Volume de milho pode ser o 2º maior da história

Segundo notícia do O Estado de S. Paulo, a estimativa para produção de milho na safra 2006/07 pode alcançar 45,05 milhões de toneladas, considerando as colheitas verão e safrinha, o que representa o segundo maior volume da história, conforme projeta a consultoria Céleres.

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Segundo notícia do O Estado de S. Paulo, a estimativa para produção de milho na safra 2006/07 pode alcançar 45,05 milhões de toneladas, considerando as colheitas verão e safrinha, o que representa o segundo maior volume da história, conforme projeta a consultoria Céleres.

O clima favorável registrado até agora leva a consultoria a projetar uma safra de verão de 33,78 milhões de toneladas, 4,4% maior que a do ano passado, com produtividade média de 3.681 quilos por hectare, aumento de 8,2%.

Segundo análise da Céleres, a reação dos preços do milho estimulou o plantio da cultura, e a queda esperada na área plantada não se concretizou. De acordo com o último levantamento, a área plantada com milho verão deve chegar a 9,18 milhões de hectares, ante 9,10 milhões de hectares estimados previamente. Para a safrinha, a área plantada deve crescer 10,1% neste ano, para 3,35 milhões de hectares, com expectativa de colheita de 11,27 milhões de toneladas. O Paraná deve aumentar a área em 14% e os Estados do Centro-Oeste, em 11%.
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Jose Inacio Vieira Schneider
JOSE INACIO VIEIRA SCHNEIDER

PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL

EM 17/01/2007

Esta super produção de milho acarreta ao produtor risco de preços baixos no mercado interno. A melhor forma de comercializar será no mercado externo. O governo poderia incentivar através de projetos pilotos investimentos em produção de carne de aves, suínos e bovinos desta forma agregando valores a indústria e aumentando o emprego dentro do país, ao invés de comercializar a commoditie milho no mercado externo, comercializar os produtos desta industrialização de carnes de aves, suínos e bovinos. Gerar novos recursos para evolução de produtos industrializados no setor primário.

Schneider
Marketing Fatec/Senac Pelotas
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