ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ureia para bovinos leiteiros?

CRUZADINHA

EM 18/11/2022

3 MIN DE LEITURA

0
5

O avanço da pecuária leiteira tem exigido cada vez uma alta produtividade. Aumentar a eficiência dos animais com alternativas nutricionais é uma opção que tem sido aderida por muitos produtores. 

Os ruminantes, de modo geral, necessitam de uma alimentação adequada e equilibrada de proteínas, energia, sais minerais e vitaminas para atender suas exigências nutricionais que estão diretamente ligadas ao seu desenvolvimento e produção. A alimentação compõe parte significativa dos custos da produção de leite e, sabendo disso, a procura por alternativas é comum.
 

O que é a ureia?  

A ureia é um composto nitrogenado não-protéico (NNP) que pode ser utilizado como alternativa para suplementação animal. Comparada com outras fontes de nitrogênio, a ureia é economicamente mais viável e, se utilizada de forma adequada, tem condições de manter bons níveis de produção. 

A ureia, quando ingerida, é hidrolisada em amônia, que é tóxica para todos os animais vertebrados. Mas os ruminantes conseguem utilizar essa amônia, graças à simbiose com microrganismos naturalmente presentes no seu rúmen-retículo, os quais empregam a amônia como substrato para a síntese de suas próprias proteínas. Quando esses microrganismos passam com o bolo alimentar para o abomaso e duodeno, são então digeridos pelo ruminante, que assim se beneficia da proteína microbiana, de alta qualidade.

A ureia pode ser considerada uma alternativa interessante, principalmente no período das secas, podendo ser fornecida em diferentes sistemas de alimentação, como por exemplo, associada ao sal mineral, em misturas múltiplas, com cana-de-açúcar, capim picado, silagem, concentrados e outros.
 

Vantagens da utilização de ureia

  • É uma tecnologia simples e acessível a qualquer produtor;
  • É uma fonte de nitrogênio não-proteico de baixo custo;
  • Possui baixo custo de implantação;
  • Reduz perdas de peso nos animais no período seco;
  • Mantém e/ou estimula a produção de leite.
     

Intoxicação por ureia

A intoxicação surge quando o animal ingere uma quantidade excessiva de ureia, ou quando não há a devida adaptação da flora microbiana ao uso da quantidade de ureia adicionada na dieta. Pode se dever também à falta de uma fonte de energia prontamente disponível no rúmen, pois a síntese de proteína microbiana é endotérmica, só ocorrendo quando há energia suficiente para tal.

Uma outra causa de intoxicação é a presença de água no cocho. A ureia tem alta higroscopicidade (capacidade de reter umidade) e o produto molhada deve ser descartado para que não seja ingerido pelos animais.

A intoxicação apresenta-se principalmente de forma aguda, quando a amônia proveniente da hidrólise da ureia se acumula no rúmen e passa para a circulação. 
 

Como fornecer ureia com segurança para bovinos?

  1. Introduza a ureia gradativamente;
  2. Após o período de adaptação, limite o fornecimento de ureia ao máximo de 30 g/100 kg de peso do animal/dia;
  3. Evite que o animal ingira a ureia em uma única dose diária;
  4. Evite introduzir ureia em lotes de animais famintos;
  5. A ureia também pode ser fornecida misturada ao concentrado ou junto ao sal mineral
  6. Para facilitar a mistura da ureia no volumoso, faça uma diluição dela em água, empregando quatro litros de água para cada 1 kg de ureia;
  7. Ao invés de ureia pura, utilize uma mistura de ureia com sulfato de amônio, na razão de 9:1;
  8. Procure fornecer também um concentrado energético;
  9. A proteína verdadeira, obviamente, é de melhor qualidade nutricional que a ureia.

Apesar das regras gerais acima expostas, não há uma "receita" única para o fornecimento de ureia aos ruminantes. As recomendações acima devem ser adaptadas caso a caso, e o bom senso deve prevalecer. Sempre procure um Médico Veterinário ou Zootecnista e siga as orientações do profissional. 

Acompanhe com atenção especialmente o consumo voluntário dos animais. Diante de uma súbita e acentuada redução do consumo voluntário, ou diante de sintomas de intoxicação, suspenda o fornecimento de ureia. 

Agora que você já está por dentro de alguma dicas sobre a utilização da ureia na alimentação dos ruminantes, que tal responder essa cruzadinha para fixar o conhecimento? 

Confira dicas e mais informações nesses artigos:

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures