O gerente regional de marketing para alimentos e nutrição da Novozymes, Martin Lindegaard, disse que embora o dispositivo, chamado LactoMonitor, não tenha a intenção de substituir análises de controle de qualidade mais sofisticadas, ele oferece uma forma simples e precisa de tirar medidas durante a produção.
“A produção de produtos com baixa lactose requer uma forma de determinar a lactose no leite sob condições de produção. O desafio é que os métodos atuais requerem equipamentos caros, técnicos e equipes treinados. O LactoMonitor oferece uma ferramenta conveniente e barata, mas precisa, para a produção de produtos lácteos com baixa lactose”, disse Lindegaard, acrescentando que os usos atuais são para leite fresco e UHT, mas outros potenciais usos estão sendo investigados.
Para remover a lactose dos produtos lácteos, uma enzima é adicionada ao leite, que quebra a lactose em glicose e galactose, até que não haja mais lactose no leite. O LactoMonitor funciona medindo os níveis de glicose, ao invés de lactose.
“Nossos clientes podem usar o LactoMonitor para medir rapidamente os níveis de glicose no leite. O processo tem sido eficaz: quanto mais glicose, menos lactose no leite”, disse a especialista em tecnologia industrial da Novozymes, Flurina Schwander.
De acordo com Lindegaard, o dispositivo será especialmente útil em regiões em desenvolvimento onde o mercado de produtos sem lactose está cada vez mais atraente, à medida que oferece margens maiores – mas onde os produtores não têm acesso a equipamentos de laboratório avançados. A Novozymes estará mostrando seu novo dispositivo na FiE em Paris, de 1 a 3 de dezembro.
Fonte: Dairy Reporter.
