ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Muçarela ou Mozzarella: a batalha entre a vaca e a búfala

POR BRUNA HORTOLANI

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 26/10/2023

2 MIN DE LEITURA

0
5

Com certeza você já se deparou com o impasse: mozzarella, mozarela, muçarela, mussarela...? Pois é, esse é um dilema antigo...Mas se o assunto fosse apenas gramatical, estaria mais fácil. Apesar da versão mussarela ser mais usual, ortográficamente o correto é muçarela. Porém tem muito mais envolvido, a começar pela matéria-prima. Ou seja, é feita com leite de vaca ou de búfala?

De origem italiana, mais especificamente no sudoeste da Itália, na região de Campânia, a mozzarella é feita a partir do leite de búfala com adição apenas de coalho e sal. Caracteriza-se por ser um queijo com fibras consideravelmente alongadas que formam filamentos que não se rompem. Após o processo de filagem, a massa, ainda quente, é moldada em formatos variados (bolas, tranças e outros.) e então é resfriado em água gelada. De forma geral, o produto demora de 4 a 6 horas para ficar pronto.

O leite de búfala devido ao seu elevado teor de gordura, proporciona textura e sabor exclusivos. O leite bovino apresenta teores médios de gordura de 3,5%, podendo chegar até 5% em raças específicas, como a Jersey. Já as búfalas produzem leite com alto teor de gordura, acima de 6,5%. Além disso o leite de búfala tem coloração branca, devido a ausência de beta-caroteno em sua composição, logo a mozzarella produzida tem o mesmo aspecto.

Na itália quando é produzido a mozzarella com leite de vaca, a denominação é outra. Este produto é conhecido por fiore de late. De forma geral para se produzir o fiore de late são necessários 12 litros de leite de vaca, enquanto a mozzarella requer apenas 6 litros de leite de búfala.

Vale destacar que a Mozzarella di bufala tem selo DOP (Denominazione di Origine Protetta - Denominação de Origem Protegida). Isso informa ao consumidor que a mozzarella atende as normas locais, ou seja, está sendo feita de acordo com a tradição, respeitando o processo de produção e ingredientes.

Outra curiosidade é que o teor de cálcio (%) é bem mais elevado quando comparado a outros queijos, como o Brie (18%) ou Camembert (39%). Na mozzarella o teor de cálcio é de 51%.

Entretanto, por ser um queijo macio e fresco, não tem digestão tão fácil quanto os queijos maturados. Pois nesses queijos há um “envelhecimento” e a caseína vai sendo, naturalmente, degradada em peptídeos e aminoácidos, os quais são mais fáceis de digerir. Além disso o teor mais elevado de gordura presente na mozzarella também influencia na ação do suco gástrico durante o processo de digestão. Para compensar, 100 g de mozzarella pode conter 22 g de proteina aproximadamente.

Mas e de onde surgiu a MUSSARELA?

Presente não só no Brasil, a mussarela se tornou a queridinha de muitos devido a sua facilidade de fatiabilidade e adequação em diversas receitas. Da mesma forma, nos EUA a mussarela produzida a partir do leite de vaca, permitiu uma melhor aceitação do produto para uso em lanches, pizzas, gratinados etc., devido ao seu excelente potencial de derretimento, por exemplo.

E aí? Você vai de mozzarella ou de mussarela?

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

BRUNA HORTOLANI

Zootecnista, mestre em Produção Animal. Pós-graduanda em Gestão da Qualidade, Higiene e Tecnologia de Leite e Derivados.
P&D na indústria e Consultora.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures