ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pastejo rotacionado: 9 perguntas e 9 respostas

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/12/2022

5 MIN DE LEITURA

0
9

Atualizado em 13/12/2022

O que é pastejo rotacionado?

A definição de sistema de pastejo rotacionado é basicamente a divisão das áreas disponíveis para pastejo em piquetes, de acordo com a forrageira utilizada (número de dias de descanso) e dias de ocupação (tempo que os animais permanecem no piquete).
 

Vantagens e desvantagens do pastejo rotacionado

A utilização desse sistema pode trazer muitos benefícios ao sistema produtivo: maior controle sobre o pasto, uniformização do manejo de desfolha, facilidade na adubação e manejo das áreas em descanso; proporcionando assim maior eficiência do sistema como um todo.

Além das vantagens apresentadas, existem alguns pontos que podem ser negativos. Para obter estes benefícios, por exemplo, é necessário conhecer, se informar e executar de forma eficiente as práticas de manejo recomendadas. Por se tratar de um sistema intensivo, demanda a construção de cercas e adubação das áreas, o que requer investimento maior e necessidade de mão de obra.

Assim como todos os sistemas, o pastejo rotacionado contempla vantagens e desvantagens. Mas além delas, existem muitas dúvidas e muitos mitos envolvendo esse sistema.

Nesse artigo você encontra 9 perguntas e 9 respostas sobre o pastejo rotacionado que podem ajudar você a decidir sobre a implementação ou manejo do sistema.
 

É possível utilizar o pastejo rotacionado em qualquer área?

Para separar os piquetes de rotação é necessário a construção de cercas e realizar adubação das áreas. Isso faz com que esse sistema não seja viável em algumas regiões, como por exemplo, no Pantanal. Sistemas como o do Pantanal requerem outros objetivos e, principalmente, por serem ecossistemas naturais, não podem ser alterados.

Outra limitação poderia ser fazendas muito grandes e ainda pouco desbravadas, que demandam um sistema menos intensivo, não por seu potencial, mas sim, pela sua área muito extensa, que acaba inviabilizando a intensificação.


É necessário suplementar os animais no inverno no sistema de pastejo rotacionado?

Por ser um sistema que aumenta a produção das forrageiras, muitos pensam que há aumento de pasto também no inverno e, por isso, não há a necessidade de suplementar os animais. No entanto, isso não é verdadeiro.

O sistema de pastejo rotacionado acaba piorando a estacionalidade de produção de forragem, pois, com o aumento da taxa de lotação, aumenta o número de animais na área e no inverno.

Como a estacionalidade ocorrerá normalmente, é necessário suplementar mais animais, pois há mais animais para se alimentar em comparação a uma área que suportaria menos animais.
 

O pastejo rotacionado garante maior ganho de peso por animal individualmente?

A maioria das pessoas também acredita que, ao utilizar pastejo rotacionado, os animais ganharão mais peso individualmente. No entanto, isso não é verdadeiro. No pastejo extensivo, o animal por ter uma vasta área para pastejar, acaba selecionando mais o capim e, por isso, ganha mais peso. Isso ocorre apesar de eles caminharem mais para pastejar.

Os animais acabam engordando mais e produzindo mais leite, pois selecionam mais o capim. Essa seleção permite que os animais consumam folhas novas, com alto teor de proteína e baixa fibra, o que os faz ganhar mais em função do maior aproveitamento do capim.

No sistema de pastejo rotacionado os animais não selecionam o capim, mas, ao se colocar mais animais na área, certamente ocorre um ganho maior por área, viabilizando o sistema. Isso pode ser associado a ferramentas de manejo, como por exemplo, deixar os animais mais exigentes pastejarem primeiro.


Qual a melhor forrageira para o sistema rotacionado?

Ainda há muitas discussões com relação à espécie ou cultivar utilizados no sistema. Muitas pessoas ainda esperam a “forrageira milagrosa”. No entanto, isso não existe. O melhor capim para ser utilizado no sistema de pastejo rotacionado é aquele adequado ao sistema da fazenda, que atenda às suas necessidades e que se encaixe dentro do sistema (inclusive, economicamente falando).


Preciso adubar a pastagem no sistema rotacionado?

Sim! Para se alcançar altas taxas de lotação é necessário adubar o pasto de forma viável e adequada ao sistema da fazenda. Afinal, fazendo uma analogia, não é possível um atleta de elite obter resultados sem se alimentar direito.
 

O pastejo rotacionado serve apenas para gado de elite?

Não, todos os animais do rebanho podem se beneficiar em pastejar em sistema rotacionado desde que tenha lugar para todos os animais. O sistema serve principalmente para animais mais produtivos, de potencial para ganho, mas pode atender todos os animais desde que seja bem dimensionado. O mais importante nesse caso é que o sistema seja planejado e bem manejado.
 

Como dividir os piquetes no pastejo rotacionado?

O número de piquetes será definido de acordo com o período de descanso (PD) da forrageira utilizada e do período de ocupação (PO). Pode ser obtido pela equação: número de piquetes = (PD/PO) + 1.

O período de ocupação deve ter a menor duração possível, podendo variar de 1 a 8 dias garantindo, assim, melhor rebrota das plantas e facilitando o controle da lotação da pastagem.
 

Quantos piquetes por hectare no pastejo rotacionado?

Se efetuarmos uma breve conta com 27 dias de descanso e um dia de ocupação, teremos 28 piquetes. Considerando 10.000 m2 teremos piquetes de aproximadamente 350 m2. Também teremos que ter corredores de acesso e por isso os piquetes seriam pouco menores que isto.
 

Qual a taxa de lotação ideal no sistema rotacionado?

Uma vaca de leite come por volta de 2,5 a 4% do peso vivo de massa seca por dia. Ou seja, um animal de 500kg x 3%, comerá 15 kg de massa seca por dia. Sabendo disso, devemos definir a produtividade do capim utilizado no piquete.

Para isso, devemos medir a produtividade do capim em uma determinada área e após descobrir a produtividade de massa seca nesta área, multiplique esta produção por 0,7 ou 70% (valor que usamos para desconsiderarmos as perdas (30%) e altura de resíduo do capim) e teremos a produtividade média pela área coletada. Assim, extrapolamos para a área toda multiplicando o peso médio de um metro quadrado pelo tamanho do piquete e assim temos a produtividade do piquete (massa seca por dia).

Sabendo o consumo diário de uma vaca, se o meu piquete produz por dia 150 kg de massa seca, teremos uma lotação de 10 animais. Caso nós utilizemos mais dias de ocupação, fica evidente que teremos que dividir a produção daquele piquete pelos dias de ocupação e assim ajustar a lotação.
 

Aqui estão as respostas de algumas dúvidas relacionadas ao sistema rotacionado, mas é importante lembrar da importância de ter um técnico responsável que avalia a realidade da sua propriedade e indique as melhores alternativas para sua produção. 
 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.


Referências

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures