ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vaca de três cores? Saiba o que está por trás desta pelagem rara

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/02/2021

2 MIN DE LEITURA

6
22

O dilema que intrigou muitos internautas nessa quarta feira (10/02), foi a foto de uma vaca aparentemente da Raça Holandesa que tinha em sua pelagem o misto do padrão da raça, branco e preto, e faixas em vermelho e branco. Nas redes sociais alguns diziam ser montagem, outros acreditavam que era real. 

Para esclarecer nossa dúvida e de muitos outros curiosos, fomos até o autor da foto buscar mais informações. O zootecnista e consultor técnico da Select Sires Brasil André Junqueira, conta que a vaca é real sim, e se encontra no município de Mairipotaba, no estado do Goiás. 

André é técnico da Associação Brasileira de Criadores de Girolando e viaja o Brasil em seus trabalhos de consultoria à campo, e em uma dessas empreitadas encontrou o animal de pelagem exótica: “Eu fui fazer um trabalho de acasalamento na Fazenda Três Poderes do Sr Antônio Caetano e me deparei com essa vaca no compost barn, eu não pude deixar de registrar”. 

André relata que o animal não possui nada de diferente em termos de produção de leite. Sua média de produção é de 28 litros/dia. 

O animal não possui muitas informações visto que sua origem foi uma compra ao acaso de um animal de pelagem inusitada. Nem os proprietários e nem o zootecnista sabem informar a procedência ou o cruzamento realizado para que o animal expressasse essas características. 

Nós conversamos com um especialista em melhoramento genético, Marcos Vinícius Barbosa da Silva, pesquisador em bioinformática e melhoramento animal da Embrapa Gado de leite.

Como não há informações complementares sobre o pedigree e origem do animal, o pesquisador elaborou a hipótese com base somente na foto recebida e seu posicionamento foi: “Coloração da pelagem é uma característica qualitativa em bovinos. A literatura sobre o assunto mostra alguma divergência em relação ao número de genes envolvidos na expressão dessa característica, mas, de modo geral, é bem aceito que são poucos genes envolvidos. Basicamente, todos os bovinos possuem uma de três possíveis colorações básicas, causadas por três diferentes: preto, branco ou vermelho. Como os alelos ocorrem aos pares, há pelo menos seis possíveis combinações."

"Normalmente, o alelo para a cor preta é dominante sobre o vermelho. Todavia, há alguns genes que estão relacionados à diluição das cores e que podem provocar o aparecimento de diferentes cores como cinza e amarelo, por exemplo. No caso específico da vaca na foto, é mais provável que seja uma quimera, atuando sobre a cor da pelagem. Há vários estudos mostrando essa relação em cães e gatos. Só relembrando, o quimerismo genético é uma alteração genética bastante rara. Ela acontece quando dois óvulos são fecundados, originando dois embriões com características genéticas distintas e, ainda no útero, esses dois óvulos se fundem, dando origem a um único indivíduo. Assim, o quimerismo genético ocorre quando dois gêmeos não idênticos se juntam e se fundem ainda no útero, formando um só indivíduo."

Você já viu algum animal diferente desse jeito? Mande pra gente!

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIAGABRIELA CAMPOLINA DINIZ PEIXOTO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 18/02/2021

Muito interessante o achado. Além da possibilidade apresentada, há também a possibilidade do feto absorver células da mãe, assim ocorrerão dois materiais genéticos diferentes em um indivíduo. Outra possibilidade ocorre na gestação de gêmeos. Quando um dos fetos morre, o feto que sobrevivei pode absorver as células do que morreu.
Uma quimera muito conhecida é o "freemartin". Quando ocorre uma gestação gemelar com fetos do sexo masculino e feminino, as fêmeas absorvem células do macho com prejuízo ao desenvolvimento de seu aparelho reprodutor, tornando-se inferteis.
FABIANA SANTOS VILELA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/02/2021

Eu tenho uma gata quimera! Só não consegui anexar a foto aqui!!!!
LUZIMARO ALVES RIBEIRO

TEÓFILO OTONI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/02/2021

Stefhanie, aqui tinha uma assim tbm, pena que foi descartada, não ficava prenhe!
RITA DE CASSIA

MARÍLIA - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 11/02/2021

Mistério esclarecido!!!! Muito boa a reportagem!!! O animal de três cores é lindo!!!! Parabéns!!!
CELSO GONSALES

MARÍLIA - SÃO PAULO

EM 11/02/2021

Muito legal !!!!
CAMILLA KANASHIRO

MARINGÁ - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 11/02/2021

Que linda essa vaca! Muito legal a notícia, parabéns!!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures