ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leite de búfalas como alternativa para indivíduos portadores da alergia a proteína do leite de vaca

POR LIBOVIS - UFRRJ

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/09/2022

4 MIN DE LEITURA

1
8

Atualizado em 22/09/2022

Atualmente o consumidor está cada vez mais seletivo com o que deseja comprar, optando por produtos mais saudáveis com alto valor nutritivo e de boa qualidade. Nesse sentido, a cadeia láctea desempenha uma grande importância, sendo o leite um dos alimentos mais nobres e com rica quantidade de nutrientes.

Contudo, muitas pessoas relatam certo desconforto gastrointestinal ao ingerir leite provenientes de vacas leiteiras, ou possuem alergia à proteína do leite e ainda, há um grupo de indivíduos que podem ser intolerantes à lactose.

Por conta de alguns desses fatores, o leite de búfala vem sendo uma alternativa para esses indivíduos, unindo nutrição e bem-estar.

Quando se trata da composição do leite bubalino, pouco se tem conhecimento sobre o assunto. O leite de búfala é o segundo mais consumido mundialmente e nas suas propriedades difere do bovino, pois contêm maiores teores de proteína, gordura, minerais como cálcio e fósforo, bem como maior teor de lactose.

A ausência de beta-caroteno no leite desses animais é outra característica notável, que confere cor branca peculiar. Este leite é cerca de 40% a 50% mais produtivo na elaboração de derivados (queijos, iogurte, doce de leite e etc.) que o leite de bovino. Além disso, o leite bubalino se destaca para o consumo de pessoas com alguns tipos de alergia.

A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é causada principalmente pela digestão da beta-caseína A1 no trato gastrintestinal humano e também no processamento do leite para fabricação de derivados (iogurtes e queijos) que tem como um de seus produtos finais um peptídeo bioativo a beta-casomorfina7 (BCM7). A BCM7 ativa os receptores opioides encontrados no trato gastrointestinal e no restante do corpo humano, sendo este composto o possível fator de risco para o aparecimento de várias doenças: problemas coronarianos, alergia, diabete mellitus tipo 1, entre outros.

Outras proteínas implicadas nas reações imunológicas, os principais alérgenos encontrados no leite além da caseína, são a alfa-lactoalbumina e a beta-lactoglobulina. A APLV é uma doença quase exclusiva dos lactentes e da infância, raramente sendo descrita na adolescência. Quando recomendado a exclusão deste alimento tanto para lactentes quanto para as mães durante a amamentação, logo ocorre a exclusão total de toda e qualquer dieta láctea, de qualquer espécie, por desconhecimento, considerando que ser for a APLV a reação alérgica é apenas a proteína da espécie bovina.

Trabalhos encontrados na literatura chamaram a atenção para os eventuais efeitos adversos das dietas de exclusão de leite para crianças. Foram descritos casos de hipocrescimento nas crianças que seguem uma dieta sem produtos lácteos e também suprimento calórico insuficiente, baixo suprimento de cálcio e sinais bioquímicos de nutrição inadequada em crianças com menos de quatro anos.

 A principal particularidade do leite de búfala em relação as alergias é a sua proteína, a beta-caseína, que ao contrário do leite de vaca que possui beta-caseína A1 e A2 o leite de búfala possui apenas a beta caseína A2.

Para o consumidor, a beta-caseína A2 possui somente os alelos A2 que quando são degradados no intestino não liberam a BCM7, substância que pode promover sintomas de desconforto gastrointestinal quando há ingestão do leite que a contem. Nesses casos o leite A2A2 apresenta melhor digestibilidade em indivíduos sensíveis ao alelo A1 da beta-caseína, podendo assim ser uma alternativa para esse público.

O ser humano é o único mamífero a prolongar a ingestão de leite ao longo de toda a vida. Atualmente, cerca de 35% da população produz lactase durante a vida adulta, e são capazes de ingerir grandes quantidades de lactose. Os 65% intolerantes à lactose conseguem se beneficiar do consumo do leite através de seus derivados.

Atualmente existem afirmações conflitantes sobre intolerância à lactose e alergia ao leite. Para uma dieta livre de beta-caseína A1, o consumo de lácteos de outras espécies como o búfalo é uma alternativa. Apresentar o leite bubalino as famílias é uma alternativa para nutrir crianças e demais indivíduos que são diagnosticados com alergia a proteína beta-caseína A1.

Mais estudos são necessários para a avaliação das propriedades do leite bubalino para os alérgicos e intolerantes, contudo destaca-se um mercado produtivo tanto para os consumidores quanto para os produtores, pois a vida produtiva de uma búfala é longa, podendo se estender até 24 anos. Possuem alta taxa de fertilidade, mais de 90% e a vida útil média é de 15 anos, sem queda representativa de desempenho.
 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.
 

Autores
Anna Carla Silva Cunha1
Raquel Rangel Teles Nunes1
Ana Paula Lopes Marques2

1?Discente e? 2?Orientador, Liga de Bovinos -?LiBovis Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,?UFRRJ

 

Referências

XIMENES, C. A. K. Proteína alergênica do leite: estudo exploratório sobre a β-Caseína A1 e A2 em búfalos leiteiros. 2019. Dissertação (Zootecnia) – Faculdade de Agronomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS.

DE OLIVEIRA, L. S. M. "Búfalas produzem naturalmente leite A2. 2020. Dissertação (Zootecnia) – Faculdade de Zootecnia, Universidade Federal do Bahia. Salvador, BA.

 

 

LIBOVIS - UFRRJ

A Liga de Bovinos, LiBovis, é um grupo de estudos constituído por alunos de graduação em Medicina Veterinária e áreas afins da UFRRJ. Tem como objetivos estudar, compreender e defender os interesses da bovinocultura contribuindo para sua valorização.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE HENRIQUE GORLA DA SILVA

REGISTRO - SÃO PAULO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 18/10/2023

Muito bom o artigo. Ótima linha de pesquisa para o crescimento da cadeia do leite de búfala.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures