ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nossa Comunidade: Margaretha Elizabeth Borger, Leonardo Cornélio Borger e Anna Christie De Geus - uma parceria que deu certo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/08/2012

2 MIN DE LEITURA

8
0
Em Carambeí -PR, três produtores descendentes de holandeses decidiram se unir e apostar em uma parceria para a produção de leite. Margaretha Elizabeth Borger, seu irmão Leonardo Cornélio Borger e sua prima Anna Christie De Geus estão juntos no negócio há 12 anos em busca de um objetivo comum: a excelência na produção leiteira!


Os produtores Margaretha Elizabeth Borger, Leonardo Cornélio Borger e Anna Christie De Geus (da esquerda para direita)

Na época cada um contribuiu com uma propriedade (Chácara Tjemara, Chácara Garenne e Chácara das Flores). Mas para complementar, arrendaram mais uma pequena área. E foi assim, com aproximadamente 220 hectares voltados para a produção leiteira que alcançaram os 5.000 litros/dia. Além do leite, a parceria inclui agricultura, pois no verão também produzem milho e soja.

No início ordenhavam apenas em uma propridade, mas como a atividade começou a crescer, foi necessário providenciar mais uma sala de ordenha e atualmente ordenham 190 animais, divididos em duas propriedades, sendo uma com 70 animais e outra com 120 animais.


Chácara Garenne - Sala de ordenha para 70 animais

A maior parte do rebanho é Holandês Preto e Branco, com presença também do Vermelho e Branco e apenas 1/5 é Jersey.


Chácara Tjemara - Anna e seu rebanho

Os animais são criados em sistema de semi-confinamento, o trato todo é feito no cocho, mas os animais tem livre acesso ao pasto. Os parceiros estão investindo em estruturas e em pouco tempo a propriedade estará trabalhando sob confinamento.


Chácara Tjemara - Construção do confinamento (pré-moldado)

Apesar de haver divisão de atividades entre as propriedades, o leite é vendido em nome da parceria. E não é só na venda do leite que se comportam como tal. Tudo é feito como se fossem um único produtor e tanto as receitas quanto os custos são divididos igualmente entre os três.

A gestão e as responsabilidades também respeitam o princípio da igualdade. Anna Christie fica responsável pela administração, Leonardo cuida da agricultura (plantio dos pastos, soja e milho) e Margaretha fica com as compras e mantém a união dos parceiros.

Além deles, funcionários contratados e mais alguns familiares trabalham nas fazendas, como é o caso do sobrinho Nicholas - responsável pela leiteria de 70 animais - e mais algumas sobrinhas que auxiliam na parte administrativa. Contam ainda com a assistência técnica completa oferecida pela cooperativa a qual fazem parte, a Cooperativa Batavo.

O segredo do sucesso da parceria segundo Anna Christie é gostar do faz "Estamos satisfeitos com a atividade leiteira. Quando a gente gosta, a gente veste a camisa e encara todas as dificuldades!"


Chácara Garenne - Rebanho no pasto


Chácara das Flores - Criação de animais jovens e vacas secas


Chácara das Flores - Criação de animais jovens e vacas secas

A matéria é da Equipe MilkPoint.

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/09/2012

Prezado Guilherme Gonçalves: Inexiste lugar no mundo em que não seja viável o sistema de reclusão integral de bovinos de leite, excluindo-se, por óbvio, os Polos Sul e Norte (rsrsrs). Temos criação confinada no Canadá e nos Estados Unidos da América (com temperaturas em torno de cinquenta graus negativos) e no Deserto do Saara (com temperaturas acima de quarenta graus positios), caso de Israel, com volume e qualidade impressionantes.


Gostaria de saber como andam os empreendimentos daí do Ceará em face da enorme seca que assola a região. Com o sistema confinado pouco há de afetação em face dos rigores climáticos, mas, a campo, não há como não contabilizar prejuízos. Soja, Milho, Amendoim, Caroço de Algodão, podemos trazer de outras regiões, mas capim e água, não.


Quanto ao sistema de média de lactação, perdoe-me, mas, com a moderna pecuária de escala de produção, este se torma imprescindível e dita, de forma indene de dúvidas, os rumos do negócio. Desafio a você a provar que uma vaca de quarenta e cinco litros/dia seja menos lucrativa do que uma de vinte. Mesmo porque, estamos a falar de eficiência e, portanto, as experiências que não são bem conduzidas não nos servem de exemplo.


Um abraço,


GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO


FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG


=HÁ SETE ANOS CONFINANDO QUALIDADE=
GUILHERME GONÇALVES

FORTALEZA - CEARÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 31/08/2012

Parabéns às primas Anna e Margaretha, que tive o prazer de conhecer na viagem à Holanda, pelo belo trabalho.

Quanto ao comentário do Guilherme Franco, temos que entender que o Ceará está inserido em uma região totalmente distinta do Paraná, e o sistema mais adequado para o Paraná nem sempre será o mesmo para o Ceará.

Temos aqui Fazendas que apresentam alta rentabilidade em sistema de pastejo com suplementação no cocho, o que comprova a eficácia deste sistema. E média de lactação nem sempre é sinônimo de rentabilidade, podemos ter o mesmo lucro por vaca com produções mais baixas, tudo depende do sistema de produção e da gestão do negócio.

Abraço às Primas e parabéns à Bia pelas matérias que tem publicado.

Guilherme Gonçalves
ANNA CHRISTIE DE GEUS

CARAMBEÍ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/08/2012

Maria Beatriz,

Você foi fiel ao que lhe contamos sobre a nossa parceria e montou a reportagem com muita perspicácia. Parabéns! Ficamos bem satisfeitos.

Vai aí o nosso muito obrigado.

Abraços,

Margaretha, Leonardo, Anna
TERESA JÁCOMO BALESTRA

INHUMAS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/08/2012

Margaretha e Anna,

Parabéns.


Desejamos a vocês muito sucesso na atividades, pois são grandes guerreiras.


Um grande abraço,


Teresa e Adriano
CAMILLO F.C. CANELLA FILHO

VARGINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/08/2012

Parabéns Margaretha e Anna, estou com muita vontade de ir aí no Paraná  e vistar vocês e o Sr. Hans e o Herman. Muito bacana a reportagem e sucesso para vocês.


Um abraço do amigo da viagem da Holanda.


Camillo Francesco Cesare Canella Filho.


Bia parabéns pela reportagem ficou ótima.
MAURO GONÇALVES

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 09/08/2012

Parabéns aos proprietários pelo desempenho demonstrado. Reforço a frase " Quando a gente gosta, a gente veste a camisa e encara todas as dificuldades!" ,  se bem que,  não seria mal se os governantes lembrassem que que existem produtores de leite no Brasil.

Um grande abraço a Margaretha e a Anna.
HERMENEGILDO DE ASSIS VILLAÇA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 09/08/2012

    O pequeno prodotor não desaparecerá, com muitos alegam. Desaparecerão, os ineficientes,sejam pequenos,médios ou grandes. Pequenos, como no caso em pauta ,unidos,tornam-se grandes e  eficientes. No Brasil tem lugar para todos.    O importante é a gestão;seja na cria, recria,produção e comercio ; em separado ou em conjunto.  Nunca se esquecendo que  QUALIDADE é a alma do negócio,principalmente quanto ao produto final:LEITE.
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/08/2012

Prezados Senhores: Este modelo de produção, notem, é bem mais eficiente e rentável do que aquele do interior do Ceará. Verifiquem, somente, o número de animais em lactação e o volume produzido. Parabéns aos parceiros aqui descritos. A opção pelo confinamento integral irá, de forma indene de dúvidas, ampliar sobremaneira a produtividade.

GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG

=HÁ SETE ANOS CONFINANDO QUALIDADE=

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures