ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Venezuela: escassez de produtos, inflação e perda do poder de compra reduzem em 55% o consumo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/01/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
Estudo realizado pela Kantar Worldpanel concluiu que o consumo das famílias venezuelanas foi reduzido em 55%. A queda ocorre há sete anos seguidos: começou em 2009, com declínio de 3%, e atingiu seu ponto mais crítico entre 2013 e 2015, quanto alcançou os 23%. De acordo com Vinicius da Silva, CEO da Kantar Worldpanel Venezuela, a escassez de produtos combinada com a alta da inflação resultou em menos compras. Foram ouvidas 2.300 donas de casa das regiões de Caracas, Valencia, Maracaibo e Puerto La Cruz.

consumo das famílias venezuelanas
Filas nos supermercados da Venezuela 

Os números são alarmantes. Os venezuelanos antes compravam em média 280 vezes por ano e agora vão aos pontos de venda 100 vezes menos. Em 2012, o gasto médio era de 56 bolívares, no ano passado a despesa média atingiu 1.360 bolívares.

A falta de produtos também é uma constante e é por causa dela que as filas se formam nos supermercados. “Aparece um novo jogador, o canal informal, que garante a entrega do produto a preços superiores. Também vemos trocas entre amigos ou venda em casas de famílias e vizinhos”, explica Vinicius da Silva. A relevância do canal informal é demonstrada pelo fato de que entre 2011 e 2015 ele ocupava em média 3% do mercado. Em 2016, chegou a 10%.

As pessoas que revendem os produtos da cesta básica por até dez vezes a mais que os valores reais são conhecidas como “bachaqueros”. Essa figura ganhou força em meados de 2015. Hoje em dia, 80% das famílias compram neste tipo de canal. “O bachaquero se aproveita da situação de escassez. Muitas mães pagam até oito vezes o preço das fraldas para que possam adquiri-las”, completou o executivo.

As pessoas compram o que podem

Ter cada vez menos para comprar faz com que as pessoas priorizem. É por essa razão que se consome cada vez menos perfumes e maquiagens. A falta de açúcar, por exemplo, gerou um leve aumento no consumo de produtos light e diet.

As informações são da Kantar Worldpanel. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures