ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Doces ou travessuras?

POR LETÍCIA MOSTARO

E STEPHANIE ALVES GONSALES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/10/2022

1 MIN DE LEITURA

0
3

Muito popular nos Estados Unidos, o Halloween ou Dia das Bruxas também  é comemorado em diversos países, inclusive no Brasil. As fantasias, máscaras, adereços, esqueletos, fantasmas, distribuição de doces e os famosos rostos esculpidos em abóboras simbolizam as características deste dia. 

Nas fazendas de leite, dia 31 de outubro pode ir muito além do Halloween. Do leite às travessuras, a lida traz situações em que a Bruxa parece estar solta! 

A falta de energia na propriedade, por exemplo, assusta qualquer produtor. E quem dera se essa situação fosse apenas um dia por ano. A noite inteira com o tanque desligado e a “travessura” vem pela manhã: Contagem Bacteriana Total (CBT) nas alturas!

A CBT refere-se à proliferação bacteriana no leite por contaminação externa relacionada. Além da manutenção da temperatura do tanque, adequados processos de higiene durante a coleta do leite são fundamentais evitar altores valores de CBT.

E quando o monstro da mastite não resolve aparecer? A saúde dos animais é primordial e realizar o manejo sanitário correto, limpeza dos tanques e dos equipamentos da ordenha são essenciais para evitar a incidência de mastite no rebanho. 

A mastite é o fator que mais contribui para o aumento da Contagem de Células Somáticas (CCS). A CCS refere-se às células do sistema imune e do epitélio da glândula mamária das vacas que estão presentes no leite. Neste artigo, você encontra 10 perguntas e 10 respostas sobre a mastite em vacas leiteiras!

A “bruxa do bezerro macho” também resolve ficar solta vez ou outra! Embora tenhamos nos dias de hoje a opção de reprodução com uso de sêmen sexado, possibilitando uma quantidade maior de fêmeas paridas, os bezerros marcam presença. Quando nasce bezerra, quem disse que elas não são cheias de travessuras? As “fujonas” não param de pular a cerca!

Entre uma travessura e outra, ainda assim, a lida é diária! E aí, conta para gente, qual situação a “Bruxa” mais esteve solta na sua fazenda? Deixe aqui nos comentários!

LETÍCIA MOSTARO

Bacharel em Laticínios pela UFV, Pós-Graduada em Eng.de Produção, Pós-Graduanda em Marketing Digital e Analytics.

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures