ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quais as doenças mais frequentes no rebanho leiteiro?

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

CRUZADINHA

EM 11/11/2022

3 MIN DE LEITURA

0
7

bem-estar animal e a saúde do rebanho são fatores fundamentais que garantem a eficiência  da produção de leite.

Manter os animais saudáveis, além de garantir a produtividade, também evita prejuízos financeiros e despesas extras com veterinário e medicamentos. Por isso, é necessário sempre estar ateno para o estado do rebanho e conhecer as doenças o atingem com mais incidência.
 

Quais são as principais doenças que acometem o rebanho leiteiro?
 

Mastite 

A mastite bovina é a inflamação da glândula mamária das vacas de leite, causada por microrganismos que podem ser de origem ambiental ou contagiosa, responsáveis por causar diversos tipos da doença.
 

Febre Aftosa

A Aftosa é uma doença infecto-contagiosa (altamente contagiosa) ocasionada por vírus que ataca animais biungulados e se caracteriza por produzir lesões vesiculares e quadro febril. É tipicamente uma doença de rebanho.

Existem sete tipos de vírus que podem causar a Aftosa e cada tipo de vírus possui vários sub-tipos. Os sintomas de cada tipo de vírus são iguais, sendo que apenas o exame laboratorial pode diferenciá-los.
 

Brucelose 

A brucelose é uma doença bacteriana contagiosa que afeta diferentes espécies animais e a população humana. No Brasil, o agente causador da brucelose bovina é a bactéria Brucella abortus. 

Os principais sintomas da brucelose bovina são:

  • Abortos no terço final da gestação;
  • Natimortos ou nascimento de crias fracas;
  • Aumento no intervalo entre partos;
  • Dificuldade para emprenhar;
  • Retenção de placenta;
  • Inflamação dos testículos e baixa qualidade do sêmen;
  • Diminuição da produção de leite e carne.
     

Tuberculose bovina

tuberculose bovina é causada pelo Mycobacterium bovis (M. bovis) e é responsável por perdas econômicas significativas além de constituir uma das mais importantes zoonoses de relevância para a saúde pública. A principal via de transmissão do agente é a aérea, sendo a inalação de aerossóis a mais comum. O contato direto (focinho com focinho) com secreções nasais e a ingestão de leite cru de animais infectados também constituem possíveis vias de transmissão, esta última especialmente importante quando consideramos a infecção de animais jovens.

Os principais sintomas da tuberculose em bovinos são:

Tristeza Parasitária Bovina

A TPB é uma doença hemolítica que possui agentes etiológicos diferentes (Babesia bovisBabesia bigemina e Anaplasma marginale) com sintomatologia parecida. O Babesia bovis e o Babesia bigemina é um protozoário, o qual é transmitido por carrapatos e agulhas e tem seu período de incubação de 7 a 20 dias, causando a Babesiose. Já a Anaplasma marginale é uma ricketzia, é transmitida por carrapatos, moscas e agulhas e seu período de incubação é de 14 a 40 dias, provocando a Anaplasmose.
 

Tripanossomose 

tripanosomose ou tripanossomose bovina é uma doença que causada pelo protozoário Tripanosoma vivaxOs animais apresentam anemia, perda de peso, queda na produção de leiteabortosproblemas reprodutivos, alterações neurológicas e mortes, gerando grandes prejuízos econômicos. 

 

Timpanismo

Timpanismo é o acúmulo de gases que resulta em uma distensão acentuada do rúmen e retículo (compartimentos do estômago dos ruminantes). É uma condição comum em ruminantes e pode ser conhecido como empanzinamento ou meteorismo ruminal.
 

Cetose 

A cetose e o fígado gorduroso são transtornos metabólicos oriundos de alterações no metabolismo de lipídios e carboidratos em vacas de leite, principalmente durante o período de transição.

cetose clínica é definida por elevada concentração sanguínea de corpos cetônicos (β-hidroxi-butirato ou BHBA > 27 mg/dL), associado com hipoglicemia (glicose < 45 mg/dL) e sinais clínicos da doença como: falta de apetite, anorexia, atonia ruminal, fezes secas, queda na produção de leite e sinais neurológicos como letargia, agressividade e excesso de movimentação de cabeça e língua. 

Já a cetose subclínica define-se por excesso de corpos cetônicos no sangue (BHBA > 12 mg/dL), porém sem apresentação dos sinais clínicos descritos anteriormente. Por não apresentar sinais clínicos, a cetose subclínica pode trazer dificuldades para o diagnóstico.

Depois de termos uma breve explicação sobre quais são as principais doenças que acometem o rebanho leiteiro, que tal preencher essa cruzadinha para fixar o conhecimento? Não esqueça de conferir as dicas no artigo! wink

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures