ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SP: Vivaleite une assistência social e segurança alimentar

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/03/2018

3 MIN DE LEITURA

0
1

Em fevereiro de 2018, o Programa Vivaleite superou a marca de 2 bilhões de litros distribuídos no território paulista. Presente nas 645 cidades do Estado, a maior iniciativa de entrega gratuita do produto pasteurizado do Brasil se caracteriza por promover a conexão entre segurança alimentar e assistência social. “O leite é destinado às famílias em extrema pobreza, contemplando idosos e crianças, nas quais, muitas vezes, o produto é o principal alimento dos beneficiados. A iniciativa também combate um dos maiores déficits nutricionais na infância: a anemia ferropriva”, destaca o diretor do Vivaleite, Paulo Uehara.

Crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses participam do projeto. Na capital e Região Metropolitana de São Paulo, cidadãos acima de 60 anos também podem se cadastrar. A prioridade é atender famílias com renda mensal de até um quarto de salário mínimo per capita. Por mês, cada beneficiário recebe 15 litros de leite enriquecido com ferro e vitaminas A e D.

De acordo com o diretor do Vivaleite, o programa passou por aperfeiçoamentos nos últimos anos. “A partir de 2015, tivemos mudanças significativas. A maior alteração foi a adoção do cadastro único como referência para selecionar beneficiários. Isso melhorou o propósito e a eficiência do projeto, de política pública de segurança alimentar e nutricional, para alcance do público”, reforça Paulo Uehara.

Caminho do leite

A cadeia produtiva do leite no Estado desempenha um papel fundamental para a iniciativa, uma vez que os laticínios e produtores locais são responsáveis pela pasteurização. Em seguida, caminhões levam o produto para 1,5 mil entidades sociais da capital e Grande São Paulo. No caso dos municípios do interior, as prefeituras indicam os mais de 2 mil postos de armazenamento e distribuição.

“Por meio da rede do Vivaleite, as crianças conseguem ser identificadas para outras demandas e receber atendimento voltado à assistência social. Trata-se também de uma orientação relacionada à acolhida e escuta qualificada. As entidades estão na ponta do processo e oferecem facilidades à população, sendo grandes parceiras”, explica Rita Dalmaso, coordenadora da Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social, pasta responsável pelo projeto.

A coordenadora ressalta a importância da articulação de todos os envolvidos no serviço ligado aos beneficiários. “Políticas públicas com atendimento completo não se fazem sozinhas. Dessa forma, é fundamental desenvolver atividades em conjunto para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, acrescenta.

Programa Viva Leite São Paulo

Entidades

Em todo o Estado, são 322 mil crianças atendidas, das quais 105 mil na Região Metropolitana e 217 mil no interior. O orçamento do Programa Vivaleite totalizou o montante de R$ 165 milhões em 2017.

Na zona norte da capital paulista, na região da Brasilândia, o Movimento Social Beneficente conduz atividades da iniciativa. A entidade distribui, mensalmente, cotas de leite para cerca de 350 famílias. “Participar da rede é uma sensação muito boa e agradecemos pelo esforço dos seis voluntários, além dos mais de dez colaboradores”, afirma Emilson Silva, um dos responsáveis pela instituição.

“Para receber o produto, o beneficiário deve estar cadastrado na entidade e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O público atendido precisa ser ouvido e de carinho. Às vezes, as pessoas querem principalmente conversar. Com isso, a entidade acaba sendo uma extensão da família”, revela Emilson Silva.

Outra entidade que realiza ações semelhantes é a Sociedade Amigos do Parque Veredas, do Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo. “Atendemos 220 famílias que vivem em região de alta vulnerabilidade. Atuamos há cerca de 15 anos e ficamos muito contentes aos saber que o leite é fundamental para idosos e crianças. Ressalto a importância do trabalho voluntário de cinco pessoas, que têm papel fundamental nesse processo”, diz o presidente da entidade, Antonio Carlos Cazuza.

Criado pelo Governo Estadual em 1999, o projeto distribui anualmente 75 milhões de litros de leite enriquecido, beneficiando mais de 420 mil famílias.

As informações são do Mix Vale.

trofeu agroleite 2018

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures