornando-o inadequado para o consumo humano ou processamento industrial.
 

Para combater os impactos da tripanossomose bovina na produção de leite, é fundamental implementar medidas de prevenção e controle, como o uso de inseticidas para reduzir a população de moscas. Diante da relevância da doença e em busca de mitigar os prejuízos causados pela Tripanossomose Bovina, a MSD traz ao mercado seu novo lançamento, o Trypamizol. 

Estudos comprovaram que o Trypamizol apresenta uma excelente eficácia, sendo recomendado para o tratamento curativo, na dose de 1ml para 80kg de peso corporal.

Em regiões endêmicas a critério do médico veterinário, pode-se utilizar a dose 1ml para 40kg de peso corporal com o objetivo de prevenir a infecção pelo Trypanosoma vivax tendo essa proteção efeito por 90 dias.

Com Trypamizol você pode prevenir e tratar seus animais da tripanossomose de acordo com suas necessidades específicas, garantindo uma melhor e mais rápida resposta. Clique aqui e conheça mais sobre a novidade!

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures