ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Santiago do Norte rumo a uma agrossociedade

ESPAÇO ABERTO

EM 13/06/2019

1 MIN DE LEITURA

1
2

Por José Luiz Tejon Megido, mestre em Educação Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, doutor em Educação pela UDE/Uruguai e membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS)

Ao registrarmos histórias reais como a de Santiago do Norte, cidade localizada no norte de Mato Grosso, ficamos muito entusiasmados e tomados pelo que o genial autor Ariano Suassuna disse: “O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso”.

Conheci uma pessoa. Seu apelido é Caçula e seu nome é Odir José Nicolodi. Natural de Ibirubá, Rio Grande do Sul. Quando perguntei qual seu posto, cargo, posição, ele respondeu: “Sou um colono com minha família ajudando a criar uma cidade e desenvolver a agricultura familiar”. Onde? “Santiago do Norte, em Mato Grosso”. Caçula se orgulha de estar iniciando, ao lado de 3.000 habitantes, uma nova cidade. Uma agrossociedade nascendo a partir do agronegócio.

Para o Caçula, a agricultura familiar é sagrada. Leite, soja, milho... É um novo polo estratégico da logística do Brasil também. Acessar o Porto de São Luís, no Maranhão: a saída para o norte. E algo muito inteligente desse pessoal:  já nascem com a busca de agregação de valor.

Por exemplo, há uma agroindústria, a Fecularia de Mandioca, nobre produto que permite obter mais de 25 toneladas por hectare, que além da deliciosa mandioca, produz a farinha com a marca Santiago.

Exemplos como esse existem aos milhares, e aqui vai um pedido ao nosso Presidente que ama tuitar: um tuíte com esse exemplo do Caçula nas redes sociais. Pense: que bem isso nos faria, que autoestima isso nos daria? Então, em Santiago do Norte, Mato Grosso, surge um novo agronegócio, gerando uma agrossociedade a partir de pessoas pioneiras e corajosas da sociedade civil organizada.

Sem coragem não existe início de conversa. Tudo sempre será difícil, mas se é a visão que oferece o olhar da criação, é a coragem que a transforma em realidade. São 3.000 hoje, serão muito mais amanhã. Parabéns, Caçulas do Brasil.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ORLANDO SERROU CAMY FILHO

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/06/2019

Excelente Tejon, um centro urbano planejado a partir da produção rural, vocação dos pioneiros aliada a um projeto de desenvolvimento local voltado ao mercado nacional e internacional. A organização é plena em toda a cadeia produtiva, parecendo mais com uma linha de montagem, na qual, a sinergia está presente. Tudo isso mostra que a consciência colaborativa e o empreendedorismo geram frutos sadios e resistentes às intempéries do mercado e da política.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures