Arla Foods busca patentear método de produto lácteo semelhante a tofu

A Arla Foods requisitou patentear um método para produzir um produto semelhante ao tofu, mas feito com leite bovino e proteína do soro do leite.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Arla Foods requisitou patentear um método para produzir um produto semelhante ao tofu, mas feito com leite bovino e proteína do soro do leite.

O método produz um produto com “consistência, sabor e aparência similares e é adequado para as mesmas aplicações que o tofu feito à base de soja”, informa a requisição de patente, registrada pela Arla Foods em julho de 2014.

O tofu, que é amplamente consumido na Ásia, é feito coalhando o leite de soja, pressionando o produto em um bloco e o resfriando. A Arla acredita que o tofu feito à base de leite bovino pode ter um apelo junto aos consumidores de tofu.

“O tofu é um ingrediente básico na dieta de muitos países e seria desejável produzir o produto à base de leite com o mesmo apelo a esses consumidores. Além disso, o leite pode ser considerado como um produto com maior valor nutricional, à medida que contém mais aminoácidos essenciais que o tofu”.

 O pedido de patente internacional, publicado no começo da semana passada, detalha um método “melhorado” passo a passo para a produção desse produto lácteo que pode ser fatiado, “onde um mix de ingredientes é embalado enquanto na forma líquida e solidifica quando aquecido na embalagem”. 

Primeiro, um mix líquido de ingredientes contendo leite, proteína do soro do leite, um ácido comestível e cloreto de sódio e/ou hidróxido de sódio, é preparado, depois levado à temperatura de não mais de 70oC, que ajusta o pH para entre 5,5 e 8. O sal é adicionado opcionalmente e o mix de ingredientes é homogeneizado – o processo quebra os glóbulos de gordura em gotas menores de forma que ficam suspensos no leite.

O mix homogeneizado é, então, colocado em uma embalagem e aquecido entre 90oC e 155oC por entre 30 segundos e nove horas, tempo em que forma um “produto lácteo que pode ser fatiado com um prazo de validade longo sem o uso de conservantes”.

Fonte: Dairy Reporter.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?