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Yakult apresenta forte desempenho nos mercados da China e dos EUA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/10/2011

3 MIN DE LEITURA

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Os Estados Unidos e a China foram os mercados de melhor desempenho para a companhia global de probióticos, Yakult, em 2011 e deverão ter investimentos significantes em 2012, segundo informou a empresa.

No relatório anual da firma japonesa de 2011, o diretor executivo, Sumiya Hori, disse que a Yakult está ampliando as plantas em Guangzhou e Xangai para suprir a crescente demanda e está, agora, fornecendo produtos para o norte e nordeste da China a partir de sua planta em Tianjin - que se tornou operacional em agosto. Uma segunda planta em Guangzhou estará em funcionamento em 2013.

A Yakult, que abrirá sua primeira fábrica em Fountain Valley, Califórnia, em 2012, deverá também estar em pleno funcionamento até o final do mês em seu mercado doméstico, após o terremoto que afetou o Japão em março, disse Hori.

"A planta de Fukushima da Yakult apresentou danos em suas construções e linhas de produção, bem como a planta de Iwate, uma subsidiária. As vendas da companhia também sofreram fortes danos, com alguns na região de Tohoku, na costa do Pacífico, tendo perdas em suas casas por causa do tsunami. Apesar disso, conseguimos retomar a produção na planta de Iwate em maio e na de Fukushima em junho. Nossa meta é restaurar totalmente as operações até o final de outubro".

Apesar de as vendas na Europa terem caído 11%, para ¥8,6 bilhões (US$ 112,72 milhões) no ano até 31 de março à medida que a competição aumentou e a economia ficou afetada, as vendas na Ásia e na Oceania aumentaram 13,4%, para ¥25,5 bilhões (US$ 334,22 milhões), enquanto as vendas nas Américas (Estados Unidos, Brasil, Uruguai, México, Belize e Argentina) aumentaram 8,6%, para ¥37,6 bilhões (US$ 492,81 milhões).

"Isso ocorreu devido ao crescimento nas vendas nos Estados Unidos, à medida que a Yakult expandiu sua área de vendas e o número de lojas que vendem seus produtos", disse a firma, que agora está vendendo mais de 118.000 garrafinhas de sua bebida probiótica por dia nos Estados Unidos (baseado na venda média por dia de janeiro a junho de 2011), comparado com 110.000 no meio de 2010 e 90.000 em 2009.

As vendas nas Américas no primeiro trimestre (que terminou em 30 de junho) aumentaram em 7,5%, para ¥ 9,908 bilhões (US$ 129,86 milhões), mas foram maiores em uma base de moeda constante, à medida que o fortalecimento do iene japonês contra o dólar significou que a firma teve ganhos quando se traduziu as vendas de dólar para iene.

Apesar de ter tido vendas "robustas" na Itália, o fraco desempenho geral na Europa foi devido a "intensificação da competição, exacerbada pelas severas condições econômicas no mercado de probióticos, particularmente nos países onde o Yakult já tem uma presença bem estabelecida".

Nova planta nos EUA

A nova planta da Yakult nos Estados Unidos, funcionará na Califórnia, inicialmente produzirá 250.000 garrafinhas de Yakult por dia, mas poderá aumentar essa produção para 760.000 garrafinhas por dia. A planta é um pouco menor do que a planta de Tianjin, na China, que tem uma capacidade inicial de 300.000 garrafinhas por dia, mas que expandirá para 1,46 milhão por dia.

A fábrica dos Estados Unidos fornecerá produtos para lojas da Califórnia, Nevada, Arizona, Texas, Colorado e Novo México, que são atualmente supridas pela fábrica de Guadalajara, no México, mas também fornecerá uma plataforma para expansão em novas regiões.

A firma, que vendeu em média 27,494 milhões de garrafinhas por dia no ano fiscal de 2011 comparado com 26,395 milhões por dia em 2010, está visando uma média de 30,1 milhões de garrafinhas por dia em 2013 e 36,5 milhões de garrafinhas por dia em 2020.

Em 24/10/11 - 1 Iene Japonês = US$ 0,01311
76,20 Iene Japonês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

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