carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Interleite Brasil 2017 foi o maior já realizado

postado em 10/08/2017

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Os preços de leite em queda em uma época em que normalmente se elevam e a situação econômica do país não foram suficientes para impedir que o maior Interleite desde 1994 fosse realizado em Uberlândia, MG, em 2 e 3 de agosto.

Foram quase 1000 participantes efetivamente presentes, sem contar os 150 que participaram do Fórum MilkPoint Mercado, no dia 01, e os quase 200 que atenderam ao jantar dos 100 maiores produtores de leite do país, na noite do dia 01, véspera do evento principal.

“Sem dúvida, o fato de termos um histórico, uma marca, os canais de divulgação e patrocinadores e apoiadores que são essenciais para o evento, ajuda muito. Mas é preciso reconhecer, acima de tudo, que o setor passa por um processo acelerado de transformação, em que a intensificação da produção, o aumento de escala e a gestão são cada vez mais prevalentes”, avalia Marcelo Pereira de Carvalho, diretor da AgriPoint, empresa responsável pelo evento.

Participaram da mesa de abertura os seguintes profissionais: Walkiria Naves - secretária da Agropecuária, Abastecimento e Distritos de Uberlândia; Marcelo Candiotto Moreira de Carvalho - Presidente da CCPR; Ronaldo Scucato - Presidente da OCEMG; Vicente Nogueira Netto – Coordenador da Câmara Temática de Leite na OCB; Luiz Carlos Rodrigues - Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando; Ludovico da Riva – Coordenador Nacional de Leite e Derivados do Sebrae Nacional; Cleber Oliveira Soares - Diretor-Executivo de Transferência de Tecnologia - Embrapa; Paulo do Carmo Martins – Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite; Thiago Bianchi Silveira – Diretor do Sindicato Rural de Uberlândia - CAMARU e Marcelo Pereira de Carvalho - CEO da AgriPoint. 

mesa de abertura Interleite Brasil 2017
Mesa de abertura Interleite Brasil 2017 

público participante Interleite Brasil 2017
Público participante do Interleite Brasil 2017 

Neste ano, o Interleite mesclou apresentações de produtores de leite com apresentações técnicas com aplicação direta, sempre com um formato objetivo, de 25 minutos. Com isso, nos dois dias de eventos, os participantes puderam assistir a 22 apresentações, além de vários espaços para perguntas e oportunidades de relacionamento com outros participantes, refletindo em um ganho adicional, considerando a qualificação do público presente.

“O fato de ser um evento realizado em uma região produtora de leite, com um programa voltado para o produtor e para o técnico e também levando em conta que é um evento que fala de temas que interessam à cadeia toda, incluindo cooperativas e laticínios, um dos principais atrativos do Interleite é justamente quem vai: gente interessada em evoluir, e pessoas que têm efetivamente a capacidade de transformação da realidade em suas regiões”, explica Marcelo. “Por isso, o Interleite é aquele evento em que todos anotam na agenda para ir”, conclui.

Neste ano, o perfil do público presente foi o seguinte: 39% técnicos, 22% produtores, 12% executivos, 7% estudantes, 3% laticínios, 8% empresas de insumos e 8% outros.

participantes Interleite Brasil 2017

Com relação aos estados presentes, 501 participantes eram de Minas Gerais, 180 de Goiás, 119 de São Paulo, 31 de Tocantins, 15 do Paraná, 11 do Distrito Federal, 10 do Mato Grosso, 8 da Bahia, 6 do Mato Grosso do Sul, 4 do Rio Grande do Sul, 3 do Ceará, 2 do Rio de Janeiro e 1 do Espírito Santo.

participantes Interleite Brasil 2017

Outra característica do Interleite é sempre trazer temas novos para o setor. Nesta edição, não foi diferente. No primeiro dia, foram abordados temas como fundos de investimentos aplicando capital na produção primária de leite; mudanças em curso na agricultura brasileira; por que investir no leite como atividade produtiva; como o leite pode ser estratégico como diversificação da produção de fazendas com agricultura profissionalizada; quais os desafios de produtores que começaram do zero; como trabalhar a gestão de pessoas com eficiência; e o que realmente condiciona a rentabilidade da atividade no Sudeste e no Centro-Oeste.

Uma das apresentações que mais chamou a atenção no público foi a do produtor Fernando Gavaia, engenheiro de alimentos e que, com sua esposa publicitária, assumiram um projeto de produção em Lagoa da Prata, MG, com o objetivo de aproximar o produtor do consumidor. “Queremos ser a fazenda do futuro”, falou ele, indicando o objetivo de ser reconhecido como uma propriedade que produz leite de qualidade e investe em conforto animal. É o produtor atuando em marketing.

O segundo dia do evento foi aberto com um painel sobre inovação, sempre uma marca do evento. A geração híbrida de energia a partir de biogás e energia fotovoltaica em fazendas de leite foi um dos temas abordados, bem como a criação de uma estrutura para inovação em fazendas de leite. A sensação do painel de inovação foi a vaquinha do concurso Ideas for Milk 2017, que foi lançado nesse painel pelo Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins.
 
Vaquinha do concurso Ideas for Milk 2017
Vaquinha do concurso Ideas for Milk 2017

Neste dia, o Interleite foi palco das palestras técnicas aplicadas sobre gestão da colostragem em bezerras, novas alternativas para secagem de vacas, novos conceitos em produção de silagem, tripanossomíase, compost barn em sistema de ventilação cruzada e estratégias para melhorar a reprodução em condições desafiadoras de ambiente.

O Interleite terminou em grande estilo, com 3 produtores que obtêm resultados excelentes a partir de gestão primorosa. O depoimento da produtora Marielle Assis emocionou o público. “Pensei em abandonar tudo, ao perceber que por mais que fazia, não obtinha os resultados que precisava. Somente quando investi em gestão é que comecei a entender o meu negócio”, desabafou.

“Existem muitos bons eventos de leite no Brasil e é sempre um desafio se manter em destaque. Por isso, o Interleite é trabalhado para ser um evento inspirador, que está totalmente alinhado a nossa visão de futuro da atividade”, finaliza Marcelo.

O Interleite Brasil 2018 já tem data definida: 8 e 9 de agosto, em Uberlândia/MG

Interleite Brasil 2017

Interleite Brasil 2017

Interleite Brasil 2017

Interleite Brasil 2017
Momentos de networking

Interleite Brasil 2017
Professor José Luiz Vasconcelos “Zequinha”, ganhador do Prêmio Vidal Pedroso de Faria

Os patrocinadores do evento neste ano foram os seguintes: 

Realização: AgriPoint
Patrocínio Master: CCPR/Itambé 
Patrocínio Diamante: Ceva, Delaval/Trouwn, Elanco, OCB, OCEMG e Syngenta. 
Patrocínio Platina: Ab Vista, Bayer, CRV Lagoa, Inabor, Lallemand, Ouro Fino, Phibro, Pioneer, SEBRAE, Tortuga e Vetoquinol 
Apoio: Adiseeo, CALU, CAMARU, Centroleite, Conavet, Girolando, ICC, Invitro, Prefeitura de Uberlândia, Revista Balde Branco, Revista Mais Leite, Revista Mundo do Leite e Sistema FAEG. 
Outros: AJAGRO e Esalq Lab 

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

FERNANDO S GAVAIA

Belo Horizonte - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 12/08/2017

Um evento que trouxe muito aprendizado e troca de experiencias. Mais uma vez vou dizer, PARABENS a MILKPOINT por incentivar e promover a melhoria deste nosso setor. Conte com a CASA DE LEITE, sempre que precisarem pois este também é o nosso CONCEITO.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade