ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pegada de Carbono: O que é e como calcular para atividades da pecuária

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/12/2022

6 MIN DE LEITURA

1
4

Atualizado em 05/01/2023

Você já ouviu falar sobre pegada de carbono? Saiba que ela é uma fórmula que calcula a emissão de gases de efeito estuda no planeta, produzida por atividades humanas a partir da produção, utilização, descarte de produtos no meio ambiente, além de serviços variados. 

Os gases do efeito estufa estão entre os grandes problemas no que se refere à preservação do meio ambiente, já que eles são responsáveis pelo aumento aquecimento global. 

Nesse sentido, a pegada de carbono chega como uma alternativa para que pessoas e empresas saibam a quantidade de carbono que produzem no meio ambiente. 

A ideia é que, a partir disso, elas busquem alternativas sustentáveis para a diminuírem a emissão dos gases do efeito estuda no planeta. 

Vem com a gente e vamos entender melhor o que é pegada de carbono, quando surgiu e como fazer o cálculo para as atividades de pecuária.

 

simulador de carbono

 

O que é pegada de carbono?

A pegada de carbono consiste, basicamente, em uma fórmula para fazer a medição das emissões de gases estufa no planeta.

Essa metodologia leva em consideração todos os gases emitidos por pessoas, empresas, governo, organizações, eventos variados e também as atividades, que são convertidos em carbono.

Inúmeras atividades, serviços e processos geram emissões de gases como, por exemplo, as lavouras, pastagem de gado, produção de combustíveis fósseis, desmatamento e por aí vai. 

Dessa forma, a proposta da pegada de carbono foi desenvolvida para mensurar a produção desses gases. 

 

Como surgiu a expressão "Pegada de Carbono"?

A pegada de carbono surgiu no começo dos anos 1990, na Universidade de British Columbia, no Canadá, quando o ecologista William Rees ficou encantando quando recebeu um computador e retirou uma pilha de papéis, que ficava sobre a sua mesa, ocupando espaço. 

Ao discutir sobre o assunto com o Mathis Wackernagel, aluno do dourado, ele usou a expressão menos pegadas, ou seja, rastros na mesa ao receber o equipamento.

A partir disso, esse termo foi usado em seu artigo sobre “cápsulas regionais” que, por sua vez, foi substituída por “pegada ecológica”. 

A intenção do texto era falar sobre maneiras de medir o impacto causado pelo consumo e desperdício de recursos naturais quando comparado com a capacidade do meio ambiente de oferecer recursos e fazer o reprocessamento dos itens descartados.

Com isso, o termo “pegada” pegou e se espalhou. No entanto, há registros que a expressão pegada ambiental foi usada no Senado dos Estados Unidos, no final da década de 1970.

No ano 2000, com o tema aquecimento global em alta, o termo começou a ser disseminado ainda mais em vários lugares do mundo

Contudo, o termo pegada de carbono é atribuído a  uma das maiores petroleiras do mundo, a British Petroleum que, em 2005, lançou uma campanha sobre o conceito de pegada de carbono, inclusive, apresentando a fórmula do impacto que as atividades têm na emissão dos gases de efeito estufa. 

 

Para que serve a pegada de carbono?

A pegada de carbono permite uma análise dos impactos provocados pelo ser humano na fabricação de produtos, na execução de processos e serviços, que resultam na emissão de gases de efeito estufa no planeta, resultando nas mudanças climáticas que acompanhamos, atualmente.

Dessa forma, conhecer a quantidade de gases que produzimos de forma direta ou indireta é importante, pois, somente dessa forma, conseguiremos reduzir o lançamento desses gases e diminuir os efeitos do aquecimento global.

 

Como ocorre o aquecimento global?

O aquecimento global ocorre devido ao aumento da concentração dos gases que retém a radiação solar na atmosfera terrestre, aumentando assim, a temperatura.

O aumento da temperatura na superfície do planeta, observado desde o século XIX por alguns cientistas, gera impactos no aquecimento global e acarreta problemas climáticos.
 

Quais são os gases responsáveis pelo aquecimento global?

  • Dióxido de Carbono – CO2
  • Metano – CH4
  • Óxido Nitroso – N2O

O metano é um gás popularmente conhecido por ser eliminado por ruminantes, já o óxido nitroso é eliminado na utilização de adubos nitrogenados.

Mas é importante ressaltar que a agropecuária não é vilã no assunto.

Os gases têm aumentado na atmosfera porque, na utilização do petróleo, na utilização do carvão mineral ou na queima madeira, esses materiais expelem para o meio ambiente todos os gases que possuem, logo, aumenta a camada desses gases na atmosfera e consequentemente aumenta a temperatura.
 

Como é calculada a pegada de carbono?

Em linhas gerais, o cálculo da pegada de carbono de bovinos de corte ou leite consiste em

  • Definição do seu objetivo e escopo,
  • Realização de um levantamento quantificado da fazenda (inventário) e de todas as entradas  -alimentos para os animais, energia e recursos —  e saídas — carcaça, leite etc — durante todo o ciclo de vida;
  • Identificação dos impactos ambientais potenciais ao longo do ciclo de vida;
  • Interpretação dos resultados do estudo.
     

Os cálculos da pegada de carbono podem incluir as várias fases do produto, sendo elas:

  • Produção;
  • Uso;
  • Descarte.

A pegada de carbono pode ser calculada por etapas, como, por exemplo, calcular a pegada de carbono da fase de produção de 1 litro de leite; ou calculada por produto como um todo, como a pegada de carbono de 1 litro de leite, incluindo a produção, logística, transporte, utilização do produto e descarte.

 

Metodologia para calcular a pegada de carbono

A análise do ciclo de vida (ACV) é uma metodologia que abrange toda a vida do animal, desde o nascimento até o abate ou até o consumo de seu produto (leite ou carne, por exemplo), e é o método certificado para cálculo.  

Algumas etapas e regras devem ser seguidas para realizar o cálculo da pegada de carbono.
Analisar sempre comparativamente é uma opção, por exemplo: calcular a pegada de carbono para a produção de leite a pasto ou em compost barn.
 

Por que calcular a pegada de carbono?

  • Identificar as práticas ou fases em que a emissão de gases é maior;
  • Desenvolver estratégias para redução da emissão;
  • Estimar possibilidades de vender crédito de carbono.

 

Analisar a pegada de carbono é interessante e importante, mas é importante ressaltar que é apenas um ponto de análise dentro de um ciclo muito maior de sustentabilidade e emissões.

 

Além disso, se você ficou interessado, conheça a nossa calculadora de pegada de carbono em treinamentos corporativos, Faça o cálculo agora mesmo. Clique aqui!
 

Como reduzir a pegada de carbono? 

No caso das empresas, uma das formas de reduzir a pegada de carbono é implantar trabalho híbrido, ou seja, diminuir o deslocamento do colaborador até empresa. 

Outra possibilidade é oferecer aos colaboradores treinamentos online, ao invés de cursos ou capacitações físicos, que exigem o deslocamento dos profissionais. Essas atitudes não apenas diminuirão consideravelmente a pegada de carbono da sua empresa, como também a reduzirão os custos para treinamentos da sua equipe.

 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é pegada de carbono e como fazer o cálculo, sempre que quiser entender como está a emissão de gás carbono por parte da sua empresa em relação a seus treinamentos, acesse a nossa calculadora. 

Assim, fica mais fácil promover ações para a diminuição do lançamento desses gases.

 

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROGERIO SALGADO ROCHA

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 16/01/2023

Muito interessante o artigo e esse é um tema sobre o qual devemos ficar atentos. Porém sempre me chamou a atenção o fato de que a maioria das pesquisas visa combater o resultado e não a causa do aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera.
Vamos desviar um pouco do tema do artigo mas depois volto a ele.
Quase ninguém cita que a causa deste aumento assim como quase ninguém cita a causa do aumento do desmatamento a que o mundo vem sendo submetido. Parece que desde os anos 1970 virou crime falar que o aumento da população humana está na origem destes problemas. Até aquela época pesquisadores falavam sobre a explosão demográfica mas tão logo houve a revolução verde começou a mostrar resultado e a produção de alimentos para a população mundial deixou de ser um problema o tema foi varrido para baixo do tapete. Atualmente são poucos os estudos que abordam o tema apesar da sua importância.
Voltando ao tema... Sim, a preocupação com a emissão de gases do efeito estufa deve ser sempre um foco do produtor rural pois caso hajam mudanças climáticas estes serão os primeiros a senti-las. O que falta é um maior apoio do governo neste sentido com políticas públicas de incentivo ao controle e redução destas emissões. E o produtor só irá adotar práticas efetivas quando isso significar dinheiro no seu bolso.
Existe um caso clássico que demonstra isso. O ornitólogo Helmut Sick citava muito o caso da perdiz européia na Espanha que estava em vias de extinção. Mesmo com a caça proibida a sua população estava declinando. Então o governo espanhol na época criou uma lei que permitia ao produtor rural criá-las em cativeiro desde que liberasse 10% da produção na natureza e podendo comercializar o resto da produção. Em poucos anos a população daquela ave se recuperou. Resumindo: A maior parte das pessoas faz desde que isso represente dinheiro no seu bolso.
Como o governo faria isso? Eu não sei, mas acredito que o caminho seja esse.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures