ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estratégias para aumentar as taxas de concepção e de prenhez em vacas leiteiras

POR JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 23/06/2000

2 MIN DE LEITURA

1
0

José Luiz Moraes Vasconcelos

O protocolo Ovsynch envolve 3 injeções: GnRH - 7d - PGF2a - 2d - GnRH e sincroniza o momento da ovulação de vacas leiteiras em lactação, em um período de 8h, 24 a 32h após a segunda aplicação de GnRH, permitindo a utilização de IA em tempo pré-determinado. Desta forma, aumenta a taxa de prenhez por inseminar maior número de vacas, ou seja, por retirar o efeito de falhas na detecção do estro. No entanto, não há aumento da taxa de concepção.

No radar anterior "Fase do ciclo estral em que se inicia o protocolo Ovsynch pode afetar taxa de concepção", foi mostrado que o tamanho do folículo ovulatório e a fase do ciclo estral em que as vacas receberam a primeira injeção de GnRH influenciam a taxa de concepção.

Com estas informações, dois laboratórios nos EUA acrescentaram ao protocolo Ovsynch o conceito de pré-sincronização ou seja, o de ter maior número possível de vacas entre os dias 7 e 10 do ciclo estral no momento da primeira injeção de GnRH.

As estratégias utilizadas foram aplicação de uma ou duas injeções de PGF2a antes da primeira injeção de GnRH do protocolo Ovsynch. É importante salientar que a injeção de PGF2a deve ser aplicada com 12 dias antes do primeiro GnRH do protocolo Ovsynch, para que a maioria dos animais esteja entre os dias 7 e 10 do ciclo estral.

O resultado com apenas uma aplicação de PGF2a 12 dias antes do primeiro GnRH do protocolo Ovsynch em comparação com vacas que receberam o protocolo Ovsynch em dias aleatórios do ciclo estral foi um aumento de 8% na taxa de prenhez (estudo da Universidade de Kansas, EUA, com 706 vacas).

Quando se fez duas aplicações de PGF2a com intervalos de 14 dias entre elas e de 12 dias entre a segunda PGF2a e o primeiro GnRH, o aumento da taxa de prenhez foi de 11 a 15% (Universidade da Flórida com 543 vacas) em comparação com vacas que receberam o protocolo Ovsynch em dias aleatórios do ciclo estral.

Outra estratégia para aumentar as taxas de concepção e prenhez é, no dia do diagnóstico de gestação, ao invés de aplicar PGF2a nas vacas vazias, começar o protocolo Ovsynch, pois esta estratégia irá garantir que as vacas diagnosticadas vazias irão estar inseminadas em 10 dias. Se alguma vaca mostrar cio antes do segundo GnRH, deve ser inseminada no esquema tradicional, parando com o protocolo.

Quais os resultados com este procedimento?

A Tabela abaixo mostra que a taxa de prenhez foi boa (45%) nas vacas que receberam o protocolo Ovsynch após serem diagnosticadas vazias pela primeira vez, porém as taxas diminuíram após a segunda IA, provavelmente por estes animais apresentarem menor fertilidade.

fonte: MilkPoint

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WALDIR CARLOS PEREIRA

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS

EM 05/01/2009

Tenho 93 vacas aneloradas. No ano passado, 50% das vacas pariram. Uso processo de monta natural. Com elas estão seis touros. Gostaria de saber por que a taxa de nascimento foi tão baixa. O pasto é colonião bem formado. A temperatura média é 23 graus. A terra é quente. Gentileza enviar-me alguma sugestão para melhorar o índice de nascimento.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures