FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vidal Pedroso de Faria, professor em pecuária leiteira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/09/2005

3 MIN DE LEITURA

8
0

Vidal Pedroso de Faria

O Professor Vidal é engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, pós-graduação na Ohio State University, de Columbus; na USP, obteve os seguintes títulos: Doutor em Agronomia em 1970; professor livre-docente em 1982; professor adjunto em 1984; e professor titular em 1987; professor visitante na Michigan State University; pesquisador visitante no Howett Research Institute, na Inglaterra; professor nos cursos de graduação e pós-graduação na ESALQ nas disciplinas Manejo de Gado de Leite e Nutrição de Ruminantes. Orientou 22 teses de mestrado e duas teses de doutorado. Autor de 248 trabalhos científicos, escreve o editorial da revista Balde Branco desde 1983. Apresentou 582 palestras e 47 cursos para técnicos e produtores. Recebeu diversos prêmios e distinções no Brasil e no Exterior. É assessor técnico da Fapesp, CNPq, Capes, Finep, Unesp e Embrapa. Sem dúvida alguma, é uma das principais referências em produção de leite no Brasil, tendo influenciado significativamente no desenvolvimento da atividade no país

 


FORMAÇÃO: Engenheiro Agrônomo, com curso de especialização e pós-graduação em zootecnia

CARGO ATUAL: Diretor da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz

MAIOR REALIZAÇÃO: Ter contribuído como professor para formação de bons técnicos e verificar que vários são hoje considerados expoentes em seus campos. A realização do professor é encontrar técnicos que suplantam o mestre.

O QUE ESPERA REALIZAR: Continuar tentando contribuir, dentro das limitações existentes, para evolução do setor como fiz durante toda a vida profissional. Estudar temas pouco comentados e divulgar novas idéias.

LIVRO QUE RECOMENDA: História da Alimentação - Jean Louis Flandrin e Massimo Montanari, por oferecer uma idéia científica sobre a evolução dos hábitos alimentares e da agricultura, desde o inicio da humanidade. As informações sobre leite e subprodutos oferecem uma visão diferenciada sobre comportamento de diferentes agrupamentos raciais.

EMPRESA QUE ADMIRA: Grupo Ma Shou Tão, pelo sucesso na difusão de conceitos administrativos e tecnológicos em dias de campo bem organizados, em que abrem dados para análise realista do que está ocorrendo na empresa.

PERSONALIDADE QUE ADMIRA: Artur Chinelato de Camargo, pela garra e idealismo com que sempre abraçou o setor leiteiro. O trabalho que lidera com pequenos produtores merece respeito e aplausos pelo sucesso alcançado e uso de metodologia inovadora.

DICA DE SUCESSO: Conhecer e controlar o processo produtivo são as únicas maneiras de se obter evolução e rentabilidade no setor.

ALGUMA FRASE OU DITADO PREFERIDO? O leite pode ser bom negócio.

PERSONALIDADE DE DESTAQUE NO SETOR: Rodrigo Alvim, pelo dinamismo e responsabilidade com que conduz seu trabalho. Também pela consciência do que é importante para o setor. Pode ser considerado o homem certo para o lugar que ocupa.

O QUE ESTÁ MELHORANDO NO SETOR: O conhecimento técnico teve grande evolução em alguns setores e abre possibilidade para avanços. Nota-se também mudanças no discurso tradicional sobre a atividade leiteira, o que favorece o setor, que não pode ser menosprezado por quem é produtor ou dirigente.

QUE FALTA NO SETOR: deixar de lado a simples constatação do que ocorre quando se avalia economicamente a fazenda e criar consciência de que é necessária avaliação consciente do desempenho de fazendas. Aceitação do conceito de produção por vaca do rebanho é importante para tornar possível identificar pontos de estrangulamento no uso de vacas sem persistência.

QUEM GOSTARIA DE VER NESSA SEÇÃO: Jacques Gontijo Álvares

VISÃO DE FUTURO: Progresso lento se não houver estruturação do setor de forma sólida. Apesar da euforia com a exportação e potencial do país, a realidade ainda é de subdesenvolvimento.

O MILKPOINT PARA VOCÊ: Evolui para melhorar a quantidade e qualidade de informações, contribuindo muito para a melhoria técnica e gerencial do setor leiteiro.

 

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MÁRCIO THEODORO DE FIGUEIREDO

ALTINÓPOLIS - SÃO PAULO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 22/09/2005

Gostaria de parabenizar pela matéria e gostaria de ver um perfil de Arthur Chinelato.
EDSON GONÇALVES

FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA

EM 22/09/2005

Caro Prof. Vidal,



Falar do prof. Vidal, da sua importância como professor e educador, dos seus conceitos técnicos, da sua competência, da sua integridade, do seu idealismo, etc, etc, etc, é chover no molhado. Com certeza é a única unanimidade do agronegócio. Quantos de nós não estaríamos trabalhando no setor, se não fosse pelos seus exemplos de perseverança, de tolerância, de fé, de esperança e sobretudo, por acreditar na vida?



Agradeço ao prof. Vidal pelo que sou como homem e como profissional, e também por desfrutar do seu convívio e amizade desde 1981.



Abraços,



Edson Gonçalves
MARCELO DE REZENDE

LONDRINA - PARANÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 19/09/2005

Prof. Vidal é um exemplo de dedicação ao ensino público de qualidade e principalmente de dedicação a atividade leiteira no Brasil, contribuindo sempre de maneira honesta e realista para o desenvolvimento de todos os elos da cadeia produtiva, tendo como base a solidez de seus conceitos.
ANTÔNIO CARLOS DE SOUZA LIMA JR.

GOIÂNIA - GOIÁS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 17/09/2005

Caro prof. Vidal,



Quero reiterar meus comentários em minha recente participação nesta seção do Milkpoint. O senhor é o exemplo de idealismo, competência, profissionalismo e amizade.



Se o senhor se recorda, conto com sua parceria em meus trabalhos - diversos cursos para técnicos, inúmeras palestras e/ou cursos para produtores, várias excursões técnicas de estudos para dentro e fora do país sem falar de nossas incontáveis caminhadas que fazíamos pelas madrugadas todas as vezes que viajávamos juntos - desde 1987, quando o procurei pela primeira vez (salvo engano), na ocasião, diretor do campus da ESALQ.



A partir de então, não me desliguei mais de sua escola onde não se aprendem apenas técnicas de produção e gestão de negócios leiteiros, mas também conhecimentos gerais, relações humanas, habilidade no trato com as pessoas.



Esse convívio representa para mim um grande privilégio, que felizmente continua através do CAE da Embrapa gado de Leite.



Parabéns pela sua enorme contribuição ao setor leiteiro brasileiro e pela bela história de vida que o senhor tem escrito!



Parabéns ao Marcelo Carvalho pela entrevista.



Grande abraço!



Antônio Carlos de Souza Lima Júnior
CELSO AMARAL MELLO JR.

CAMPINAS - SÃO PAULO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 16/09/2005

É com satisfação que leio o sempre preciso e claro depoimento do Prof. Vidal, ícone da pecuária leiteira brasileira.

Seu dinamismo deve servir como exemplo para todos que atuam no setor.
ROBERTO JANK JR.

DESCALVADO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/09/2005

Um abraço ao meu caro professor Vidal, figura ímpar do setor, com quem tenho tido a oportunidade de conviver nos últimos 25 anos. Mesmo quando eventualmente discordamos no debate, a oportunidade de usufruir de sua experiência e de seu ponto de vista é sempre enriquecedora.



Faço parte de uma geração de agrônomos que teve no Prof. Vidal o grande mestre que orientou e direcionou nossa formação para o profissionalismo no setor lácteo. Naquela época, saía de Pinhal onde me formei, para participar com meu irmão Marcos, que estudava na Esalq, de suas aulas em Piracicaba.



Agradeço ao professor Vidal a grande contribuição que teve em minha formação.



Com meu abraço,

Roberto Jank Jr.



FRANCISCO JOSÉ CAVALCANTE PEREIRA

JEQUIÉ - BAHIA

EM 15/09/2005

Alguns profissionais que se destacam na mídia criam um isolamento em torno de si mesmo pela arrogância, pela falta de humildade e, acredito eu, principalmente por insegurança.



Eu tive a satisfação de conhecer o profissional e ser humano prof. dr. Vidal Pedroso de Faria, patrimônio nacional. A minha visão como profissional tem um divisor de águas: antes e depois de conhecer o Prof. Vidal. Ele transmite conhecimento, segurança, esperança, responsabilidade e honestidade. Nunca falta com a atenção a seus discípulos. Um exemplo a ser seguido por todos. Que Deus o conserve sempre entre nós.
CLEBER MEDEIROS BARRETO

SOBRAL - CEARÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 15/09/2005

"O homem comum vive para si, o superior para o próximo".



É com esta frase que qualificamos o nobre e querido professor Vidal Pedroso que, com muito empenho, vem colaborando sistematicamente para o entendimento da pecuária leiteira cearense.



Parabéns ao MilkPoint pela feliz homenagem que, além de justa, em poucas linhas consegue sintetizar o pensamento profissional desse ícone da pecuária leiteira mundial, sempre pautado no bom senso.
MilkPoint AgriPoint