As vendas dos supermercados, hipermercados e redes de atacarejo tiveram crescimento real de 3,76% entre janeiro e novembro, em relação a um ano antes, superando a expectativa inicial da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para 2019, de 3%. O número é deflacionado pelo IPCA.
Somente em novembro, o aumento nas vendas foi de 6,39% na comparação com o mesmo período de 2018. Em relação a outubro, as vendas reais subiram 5,82%.
As vendas de novembro sentiram o impacto da Black Friday. Desde agosto, o setor registra resultado acumulado acima da projeção para o ano, impulsionado pela liberação do FGTS/PIS Pasep, incentivo às promoções no varejo, como a Semana do Brasil e 13º salário.
“Dezembro, tradicionalmente, é um dos melhores meses para os supermercados. [...] A expectativa agora é se dará para chegarmos aos 4%. Um resultado que nos impulsiona a acreditar que o fantasma da crise, finalmente, ficou para trás”, disse João Sanzovo Neto, presidente da Abras, em nota.
O presidente da entidade destacou que o ano foi positivo para os supermercadistas. “Avançamos nas reformas estruturais, principalmente com a aprovação da esperada Nova Previdência, que irá diminuir o crescente déficit fiscal que tanto tem impedido o desenvolvimento do Brasil.”
Os dados da Abras incluem a venda de redes que operam o setor de atacarejo, segmento que tem crescido muito acima dos supermercados.
Em outubro, apesar da alta nas vendas, a entidade afirmou que não revisaria a projeção de crescimento do ano.