ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sucessão familiar: a transferência para próxima geração

CRUZADINHA

EM 26/05/2023

4 MIN DE LEITURA

0
5

A frase “Pai rico, filho nobre, neto pobre” amedronta muitos produtores que se veem envelhecendo e se questionando como e para quem deixar tudo que foi construído com tanto suor. Em qualquer momento, os negócios administrados por uma família além do patrimônio precisarão ser transferidos para a próxima geração e, é isso que chamamos de sucessão familiar

Esse processo de transferência é um passo crucial na continuidade e sustentabilidade dos empreendimentos, pois envolve passagem e troca de conhecimento, além de exigir muita maturidade e acolhimento de uma geração e outra. 

No Brasil, segundo o IBGE, 90% das empresas seguem o modelo familiar. No entanto, 70% não sobrevivem à geração do fundador (filho nobre) e ainda, para aquelas que conseguem, apenas 5% chegam à 3ª geração (neto pobre). Desafiador, não é mesmo? 

No Agro, a sucessão familiar apresenta desafios únicos devido à natureza do setor que envolve a gestão de recursos, partes financeiras, logísticas e técnicas agrícolas. Além, de envolver a forte conexão emocional e histórica das famílias com suas terras e atividades, sentimento o qual pode influenciar todo um processo de sucessão. 

As gerações anteriores tinham poucas opções a seu dispor, não haviam muitas universidades, as carreiras se resumiam a pouquíssimos cursos, os negócios na cidade não eram tão atrativos e estar na terra acabava sendo o único futuro possível para filhos e netos de produtores rurais ao longo dos séculos. Porém, com o dinamismo atual e a complexidade do mundo moderno atrair jovens para encabeçar os negócios de seus pais é um grande desafio.

Como resolver a sucessão familiar no agronegócio? 

Na prática, a sucessão familiar envolve um planejamento cuidadoso e a implementação de estratégias adequadas, veja abaixo alguns pontos que podem ajudar no processo: 

  • Comece o planejamento de sucessão o mais cedo possível, para que assim, haja tempo para conversas mais abertas e transparentes entre a família. Dessa forma, é possível que todos expressem seus desejos, preocupações e expectativas. É um tema difícil de ser tocado, pois envolve relações familiares complexas, planejamento de um futuro sem um ente querido, são conversas difíceis mas necessárias. Deixar de falar do assunto não vai resolver, vai apenas postergar mais e mais decisões importantes.

  • Avalie os “herdeiros” interessados em assumir a gestão, e considere suas habilidades individuais, experiência, interesse e comprometimento. É válido ressaltar que nem todos precisam estar diretamente envolvidos na prática, alguns podem ter um perfil para área de marketing, recursos humanos e afinidade com a área financeira, por exemplo. O mais importante é a vontade de se aproximar e se capacitar como gestor do negócio. Não se fixe ao fato de um filho psicólogo e não veterinário, por exemplo, estar interessado em levar a fazenda adiante. O ponto crucial é que independente da formação curricular, o herdeiro esteja disposto a se moldar ao negócio e entendê-lo profundamente

  • Proporcione oportunidades de capacitação e educação para que os sucessores possam adquirir boas habilidades. Aqui, inclui cursos, treinamentos e estágios, além obviamente de possibilitar o acompanhamento do dia a dia como rodar todos os dias todos os setores da fazenda, descer na ordenha, medicar vacas, tratar vacas, conversar com funcionários. Essa aproximação vai gerar no herdeiro muito mais conexão com a fazenda, funcionários e rebanho. Ninguém aprende a ser gestor numa sala de aula, mas sim no chão de fábrica, no curral, observando tudo e formando suas próprias impressões

  • Em vez de uma transição abrupta, considere implementar um plano de transição gradual, permitindo que os envolvidos tenham experiências e assumam responsabilidades progressivamente. Isso pode levar anos e por isso a conversa inicial deve ser precoce. Quanto mais tempo o herdeiro tiver junto a operação e mais situações ele for exposto, mais fácil será ir assumindo funções e se habituando a elas.

  • Recomenda-se buscar assistência de profissionais especializados em sucessão familiar e agronegócio. Consultores financeiros, advogados, contadores podem oferecer conhecimentos e orientações valiosas para garantir uma transição bem-sucedida, especialmente quando envolve muitos filhos com diferentes funções Como mencionado nem todos precisam efetivamente estar no dia a dia do negócio, alguns podem entrar apenas como investidores outros como funcionários remunerados no negócio também.

Diante disso, precisamos antes de mais nada, pensar que cada caso é único e o processo de sucessão familiar deve ser adaptado às necessidades e circunstâncias específicas de cada família. Lembre-se que quando jovem você pensava como jovem e agora mais maduro seu pensamento mudou. Acolha, responda as dúvidas, mostre que há ganhos em levar o negócio adiante.

É um tema vasto e levaríamos dias para trazer as reflexões necessárias, portanto se você quer se aprofundar no assunto e entender sobre governança e empreendedorismo 4.0, não perca tempo! Clique aqui e acesse o conteúdo gratuito em parceria com a Pecsmart, no EducaPoint!

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre sucessão familiar, que tal responder a cruzadinha para fixar o conhecimento? 

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures