ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Incidência de carrapatos em bovinos: consequências e cuidados

MSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITE

EM 14/06/2024

1 MIN DE LEITURA

0
6

A eficiência da produção animal é influenciada por diversos elementos, e a saúde dos animais é um dos mais significativos, tendo um impacto direto e substancial na produtividade e lucratividade do rebanho.

Entre as diversas enfermidades e parasitas que podem prejudicar os animais, o carrapato assume uma importância considerável, causando danos que afetam desde os bezerros até os animais adultos.

O carrapato bovino está presente em todas as regiões do Brasil, especialmente em áreas de clima tropical e temperado, onde as condições ambientais favorecem seu desenvolvimento. Cada fêmea tem o potencial de gerar até dois mil novos ovos de carrapatos, destacando a rapidez com que esses parasitas podem se proliferar e ressaltando a importância de uma atenção redobrada a esse problema.

Os danos causados pelo carrapato bovino vão além de sua rápida reprodução, pois seu hábito hematófago acrescenta uma série de complicações. Dependendo do nível de infestação nos bovinos, a constante perda de sangue pode resultar em anemia e, em casos graves, até mesmo levar à morte.

Além disso, o carrapato pode causar danos à integridade da carcaça do animal, causando prejuízos tanto para a pecuária de corte quanto para os envolvidos na produção de couro, reduzindo o valor do animal. Além dos danos físicos, as lesões causadas pelo parasita podem servir como portas de entrada para bactérias e insetos, aumentando o risco de infecções secundárias, como miíases, que comprometem o conforto e o bem-estar dos animais.

Além de todos os possíveis prejuízos acima citados, o carrapato bovino é o principal vetor biológico da tristeza parasitária bovina (TPB). A conhecida TPB se refere, na verdade, a um complexo de doenças causadas por protozoários do gênero Babesia spp. e pela Anaplasma spp.

O acompanhamento regular dos animais é crucial para detectar precocemente doenças e aumentar as chances de recuperação. O primeiro passo no tratamento é eliminar os agentes causadores, ou seja, os carrapatos.

Dada a alta incidência de problemas e prejuízos relacionados às doenças e danos causados pelo carrapato, é essencial manter uma atenção constante aos cuidados relacionados a esse parasita. Pensando nisso, a MSD tem a disposição dos pecuaristas o Exzolt 5%. O produto é baseado na molécula fluralaner e tem ação que promete eliminar a infestação em 7 dias.

Para saber sobre o produto clique aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures