ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fase do ciclo estral em que se inicia o protocolo Ovsynch pode afetar taxa de concepção

POR JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 16/06/2000

4 MIN DE LEITURA

0
0

José Luiz Moraes Vasconcelos

O objetivo deste experimento foi avaliar se a fase do ciclo estral ao se iniciar o protocolo "Ovsynch" influencia a taxa de concepção aos 28 dias e a taxa de mortalidade embrionária entre 28 e 98 dias.

Foram avaliadas 404 vacas Holandesas em lactação, com média de produção de 11000 a 13000 kg de leite por lactação e que receberam a primeira aplicação de GnRH do protocolo "Ovsynch" em dias conhecidos do ciclo estral. Os dias do ciclo estral foram divididos pela expectativa da presença de folículos ovulatórios maiores (dias 1 a 4 e 14 a 21) ou menores (dias 5 a 13) que a média (15,4mm no dia da aplicação da PGF2a ou 18,2mm no dia da segunda dose de GnRH).

O grupo envolvendo ovulação de folículos menores apresentou maior concentração sérica de progesterona no dia da primeira aplicação de GnRH (2,4 ( 0,1 vs. 1,1 ( 0,3 ng/ml) e da aplicação da PGF2a (3,0 ( 0,2 vs. 1,8 ( 0,2 ng/ml) do que o grupo apresentando ovulação de folículos maiores, embora não fossem observadas diferenças no dia da segunda aplicação de GnRH (0,3 ( 0,1 vs. 0,4 ( 0,1). Ainda, o grupo de vacas com expectativa de ovulação de folículos maiores apresentou menor taxa de prenhez por IA aos 28 ou 98 dias após a IA, do que o grupo de vacas com expectativa de ovulação de folículos menores (Tabela 1).

Além disso, observou-se uma taxa de perda de prenhez numericamente superior no grupo de vacas com expectativa de ovulação de folículos maiores.

 



Os folículos ovulatórios foram maiores nas vacas que receberam a primeira dose de GnRH do protocolo "Ovsynch" no inicio (dias 1 a 4 ) ou final (dias 17 a 21) do ciclo estral, ao passo que, vacas tratadas nas fases intermediárias do ciclo estral (dias 5 a 13), apresentaram folículos ovulatórios menores. Esta diferença pode ser devido ao efeito dos elevados níveis de progesterona na secreção de LH e crescimento folicular. Verificou-se que o grupo com expectativa de folículos ovulatórios maiores apresentaram menor taxa de prenhez por IA (dias 28 ou 98 após a IA) quando comparado ao grupo com expectativa de folículos ovulatórios menores e tendência para maior perda de prenhez.

Estes resultados são consistentes com os de outros estudos, nos quais baixos níveis de progesterona pré IA estiveram associados à baixa fertilidade. Redução acentuada da fertilidade foi observada quando vacas ovularam folículos persistentes produzidos diante de baixas concentrações de progesterona. A redução da fertilidade destes folículos persistentes pode também ser devido à ativação prematura do oócito, apesar de não se poder descartar o efeito de baixos níveis de progesterona no meio uterino. Com estes dados, pode-se afirmar que a fase do ciclo estral ao se iniciar o protocolo "Ovsynch", exerce influência sobre o tamanho do folículo ovulatório e a fertilidade.

Muitos estudos têm mostrado que a produção de leite influencia negativamente a taxa de concepção (NEBEL & McGILLIARD, 1993). Os resultados aqui obtidos permitem uma possível interpretação do efeito da produção de leite sobre a taxa de concepção de vacas leiteiras. A produção de leite aumentou o tamanho do folículo ovulatório e também reduziu a concentração sérica de progesterona no 16º dia após a segunda aplicação de GnRH do protocolo "Ovsynch", Portanto, se a produção de leite aumenta o tamanho do folículo ovulatório, poderá haver redução da taxa de concepção associada a maior estimulação do oócito; além disso, devido a menor concentração de progesterona pós IA, poderá haver redução do desenvolvimento do embrião e de sua sobrevivência. O aumento do tamanho do folículo em função do aumento da produção de leite não está claro, mas pode estar relacionado ao aumento da freqüência de pulsos de LH, associado à menor concentração de progesterona. A redução da concentração de progesterona em vacas de maior produção pode ser devida ao aumento no metabolismo da progesterona. Vacas de maior produção de leite têm maior ingestão de matéria seca e tem sido demonstrado que a concentração nutricional da dieta tem relação inversa com a concentração sérica de progesterona, sendo este fato possivelmente decorrente do aumento do fluxo sangüíneo para o fígado, combinado com a alta eficiência do fígado (96%) em metabolizar a progesterona.

Implicações:

Alguns laboratórios estão testando esta hipótese e estão avaliando o efeito de duas aplicações de PGF2a em intervalos de 11 a 14 dias antes do inicio do protocolo Ovsynch na taxa de concepção e têm obtido resultados compatíveis aos deste estudo ou seja, em torno de 10% a mais na taxa de prenhez, já que os animais neste protocolo proposto estariam recebendo a primeira aplicação do protocolo Ovsynch na fase intermediaria do ciclo estral. Caso esta hipótese venha a ser confirmada, a sua implantação poderá resultar em aumento na taxa de concepção quando se utiliza o protocolo Ovsynch.

fonte: MilkPoint

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures