A tripanosomose bovina é uma doença parasitária com muitos impactos na pecuária leiteira. Causada pelo protozoário Tripanosoma vivax, os sintomas apresentados pelos animais são perda de peso, anemia, abortos, problemas reprodutivos, queda na produção de leite, alterações neurológicas e até morte.
Embora a transmissão ocorra de forma predominante pela via iatrogênica, ou seja, através do compartilhamento de agulhas para vários animais durante a aplicação de medicamentos ou vacinações, a proliferação da doença por moscas segue comentada como uma possibilidade.
Tendo em vista o grande impacto nos resultados e na rentabilidade da produção leiteira de um rebanho acometido por Tripanosomose, novos estudos sobre o tema seguem sendo desenvolvidos. O mais recente deles (Avaliação da transmissão mecânica de Trypanosoma vivax por Stomoxys calcitrans em região sem vetor cíclico, janeiro de 2024) trouxe novas perspectivas para a relação da mosca com a tripanossomose.
Afinal, qual o papel da mosca na Tripanosomose bovina?
O recente estudo aponta que a mosca não tem papel epidemiológico na transmissão do tripanosoma. A conclusão principal do artigo cita: “Nas condições variáveis dos experimentos (hospedeiros, número de insetos e nível de parasitemia), S. calcitrans (mosca-dos-estábulos) não foi capaz de transmitir mecanicamente T. vivax aos bovinos”, (Heller et al, 2024).
O estudo ressalta que a principal via de transmissão é o compartilhamento de agulhas contaminadas entre vários animais do rebanho, durante vacinação ou aplicação de medicamentos.
Você pode conferir todos os dados do estudo aqui.
Mesmo com as novas publicações ressaltando que as moscas podem não ter papel epidemiológico na transmissão do tripanosoma , a doença ainda se instala em muitas propriedades leiteiras país a fora, causando prejuízos intensos. Em busca de mitigar esses danos causados pela Tripanosomose Bovina, a MSD traz ao mercado o Trypamizol.
O princípio ativo do medicamento, cloreto de isometamidium, já é ofertado no mercado, porém, o lançamento traz diferenciais em relação a concorrência. Estudos com o Trypamizol mostraram que o produto apresenta uma excelente eficácia sendo desta forma recomendado para o tratamento curativo na dose de 1ml para 80kg de peso corporal. Em regiões endêmicas a critério do médico veterinário, pode-se utilizar a dose 1ml para 40kg de peso corporal com o objetivo de prevenir a infecção pelo Trypanosoma vivax tendo essa proteção efeito por 90 dias.