ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vendas de máquinas deverão crescer 7%

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/01/2021

1 MIN DE LEITURA

0
1

Com um forte aumento em dezembro, as vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias alcançaram 47.077 unidades no mercado doméstico em 2020, 7,3% mais que em 2019 (43.855), de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O avanço foi garantido pelo reaquecimento da demanda no segundo semestre, em meio ao aumento das margens de lucro principalmente dos produtores de grãos como soja e milho. Em dezembro, houve incremento de 49,8% das vendas em relação ao mesmo mês de 2019, para 5.004 máquinas agrícolas e rodoviárias.

“Foi o melhor mês desde outubro de 2018”, disse Alexandre Bernardes, vicepresidente da Anfavea, durante apresentação virtual realizada na sexta-feira. As perspectivas para 2021 são positivas, embora os recursos do Moderfrota, principal linha de crédito para a aquisição de máquinas agrícolas do país, já tenham se esgotado na temporada 2020/21, que para efeitos de crédito rural terminará em junho.

Bernardes minimizou esse esgotamento, com a justificativa de que há outras linhas de crédito à disposição na praça - embora não com taxas de juros equalizadas com recursos do Tesouro. “Temos que entender o momento que o país está passando”, disse, referindo-se à dívida pública e à pandemia. “Mas vemos o mercado bastante forte”. A expectativa é que as vendas cresçam outros 7% neste ano. No caso específico das máquinas agrícolas, a previsão é de alta de 5%, para 43,8 mil unidades.

As exportações, por outro lado, continuam fracas. Voltaram a cair em dezembro (34,9%, para 619 unidades) e encerraram o ano passado com recuo de 33,3% ante 2019, para 8.594. “As dificuldades vieram do mercado latino-americano, que sofre com os efeitos da pandemia e onde a economia não roda como gostaríamos”, afirmou Bernardes.

A produção de máquinas agrícolas, por sua vez, caiu 9,8% no país em 2020, para 47.919 unidades, embora tenha crescido em dezembro - 117,6%, para 4.977 unidades. A redução foi concentrada nos primeiros meses da pandemia (março, abril e maio), quando houve problemas com fornecedores e fábricas que pararam ou reduziram atividades.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures